Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por JoseMorgado » 05 nov 2013 16:20

Caros amigos,

Apesar de grande entusiasta da BMW e principalmente das RT's, lamentavelmente, tenho a comunicar-vos a ocorrência de um pequeno, "Grande", problema com o "Modelador da Bomba do ABS" da minha querida R 1200 RT de 2007.

É verdade, apesar da grande qualidade das nossas motas, às vezes, sucedem estas irritantes e principalmente, dispendiosas avarias.

Assim, há umas semanas atrás, apareceu, no painel na minha mota, uma desagradável "luzinha" vermelha, com o símbolo dos travões.

Logo que pude fui à Motomil, com a esperança que não fosse mais que a indicação do final de vida das pastilhas dos travões dianteiros, que eu sabia estarem já nas últimas. Infelizmente, o veredicto de quem sabe, foi logo que das pastilhas não era, pois este modelo não tem essa indicação, desconfiando que seria do módulo ABS. Efectivamente, após a troca das pastilhas, que estavam gastas, mas não ainda nas últimas, ligaram a mota ao "Computador" e o mesmo confirmou a avaria do "Modelador da Bomba do ABS".
Como devem calcular, fiquei logo mal disposto. Já tinha conhecimento de situações semelhantes, e principalmente do custo que aquele componente tem, cerca de 1.500€, mais a mão de obra. Falei então com o responsável pela oficina da Motomil, o incansável João Monteiro, que, ainda nesse Sábado, questionou a BMW sobre a possibilidade da extensão da garantia, a minha mota é de 2007, e o consequente pagamento da peça avariada.

Entretanto, comecei logo à procura, quer em Portugal, quer no mercado internacional, de uma peça igual, usada. Em Portugal não descobri nenhuma, mas descobri, em Leiria, uma oficina que repara, com aparente sucesso, estas peças.

No eBay descobri algumas peças iguais, em Inglaterra e na Holanda, provenientes de salvados de motas acidentadas, todas com "garantia" de um mês e valores entre os 500€ e os 600€, mais transporte.

Felizmente, no final da 3ª feira seguinte, recebi uma chamada do João Monteiro, comunicando-me que a BMW assumia o pagamento de metade do valor da peça e a Motomil assumia o valor da mão de obra necessária. A reparação ficou assim orçamentada com um valor de 752€. Claro que é uma reparação dispendiosa, mas pelas perspectivas que tinha à partida, fiquei satisfeito. As alternativas, com a utilização de peças usadas, ficavam mais caras e sem a garantia de não ter problemas novamente.

Fui entretanto ao passeio do Guadalquivir, Parque de Doñana, que já tinha combinado, e uns dias depois coloquei a mota na Motomil, que, de Sábado para 2ª, fez a reparação e me emprestou uma mota para eu experimentar durante o fim de semana.

Acabou assim bem, a situação desagradável que infelizmente experimentei.

Claro que tudo só foi possível, porque a Motomil, o João Monteiro e toda a sua equipa, se esforçaram para a satisfação deste cliente, fiel desde a sua aberura.

Obrigado a todos na MOTOMIL!!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Jpmatos
Membro Veterano
Registado: 04 fev 2010 10:14
Contacto:

Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por Jpmatos » 05 nov 2013 16:48

É também por isto que gostamos da marca e da sua rede de concessionários. Muito bom.
João Paulo Teixeira de Matos
Sócio nº 494
Facebook
BMW R1200 GSA Rallye (2018) "The Screaming Eagle II"
BMW R Nine T (2014) "Ninette"
KTM 690 Enduro R (2012)
"The journey is the reward" Steve Jobs

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 06 nov 2013 12:38

As BMW são imparáveis mas de vez em quando têm as suas pancas... acontece! Imparáveis mas quase indestrutíveis :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

TBertoldi
Membro Júnior
Registado: 10 dez 2007 18:40
Contacto:

Mensagem por TBertoldi » 06 nov 2013 14:48

Caro José Morgado,
Ainda bem que tudo correu pelo melhor! é ossivel saber qual foi a argumentção para a BMW pagar 50% do valor da peça?
Cumprimentos
Tiago Bertoldi
R1200RT
Sócio 280

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 06 nov 2013 16:30

A argumentação apresentada pelo João Monteiro foi a de que a mota foi comprada nova na Motomil, tendo lá feito todas as revisões e intervenções preconizadas pela marca.

Efectivamente, desde que a Motomil abriu, é lá que tenho feito a manutenção das BMW's e Honda's que tive. Foi também lá, que me tornei sócio do BMW Motoclube, pelas mãos do Eng. Martins de Carvalho.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

pedroalexandrelopes
Membro em Estágio
Registado: 10 set 2011 19:11
Contacto:

Mensagem por pedroalexandrelopes » 06 nov 2013 20:55

Viva,

Pode chegar tarde para este caso mas para peças usadas recomendo o site: http://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/ ... ?T=1&NU=10
Já usei algumas vezes e fiquei sempre satisfeito.

Cumprimentos

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 07 nov 2013 09:42

pedroalexandrelopes Escreveu:Viva,

Pode chegar tarde para este caso mas para peças usadas recomendo o site: http://www.motorworks.co.uk/vlive/Shop/ ... ?T=1&NU=10

Cumprimentos
Estive a ver o site e realmente tem preços e condições de garantia muito interessantes. Obrigado.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

TBertoldi
Membro Júnior
Registado: 10 dez 2007 18:40
Contacto:

Mensagem por TBertoldi » 13 nov 2013 15:14

JoseMorgado Escreveu:A argumentação apresentada pelo João Monteiro foi a de que a mota foi comprada nova na Motomil, tendo lá feito todas as revisões e intervenções preconizadas pela marca.

Efectivamente, desde que a Motomil abriu, é lá que tenho feito a manutenção das BMW's e Honda's que tive. Foi também lá, que me tornei sócio do BMW Motoclube, pelas mãos do Eng. Martins de Carvalho.
Obrigado pela info!
Tiago Bertoldi
R1200RT
Sócio 280

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 13 nov 2013 15:27

JoseMorgado Escreveu:
pedroalexandrelopes Escreveu:Viva,

Cumprimentos
Estive a ver o site e realmente tem preços e condições de garantia muito interessantes. Obrigado.
Também já fiz uma aquisição pela Motorworks de um kit completo de tubos de travão em malha de aço e o serviço foi impecável da parte deles.
Houve inclusivé um problema na morada de recepção que foi resolvido com um 2º envio mas tudo tanquilo. 8)
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

GDPENA
Membro Júnior
Registado: 23 mar 2011 21:40
Contacto:

Mensagem por GDPENA » 18 nov 2013 15:18

Tive o mesmo problema com a minha GS de 2006.
Infelizmente a peça da minha (ainda é o primeiro modelo do módulo) custa 2.000 Eur + mão de obra.
Tentei as diversas casas da especialidade (a Motorworks não tem a peça pois esgota rapidamente) e na Internet os preços são autênticos atentados.

Mas não desisti, decidi que a minha mota, como muitas outras, também anda sem ABS, e assim é à cerca de uma ano (a luzinha irrita mas nada que um pouco de fita-cola preta não resolva).

Procurei, procurei e então, luz ao fundo do túnel.
Um rapaz de Faro conseguia os módulos pelos seguintes preços:
700 Eur usado
1000 Eur novo.
Encomendei o novo na passada Terça Feira e na Sexta Feira a peça estava em Faro, há que dizer, espectacular. Acresce ainda que o rapaz monta a peça e programa a centralina para o novo módulo dando garantia sobre o mesmo.

Sei que estão a pensar, mas por esse preço, mais valia apela à goodwill da BMW. Pois eu tentei isso, só que a minha mota é im portada e apesar de ter todos os registos de revisões efectuadas na BMW, face à sua idade e por ser do outro lado do Atlântico, tal não foi possível.

Como ainda não montei o módulo, não vou tecer comentários sobre a qualidade do serviço deste Algarvio, mas assim que tudo estiver concluído ponho aqui os seus dados.
Podem vir a ser necessários a mais alguém.
GDPENA
Sócio nº 561
Casal Boss
XJR 1200
FMX 650
XJ 6

R 1200 GS ( A Dama de Ferro )
R 1200 GSA 30y( JiJi )

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes