Indecisão e duvidas - R1250GS Adv

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
meia
Membro Iniciante
Mensagens: 59
Registado: 17 nov 2018 21:38
Contacto:

Indecisão e duvidas - R1250GS Adv

Mensagem por meia » 18 nov 2018 20:44

Depois de estar à espera durante anos por uma Africa Twin e ficar muito desiludido quando andei numa, o meu irmão marcou um test drive de uma R1250GS e uma R1200GS Adventure.
Foi uma experiência fantástica, não estava à espera que uma coisa destas andasse tão bem, tão confortável, tão fácil de manobrar e tão segura. Nunca coloquei em consideração ir para uma GS, mas neste momento muitos dos meus preconceitos foram desfeitos e agora extremamente interessado numa com o novo motor.
Mas depois começam as dúvidas:
GS ou GS A ? A cabeça diz GS, o coração GS A
O alarme vale a pena ? Avisa no porta chaves ou por SMS ?
Não me parece que precise do GPS, com certeza que devo de ficar melhor servido com o telemóvel. É possível remover o suporte de plástico para colocar um suporte de telemóvel no mesmo local ?
A top case de metal da GS A parece ridiculamente pequena, sei que a razão é para as laterais poderem abrir, mas mesmo assim queria pelo menos o dobro do tamanho para capacetes!
Qual o banco realmente mais confortável ? O Conforto ou o que vem com o kit passageiro ?
Era para esclarecer algumas duvidas no stand, a pessoa que estava lá já tinha um cliente mas mesmo assim disse-me que a GS A só dá para configurar com preço só para Janeiro e fiquei-me logo por ali.

Será o meu meio de transporte para fazer talvez 600/800km mensais, fora as voltinhas.
Neste momento sou um infiltrado com um CBR 1100 XX, extremamente fiável, mas já me esforça muito as pernas em tiradas longas, para não falar que bebe mais que eu.
Tenho algum receio de falar em fiabilidade nas BMW, espero que seja parecido à Honda.

Puxão de orelha ao irmão durante o test drive, por me querer arrasar os trocos todos.
Imagem
Última edição por meia em 31 jul 2019 18:02, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por amandio » 19 nov 2018 10:38

Vou citar-me de outro tópico exactamente com a mesma questão: GS ou GSA!
amandio Escreveu:
14 nov 2018 15:03
Manjos Escreveu:
14 nov 2018 10:32
Neste momento ainda não tenho uma BMW, com muita pena minha! Estou na fase de estudo de mercado.
O meu 1.ºimpulso, leva.me para a rainha GSA!
Ora Manjos (suponho que seja M. Anjos) temos aqui a questão existencial de quase todos os donos de GS!

[...]
Manjos Escreveu:
14 nov 2018 10:32
A minha dúvida será entre a GS e a GSA. não tenho qualquer experiência com R1200. A minha experiência neste tipo de motas fica por umas voltas na F800gs. Vou dentro de dias fazer um test Drive (R1200 GSA 2017 e R1250 GS).
Gostaria que algum membro do fórum, que já tivesse conduzido as duas motos me desse a opinião em relação á condução das duas em cidade. Eu vivo no Porto e faço muita estrada com trânsito (VCI).
Voltando à sua (velha) questão, GS vs GSA.
Já aqui foi referido no fórum (e pode ler noutros posts sobre a mesma matéria), a escolha prende-se a 3 questões básicas:
- Utilização diária ou pontual
- Necessidade do depósito XL
- Gosto pessoal

Vamos começar por esta última.
Há quem goste da GSA! Há quem goste mais da GSA! E há quem goste mais da simplista GS!
Aqui é mesmo o coração a falar. Não há razão que apele ao sentimento. :D
Eu pessoalmente apesar de gostar/adorar bastante da GSA prefiro a GS. Imponente na mesma, um pouco mais limpa no design, e mais leve.
São menos 20kgs (+/-) com o mesmo motor, a mesma potencia, tudo igual.
(e cá com os meus botões, menos peso para o mesmo motor e potência até deve fazer - embora mal se note - alguma coisinha mais de UFFFF :mrgreen: )

O que me leva ao ponto 1, a utilização diária.
Para mim a mota é para utilização diária. Casa/trabalho/casa. Com passeios ao fim de semana.
Normalmente curtos passeios, ocasionalmente passeios mais longos e lá de vez em quando um ou outro internacional.
Ou seja, a GS para mim tem vantagens no trânsito citadino. Mais leve (embora em andamento não se note, apenas quando é preciso manobrar para estacionar, por exemplo) e com a vantagem das malas Vario que podem ser encolhidas para quase metade da sua profundidade, reduzindo assim a largura da traseira.
É também, standard, mais baixa em 4 cm que a GSA na altura do assento, embora haja de fábrica a opção de banco rebaixado.
Eu já vivi no Porto durante 10 anos e sei o quanto estas pequenas diferenças podem fazer uma diferença maior no trânsito, sobretudo em artérias como a VCI, Campo Alegre, Júlio Dinis, Boavista, só para nomear algumas. Gostaria que a minha 1150GS na altura tivesse as malas Vario.

E finalmente a grande diferença entre a GS e a GSA, o depósito XL, que são mais 10L/10ishhh kgs a grosso modo.
A necessidade de abastecimentos mais curtos a cada 400 kms em vez de 600 não me chateiam minimamente.
Manjos Escreveu:
14 nov 2018 10:32
Vou dentro de dias fazer um test Drive (R1200 GSA 2017 e R1250 GS).
Ainda não tive a oportunidade de testar a 1250, fica aqui a impressão do nosso presidente sobre os novos motores:
https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... f=4&t=6827
Se o dinheiro não é a grande questão, o melhor mesmo será ir directo para a 1250, de forma directa, para quê adquirir uma mota com 1 ano, motorização "antiga", design da geração anterior... etc. Poderia enumerar mais umas quantas diferenças.
Com o motor 1200LC a BMW deu grandes passos e desde 2013 tem vindo a melhorar o motor, a domesticá-lo e a dar mais Uffff à coisa.
Tem vindo a colmatar todas as falhas/defeitos que um novo modelo sempre acarreta e agora entrou numa fase de caramelizar a coisa. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
E a passagem para 1250 com o nova tecnologia ShiftCam é mais um passo na evolução deste modelo/geração que tem a vida útil de mais uns 4 anos.


Quanto às restantes questões:
meia Escreveu:
18 nov 2018 20:44
O alarme vale a pena ? Avisa no porta chaves ou por SMS ?
Isso para mim já são questão de gosto/preferência pessoal. Precisa? senão pode especificar a mota sem.
meia Escreveu:
18 nov 2018 20:44
Não me parece que precise do GPS, com certeza que devo de ficar melhor servido com o telemóvel. É possível remover o suporte de plástico para colocar um suporte de telemóvel no mesmo local ?
Pode também especificar a mota sem a pré-montagem do suporte para GPS. Mas a BMW não fornece suportes para telefone.
Para isso teria de adquirir um suporte tipo RAM para o efeito, numa loja da especialidade, por exemplo uma Moto Ponto.
meia Escreveu:
18 nov 2018 20:44
A top case de metal da GS A parece ridiculamente pequena, sei que a razão é para as laterais poderem abrir, mas mesmo assim queria pelo menos o dobro do tamanho para capacetes!
Por isso é que prefiro as malas Vário que equipam a GS e que também podem ser aplicadas na GSA se especificadas na configuração de compra.
Para isso a GSA virá sem a característica armação que suporta as malas metálicas.
meia Escreveu:
18 nov 2018 20:44
Qual o banco realmente mais confortável ? O Conforto ou o que vem com o kit passageiro ?
Mais uma vez será uma questão de gosto pessoal. difícil dizer qual será o adequado para si, para a sua utilização.

Mas pelo que vi, foi ao sítio certo, à Motomil. :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por amandio » 19 nov 2018 10:53

meia Escreveu:
18 nov 2018 20:44
Foi uma experiência fantástica, não estava à espera que uma coisa destas andasse tão bem, tão confortável, tão fácil de manobrar e tão segura. Nunca coloquei em consideração ir para uma GS, mas neste momento muitos dos meus preconceitos foram desfeitos e agora extremamente interessado numa com o novo motor.
Pedro, passaste exactamente pela mesma experiência que eu... BMW bahhh, mota de velhos cotas...
Mas depois de experimentar, foi como sair da escuridão.
Já tinha conduzido todo o tipo de mota, e na altura esta para comprar uma VFR 800 para dar uma volta à Europa de mota.
Também andava de olho na Transalpe e na Pegaso para o mesmo efeito.
Mas o problema foi fazer um breve teste... adiei a viagem 1 ano para juntar o pataco e voilá.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por JoseMorgado » 19 nov 2018 13:59

Para além de tudo o que aqui já foi dito, gostava de referir que uma das "Grandes" vantagens da GSA é a protecção que o Grande depósito dá ás pernas durante o Inverno.

Na GS, elas vão um "pouco" desprotegidas, apanhando com o Frio, Chuva e por vezes até pedras lançadas pelos outros veículos que vão na dianteira.

Na GSA, o depósito envolve e protege as pernas do condutor.

Já agora, que estamos a falar de protecção das pernas, em ambos os modelos convém montar umas pequenas protecções de plástico, que estão disponíveis em todas as marcas de extras para as BMW, entre os "ferros" laterias do sub-quadro traseiro.

Imagem

Imagem

Só dessa forma, quando se viaja com o piso molhado, não ficaremos com as secções interiores das pernas completamente encharcadas com a água lançada pela roda traseira.

A RT já traz esse "problema" resolvido.

Imagem

Quanto à questão do GPS poder ser substituido pelo telefone, é uma realidade que actualmente as aplicações GPS dos telefones já funcionam muitas vezes melhor que os aparelhos originais.

O único problema é quando andamos em zonas de fraca ou nemhuma cobertura de rede GSM.

Para fixar o telemóvel, no mesmo local onde normalmente está o suporte do GPS da mota, há um sistema muito interessante, e muito eficaz, da "Quad Lok", que muito amigos meus usam com grande satisfação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Entre outros locais onde podem ser encontrados, existem na In-Parts, com desconto para os Sócios do BMW Motoclube Portugal.

https://loja.in-parts.com/pt/39-quad-lock

Venha Depressa a nova BMW!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
meia
Membro Iniciante
Mensagens: 59
Registado: 17 nov 2018 21:38
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por meia » 19 nov 2018 22:41

Muito obrigado pela informação !
Conversando aqui comigo mesmo e tentando justificar a GS A só vejo o problema das malas de alumínio muito largas. Claro que podia facilmente colocar as Vario, mas visualmente não gosto. As laterais também só iria utilizar para ir fazer as compras maiores ou em viagem, por isso não as iria ter muitas vezes com certeza. É fácil tirar e por o suporte das malas laterais na GS A ?
Consegui encontrar a diferença da GS para a GS A na largura e não é mais que 30mm, não me parece ser muito significativo quando têm quase 1metro de largura total. Isto tirando as malas da equação que me parece que tenham uma largura inferior, mas na traseira nunca se sabe bem o que se passa e quando mais estreitas "melhor".
A capacidade do deposito não me diz muito, mas a imponência e protecção do frio e chuva dá-me muito jeito, a mota é o meu único meio de transporte próprio e quanto mais protegido melhor.
Altura e peso não me diz muito, 20kg em 260kg da mota + 100kg meus, é uma percentagem pequena, e como tenho quase 2 metros de altura com as botas, a suspensa automática com o banco na posição alta fico com ambos os pés bem assentes no chão.
Só estou a tentar justificar ir para a Adventure, gostei mesmo muito do visual e acho que o deposito ajuda ao conforto.

A diferença entre o motor 1200 e 1250 é bem notórias nas vibrações, eu vindo de uma 4 cilindros, consigo notar bem as vibrações de ambos os motores, e ai a 1250 sai a ganhar, será a minha escolha sem dúvida. Em potência chega bem em ambos os motores, para maluqueiras nesse aspecto terei a minha XX.

Quanto ao alarme, GPS e bancos, tenho mesmo que ver isso melhor no stand.
Eu acho a Motomil muito boa, eu desde que tive a minha primeira mota que vou lá, foram sempre Hondas, mas a oficina é a mesma e já os conheço bem. Em termos de assistência tenho a certeza que continuarei a não ter razões de queixa, até ao momento só louvores.

Mais um grande detalhe, não fazia ideia que existiam essas protecções para a lama, é uma das grandes razões que vim aqui, eu não faço ideia do que posso ter e os membros daqui já sabem estes detalhes todos, sem duvida que é um extra obrigatório !

Mais uma vez muito obrigado por toda a informação e atenção!

Estou ansioso que chegue Janeiro para pelo menos poder configurar uma para mim e com um pouco de sorte chega 2 meses depois para o meu aniversário

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por amandio » 20 nov 2018 09:57

meia Escreveu:
19 nov 2018 22:41
Estou ansioso que chegue Janeiro para pelo menos poder configurar uma para mim e com um pouco de sorte chega 2 meses depois para o meu aniversário
Curiosa essa política... :roll:
Só para Janeiro é que podes fazer a configuração da mota :shock: :shock: :shock:

Aqui na Noruega, a época já acabou (e não estou a falar do Moto GP ou Formula 1 :mrgreen: ). Entramos na fase de guardar as motinhas em sítio aquecido com desumidificador e bateria à carga para mantê-la ao longo do Inverno. Já pouco se atrevem a andar na rua com temperaturas próximo dos 0º.
Mas as configurações e ordens de compra para a próxima época já estão em curso para que as motas venham especificadas de fábrica e entregues antes da abertura da época lá para Abril.

Só um pequeno à parte, já que falei da época de inverno:
Aqui a BMW e outros concessionários têm espaços próprios para este efeito. E no caso da BMW pelo simbólico preço de cerca de 350€ para motas pesadas.
Inclui lavagem e secagem à chegada, mudança de óleo, manutenção da bateria. No caso de motas com carburadores, estes são limpos de gasolinas e lubrificados.
E antes da saída, instalação e ligação da bateria, verificação de segurança de luzes, pressão e estado dos pneus, travões, etc. lavagem e secagem do possível pó acumulado durante o inverno.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por JoseMorgado » 20 nov 2018 15:11

amandio Escreveu:
20 nov 2018 09:57
Só um pequeno à parte, já que falei da época de inverno:
Aqui a BMW e outros concessionários têm espaços próprios para este efeito. E no caso da BMW pelo simbólico preço de cerca de 350€ para motas pesadas.
Inclui lavagem e secagem à chegada, mudança de óleo, manutenção da bateria. No caso de motas com carburadores, estes são limpos de gasolinas e lubrificados.
E antes da saída, instalação e ligação da bateria, verificação de segurança de luzes, pressão e estado dos pneus, travões, etc. lavagem e secagem do possível pó acumulado durante o inverno.
Aí, o "Mundo" é mesmo diferente do "Nosso"!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por amandio » 20 nov 2018 15:31

JoseMorgado Escreveu:
20 nov 2018 15:11
amandio Escreveu:
20 nov 2018 09:57
Só um pequeno à parte, já que falei da época de inverno:
Aqui a BMW e outros concessionários têm espaços próprios para este efeito. E no caso da BMW pelo simbólico preço de cerca de 350€ para motas pesadas.
Inclui lavagem e secagem à chegada, mudança de óleo, manutenção da bateria. No caso de motas com carburadores, estes são limpos de gasolinas e lubrificados.
E antes da saída, instalação e ligação da bateria, verificação de segurança de luzes, pressão e estado dos pneus, travões, etc. lavagem e secagem do possível pó acumulado durante o inverno.
Aí, o "Mundo" é mesmo diferente do "Nosso"!!
As condições assim o obrigam... a malta tem de guardar as meninas em algum sítio para não gerarem à neve :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
meia
Membro Iniciante
Mensagens: 59
Registado: 17 nov 2018 21:38
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por meia » 20 nov 2018 20:01

amandio Escreveu:
20 nov 2018 09:57

Curiosa essa política... :roll:
Só para Janeiro é que podes fazer a configuração da mota :shock: :shock: :shock:

Aqui na Noruega, a época já acabou (e não estou a falar do Moto GP ou Formula 1 :mrgreen: ). Entramos na fase de guardar as motinhas em sítio aquecido com desumidificador e bateria à carga para mantê-la ao longo do Inverno. Já pouco se atrevem a andar na rua com temperaturas próximo dos 0º.
Mas as configurações e ordens de compra para a próxima época já estão em curso para que as motas venham especificadas de fábrica e entregues antes da abertura da época lá para Abril.
Pela maneira como me foi dito, a BMW ainda não está a aceitar encomendas da R 1250 GS Adventure e nem há catalogo com preços. Parece que é como as novas tecnologias, apresenta-se e só uns meses depois é que se podem adquirir.

Felizmente por aqui dá para andar de mota todo o ano, é o que tenho feito desde à uns bons anos para cá. Acho que já nem sei conduzir um carro.

Mais alguma dica para algum extra para além dos que se vêem no configurador da bmw-motorrad ?
Pedro Santos - nº684
Imagem.....Imagem
R1250GSA.........................CBR1100XX

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Indecisão e duvidas

Mensagem por amandio » 22 nov 2018 11:38

Estranho :roll: . Volto a insistir.
Já há malta a rolar com os motores 1250. Aqui na BMW já está disponível, confirmei ontem!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante