"Ponto morto" na GSA 1200 LC

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Luis_Lx
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2017 15:20
Contacto:

"Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por Luis_Lx » 09 out 2017 08:57

Bom dia.
Tenho uma GSA 1200 LC (K51) e está equipada com quick shift. Noto que tenho dificuldade em encontrar o "ponto morto", quer o tente de 2ª para 1ª, quer o inverso - de 1ª para 2ª.
Às vezes paro e faço umas 10 (ou mais) tentativas para colocar o motor em "ponto morto"...
Já tive outras motos e esta é a primeira em que me acontece isto.
Terá a ver com a cx ser quick shift ou poderá haver algum problema de afinação no curso do pedal?

Obrigado
Luis Almeida
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
H Varadero XL1000, XL 1000FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9028
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por amandio » 09 out 2017 09:14

Ora viva,
Acerca das novas motas (R1200LC) não tenho muita horas de condução, mas é uma questão de experiência.
Mas também notei uma pequena dificuldade em encontrar o neutro.

Resolvi como fazia com a minha mota:
Na minha 1150 inicialmente não estava a acertar com o neutro.
Apercebi-me que se trata da posição da embraiagem em relação à rotação do motor.
De uma forma simples, é apertar a embraiagem, acelerar um pouco para que a posição do componentes mude de posição e voltar a tentar por o neutro. Melhor ainda, desengatar a velocidade quando a rotação está a baixar.

Mas isto era num modelo mais antigo, mas resultou da mesma forma.
Só mais uma nota, a 1200LC que conduzi não tinha quick shif.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Luis_Lx
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2017 15:20
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por Luis_Lx » 09 out 2017 11:00

Obrigado Amândio ( de Aveiro, do Funchal ou de Oslo, mas sempre atento e disponivel para ajudar :))
Já tinha sentido que, como dizes, o neutro entra melhor quando se está a parar e a reduzir de 2ª para 1ª.
Tem todo o nexo o que dizes em relação à "posição dos carretos da caixa" / posição do neutro.
Vou tentar aplicar o que sugeres quando estiver mesmo parado e em 1ª : ajustar a embraiagem e as rotações do motor.
Mais uma vez, obrigado e um abraço
Luis Almeida
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
H Varadero XL1000, XL 1000FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9028
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por amandio » 09 out 2017 11:18

Luis_Lx Escreveu:Obrigado Amândio ( de Aveiro, do Funchal ou de Oslo, mas sempre atento e disponivel para ajudar :))
Para esclarecer :mrgreen:
Meu nome é Amândio de Aveiro! E sou natural do Funchal!
Já morei no Porto, brevemente em Lisboa, em Oeiras, e mais recentemente estabeleci-me em Oslo :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2151
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por luiz silva » 09 out 2017 11:50

Luis,

se a mudança está "dura" e passa direto pelo ponto morto quando se consegue, falta um acionamento maior da embraigem.

Já deu uma olhadinha no nível de óleo? De repente baixou um pouco o nível.

Abçs
Luiz

Luis_Lx
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2017 15:20
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por Luis_Lx » 09 out 2017 15:53

Obrigado Luiz
Mas (quero acreditar) talvez não seja disso, pois ela veio agora da revisão na BMW.
Contudo, nunca descartando hipótese alguma, vou dar uma vista de olhos no visor.
Obrigado
Luis Almeida
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
H Varadero XL1000, XL 1000FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

Wolf
Membro Iniciante
Mensagens: 74
Registado: 05 jun 2017 21:26
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por Wolf » 09 out 2017 20:27

Amandio o Homem mais internacional do Forum um autentico nómada :D :D
A vida é muito curta, por isso goza-a com sabedoria!

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9028
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por amandio » 10 out 2017 07:02

Gostava de ser mais nómada em cima de uma BMW mas de momento a recente adição à família pôs outras prioridades em primeiro lugar :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Luis_Lx
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 04 out 2017 15:20
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por Luis_Lx » 10 out 2017 08:22

Por agora é deixar ficar o Amândio na Noruega...ainda nos pode ser útil numa eventual viagem ao Cabo Norte :D .
Eu já conheço Oslo, Bergen, Alesund e o mais a norte que fui foi Trondheim, mas sempre de autocarro. De mota é que deve ser catita...(mas caro!).
Luis Almeida
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
H Varadero XL1000, XL 1000FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9028
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: "Ponto morto" na GSA 1200 LC

Mensagem por amandio » 10 out 2017 08:29

Tromsø é também fantatástico. E fica no Caminho para o Nordkapp :mrgreen:
E quem vai a Tromsø, também visita Lofoten
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante