Dúvidas de leigo nas BMW

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

ricmags
Membro Iniciante
Mensagens: 30
Registado: 03 mai 2019 17:20
Contacto:

Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por ricmags » 20 set 2019 11:43

Não sei se aqui será o local indicado mas aqui fica.
Como as minhas motas anteriores foram sempre honda, peço desculpa se for muito leigo nestas questões.

Já reparei que quando vou a circular com a mota direita não ouço nenhum som, no entanto quando há alguma inclinação lateral para ambos os lados (sempre em bom andamento) a mota faz um som tipo "uuuuuuuuuu" (não é umumumum ou ónónón).... já pensei em tirar as malas e testar (por causa do ar), mas também não sei se é comportamento normal de um motor boxer o barulho.

Um dia destes também quando parei a mota, esta tinha um cheiro a gasolina, no entanto vi por todo o lado e não havia indícios de nada, nem fugas, nem nada a pingar.

Já vos aconteceu pela manhã ligar a mota e esta parecer que cheira ao estrugido? Até me incomodou um pouco mas depois passou.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por amandio » 20 set 2019 12:19

Sinceramente, não faço ideia do que se trata. :roll:
Melhor seria ir a um concessionário e explicar as várias coisas que tem notado.
Talvez haja uma explicação simples. :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por luiz silva » 20 set 2019 17:16

Ricardo,

o cheiro pode ser a mangueira do respiro do tanque que pode não estar instalada corretamente e os vapores de combustível se concentram no entorno do mesmo, em vez de se dissipar próximo ao chão.
Já aconteceu comigo quando da troca da bomba de combustível em uma GS.

Quanto ao barulho, a minha não faz...mas sou "meio" surdo, de modo que minha opinião não vale.

E agora que já tens uns bons kms com a RT...estás gostando??

Abçs
Luiz

ricmags
Membro Iniciante
Mensagens: 30
Registado: 03 mai 2019 17:20
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por ricmags » 25 set 2019 14:37

A mota é uma maravilha, estou sempre ansioso para que chegue o fim de semana :D :D
Gosto bastante de andar com a pendura, vamos num ritmo de passeio calmo e é assim que gosto.
Só temos é de voltar andar pelas nacionais, o pneu de trás já começa a ficar "quadrado" pela necessidade que temos tido de recorrer à autoestrada.

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por JoseMorgado » 30 set 2019 16:49

ricmags Escreveu:
20 set 2019 11:43

Já reparei que quando vou a circular com a mota direita não ouço nenhum som, no entanto quando há alguma inclinação lateral para ambos os lados (sempre em bom andamento) a mota faz um som tipo "uuuuuuuuuu" (não é umumumum ou ónónón).... já pensei em tirar as malas e testar (por causa do ar), mas também não sei se é comportamento normal de um motor boxer o barulho.
Tentar opinar sobre sons descritos em palavras escritas não é nada fácil!!

No entanto, não serão os pneus que em curva, ao serem usados numa zona que não é tão utilizada, e que poderá estar vidrada, pela acção dos uv's ao longo dos anos, produzem um som diferente do que produzem a rolar na zona central, que está mais macia??
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por JoseMorgado » 30 set 2019 17:50

ricmags Escreveu:
20 set 2019 11:43
Um dia destes também quando parei a mota, esta tinha um cheiro a gasolina, no entanto vi por todo o lado e não havia indícios de nada, nem fugas, nem nada a pingar.

Já vos aconteceu pela manhã ligar a mota e esta parecer que cheira ao estrugido? Até me incomodou um pouco mas depois passou.
Os odores a gasolina que relatas, sem fugas visíveis ou pingos, poderão ser originados por velhice ou defeito de algum tubo, perto da zona de acesso à bomba de gasolina, que na tua RT está na parede da parte dianteira do depósito, junto da coluna de direcção.

Se lá conseguires chegar, poderás controlar a existência de algum defeito.

Quanto ao estrugido, poderá ter sido alguma cebola ou alho que se tenha alojado numa zona escondida das curvas de escape!!

Fora de Brincadeiras, já me aconteceu ter apanhado aves e pequenos repteis nas zonas expostas das curvas de escape.

Como estão sempre muito quentes, quase em brasa, o efeito é quase sempre uma inceneração dos mesmos que, enquanto não está completa, emite alguns odores mais característicos.

Este pássaro ficou assim num Lés-a-Lés.

Imagem

Ainda Bem que o Pan não estava presente...
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por amandio » 02 out 2019 10:07

A mim só me aconteceu apanhar pássaros com o capacete... foi cá uma paulada que até tive de parar um pouco...
Mas foi uma única vez!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

meneses85
Membro Iniciante
Mensagens: 45
Registado: 06 jul 2019 20:37
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por meneses85 » 02 out 2019 10:21

Como já aqui falaram, poderá ser dos pneus...
Eu tenho uns pneus bastante ruidosos em estrada (Anakee Adventure) e ao curvar já verifiquei que fazem uma zoada ainda maior...

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por amandio » 02 out 2019 10:51

Os pneus com vertente off-road são sempre mais ruidosos, e se estão mais gastos no centro que nas bermas, ao curvar irão fazer mais ruído definitivamente.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

ricmags
Membro Iniciante
Mensagens: 30
Registado: 03 mai 2019 17:20
Contacto:

Re: Dúvidas de leigo nas BMW

Mensagem por ricmags » 04 out 2019 15:46

Boas pessoal, não respondi antes porque também ando a ver se isto não é psicológico :D

Dos pneus penso que não é. Já reparei também que o tal "uuuuu" não se ouve em todas as velocidades quando há ligeira inclinação lateral...no entanto o trabalhar dela é um autentico relógio.
Como nunca andei em nenhuma outra BMW também não sei se sou eu a exagerar.
Mas diria que o barulho não é um barulho que me preocupe, não é algo que uma pessoa diga "isto vai aqui a martelar", nada disso....como digo, se calhar já é a minha cabeça :D... mas é algo a ter em conta e sempre na escuta para ver possíveis alterações futuras.

Quanto ao estrugido vamos esperar para ver com a bateria nova que levou após esses cheiros (2x) :D, pode ser que agora com mais "pica" no arranque não volte acontecer isso.

E como nem tudo é o que se pensa, aqui fica esta coisa bonita :D

Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes