Olá caros amigos

Espaço para os sócios e simpatizantes, trocarem mensagens relacionadas com o Clube e suas actividades.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Guest

Re: Olá caros amigos

Mensagem por Guest » 24 jul 2008 12:30

Eduardo,

O desagrado que venho manifestando aqui nos últimos dias face á postura arrogante do presidente do clube, encontra afinal uma total confirmação no post do Pedro Jacques.
Parece-me que está lá tudo dito e não podia ser mais claro.

Se houver elegância no processo, e se a ambição o permitir, parece-me que a atitude a ser tomada é evidente.
Vamos ver onde chega a elevação.
Quando há Liberdade, apenas o Voto é fonte de legitimação.
.
.

Eduardo
Membro Experiente
Registado: 17 jan 2008 18:06

Mensagem por Eduardo » 24 jul 2008 12:46

AntonioTorres Escreveu:Eduardo,

O desagrado que venho manifestando aqui nos últimos dias face á postura arrogante do presidente do clube, encontra afinal uma total confirmação no post do Pedro Jacques.
Parece-me que está lá tudo dito e não podia ser mais claro.

Se houver elegância no processo, e se a ambição o permitir, parece-me que a atitude a ser tomada é evidente.
Vamos ver onde chega a elevação.
Quando há Liberdade, apenas o Voto é fonte de legitimação.
.
.
Vais-me perdoar Antonio, mas as minhas questões continuam por responder e ainda tenho mais.
Vamos a votos porquê ? Esta direcção não é legitima ? Houve alguma ilegalidade ou fraude no processo ?

Eduardo
Membro Experiente

Mensagem por Eduardo » 24 jul 2008 15:18

Perdoem-me a insistência, mas não entendo esta "cruzada" dos cartões. Não era já assim no passado ? Os cartões não eram emitidos apenas uma vez por ano ? Porquê então agora tudo isto por um pedaço de plástico "inútil" ? O "porque sim" face à emissão dos cartões uma vez por ano não será uma herança da antiga direcção ?
"Presidente acidental" ? "...Quando em Junho preparei a minha saída do Clube...",
"Art.º 8.º Orgãos Sociais da Associação
A ASSEMBLEIA GERAL a DIRECÇÃO e o CONSELHO FISCAL, são os Órgãos Sociais da Associação.
Os membros da Assembleia Geral da Direcção e do Conselho Fiscal, são eleitos para os respectivos Cargos Sociais por períodos de dois anos.
Considera-se Cargo Social vago, caso:
a) O titular respectivo, por carta dirigida ao Presidente Assembleia Geral se desvincule da Associação ou se demita do cargo para o qual foi eleito;
b) O titular abandone as funções para as quais foi eleito, sendo o seguinte o respectivo procedimento de verificação: O Presidente da Direcção, após consulta dos restantes membros da mesma, em reunião convocada para o efeito, deverá solicitar ao associado, em carta registada com aviso de recepção, num prazo máximo de 15 dias, um esclarecimento sobre a situação sendo que se a carta for devolvida, não for obtida resposta ou qualquer outra justificação razoável para a ausência, o cargo Social será considerado vago
Os Cargos Sociais vagos, serão preenchidos por cooptação. Os novos associados, a nomear, manter-se-ão em funções até ao termo do mandato da mesma. ..."
Não estou aqui a "atacar" nem a "defender" ninguém, só gostava de entender o que realmente se passa :!: :!: :!:

tiagolamy
Membro Veterano
Registado: 11 fev 2008 13:57
Contacto:

Mensagem por tiagolamy » 24 jul 2008 16:02

Estou contigo Eduardo!

Acho que a desculpa do cartão não serve para tanto barulho.

Sou sócio deste clube há pouco tempo mas não comungo da opinião de que o Arlindo Serrão seja autoritário, prepotente ou arrogante como aqui se têm escrito, do mesmo modo que também acho o Pedro Jaques uma excelente pessoa.

António,

Seja qual for a via seguida por esta direção, pois está no direito de nem sequer ir a votação visto estar a cumprir o mandato para que foi eleita, penso que devemos moderar os ataques feitos aqui no fórum que em nada dignificam o nosso clube.
Um abraço,

Tiago Lamy
Sócio 242

Francisco Coelho
Membro Veterano
Registado: 16 out 2007 10:23

Mensagem por Francisco Coelho » 24 jul 2008 16:21

Eduardo David e Silva Escreveu: ... Não estou aqui a "atacar" nem a "defender" ninguém, só gostava de entender o que realmente se passa :!: :!: :!:
Na minha opinião de sócio:

Nada ... a tal tempestade num copo de água e desestabilização num espaço que deveria ser de são convívio e boa disposição.

Se não vejamos:
- Os cartões (cuja importância têm a que têm e a que cada um lhe quizer dar) vêem, pelos vistos e desde já algum tempo, sendo habitualmente emitidos uma vez por ano e são por decisão do órgão directivo entregues na data limite do pagamento da cota anual :arrow: Problema = Nenhum
- O antigo Presidente, num acto pessoal e certamente assumido, demitiu-se de livre vontade, por motivos que só a ele dizem respeito e seguindo as regras estatuídas :arrow: Problema = Nenhum
- A nova Direcção assumiu e ocupou o cargo, também segundo regras estatuídas e dentro de parâmetros previstos legalmente e sob o aval e fiscalização da Assembleia Geral :arrow: Problema = Nenhum

No entanto e como vivemos num estado de direito onde a liberdade é um bem maior, qualquer sócio pode sempre - e ainda dentro do que se encontra estatuido e previsto na lei - cumprindo com os formalismos que se encontram definidos, convocar uma AG Extraordinária e nela apresentar todas as matérias que pretender ver resolvidas (por exemplo: emissão de cartões, legalidade da Direcção, recursos humanos, situação financeira etc)

Resumindo :arrow: Problemas = Nenhuns

Epá :evil: ... vamos mas é andar de mota e reservar este fórum para um são e salutar convívio entre membros e simpatizantes do BMW McP, bem como dos Motorraders em geral :wink: .

Abraço

Eduardo
Membro Experiente

Mensagem por Eduardo » 24 jul 2008 17:20

Francisco Coelho Escreveu:
Epá :evil: ... vamos mas é andar de mota e reservar este fórum para um são e salutar convívio entre membros e simpatizantes do BMW McP, bem como dos Motorraders em geral :wink: .
É isso mesmo Francisco, vamos mas é andar de moto (buaaaaa eu quero a minha :cry: :cry: :cry: ).

BMW Motoclube Portugal
Ponto de encontro para amantes de motos BMW

jorgelamileal
Membro Veterano
Registado: 05 fev 2008 16:39
Contacto:

Mensagem por jorgelamileal » 24 jul 2008 18:09

:arrow: Só no início do ano decidi fazer-me sócio porque, há uns bons anos, quando descobri que existia um clube com estas características, preferi não me associar, já que estavam em plena batalha campal, acessível a todos pelo fórum da altura. Apesar de sócio recente, tenho os mesmos direitos que os mais antigos, esta é uma prerrogativa que aprecio especialmente. Esta introdução pretende apenas situar-me no tempo e estabelecer que a minha opinião é de alguém que acompanha estas aventuras e desventuras de forma desprendida, pois tirando a troca de mensagens aqui no Fórum, não tive tempo de estreitar com os visados um relacionamento que possa implicar tomar partido por questões de amizade, outros nem tão pouco conheço.

De facto, considero que a resposta que o Arlindo deu, relativamente aos cartões, não foi a mais apropriada; como pessoa inteligente que é, estou certo que já se arrependeu de a ter dado e não esperou as proporções que o assunto tomou. Mas as emissões são feitas como sempre foram. Claro que se percebe agora que o cartão é/foi mais uma metáfora ou um instrumento para introduzir esta discussão (perdoem-se se não foi assim, mas é a minha opinião). Eleições? Já?? Ainda há pouco tempo elegemos uma direcção! Por mim, cumpra-se o mandato até ao fim. Não defendo eleições intercalares, num mandato que já é curto para planear e executar algumas acções… e está no início.

Como bem colocou o João Krull, e recordo-me do episódio que levou ao seu afastamento voluntário (vê lá se voltas também de forma voluntária, que a vida não são só ovas de choco :wink: ); tratou-se de um episódio semelhante, onde não foi utilizado o tacto, eventualmente por distracção, quando estava em causa apenas e tão só reconhecer que a participação dos sócios nos moto-ralis dignificava o clube e o apoio (mais a confiança e o reconhecimento que o apoio efectivo) era algo que se esperava. Tal não aconteceu. Entretanto a situação evoluiu e, para além de delegado para esta actividade, espaço específico no fórum, parece que até a organização de um já está na calha.

Já participei na criação e na vida de várias associações e outras organizações, como dirigente ou simplesmente como sócio, mas em determinados pontos da vida destas entidades, lá aparecem estas contendas. Juntamos pessoas, feitios… é inevitável.

Para além da liberdade de podermos expressar a nossa opinião, existem estatutos, que prevêem locais próprios para exercer alguns direitos. Desde logo as assembleias e os momentos eleitorais. É ali que se devem propor os projectos, aos sócios, e receber deles a aceitação ou a recusa. Mas tudo no tempo próprio. Existe tempo para tudo e é salutar, em democracia, que os mandatos cheguem ao fim! É o que penso e defendo.

Há poucos meses fui a uma Assembleia-geral e votei. Soube an passan da demissão do Presidente, que ajudei a eleger (apesar de não ter tido oposição) e pouco depois, demitiu-se ou foi exonerado. Acabo de perceber que não estou esclarecido do que aconteceu nestes dias e quais os reais motivos da reorganização da direcção. Sem críticas às mudanças… mas ainda espero perceber o que aconteceu!

Este clube está mais aberto e deixou de ser um simples organizador de eventos, para dar resposta a algumas solicitações dos sócios, coisas pequenas, mas que são importantes para que os vários interesses e aspirações tenham resposta aqui. Está por isso, não sei se menos elitista, mas certamente mais próximo daquilo que os sócios pretendem. Um espaço mais dialogante. Esse contributo das últimas direcções é manifesto.

Está no direito de cada um trazer para o fórum as suas amarguras, encapotadas ou não em cartões, mas enquanto sócio, espera-se que assumamos a defesa dos melhores interesses do clube. É aqui que critico directamente (e para que não restem dúvidas) a linha de descredibilização pessoal, com implicações no BMW McP. Usando o fórum e outros locais, por e-mail ou SMS, insistindo em manchar a reputação de pessoas, com consequências para o clube. Esta situação causa-me desconforto e alguma tristeza.

Entretanto, vamos lá passear, andar de moto – proponho-vos desde já umas fatias douradas na Praia de Faro, à mistura com boa conversa; venham daí, o Algarve espera-vos. O clima está propício a ambientes mais descontraídos. Falemos sobre qualquer outra coisa, ou até sobre estes assuntos… mas vamos lá relaxar :!:
Jorge Lami Leal
Sócio # 262 | BMW K1100 RS 1996 | BMW R1200 RT 2009 <<http://itinerancia-errante.blogspot.com/>>

zhem
Membro em Estágio
Registado: 20 abr 2008 18:01
Contacto:

Mensagem por zhem » 24 jul 2008 19:42

Meus caros consócios

Nos últimos dias tenho notado que o fórum do clube se está a tornar num "blog" de opiniões e insinuações sobre falta de legitimidade, prepotência e outros adjectivos.
Enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral compete-me esclarecer, ainda que para uma “audiência reduzida", algumas insinuações que têm sido levantadas pela forma como a nova direcção foi empossada.

O nosso sócio Pedro Jacques apresentou o seu pedido de demissão aos restantes membros da direcção no dia 14 de Junho p.p. Deu-me conhecimento do facto no dia 18 do mesmo mês. Abaixo transcrevo o conteúdo integral dessa carta enviada para o meu correio electrónico:

De: P. Jacques [mailto:presidente@bmwmotoclube.com]
Enviada: sábado, 14 de Junho de 2008 16:48
Para: dir@bmwmotoclube.com
Assunto: Demissão do cargo de Presidente do Clube.

"Caros Membros da Direcção,

Há pouco mais de 3 meses, a relação pessoal e de uma amizade de pouco mais de um ano entre o Arlindo e mim, sofreu uma importante ruptura.
Importante, por ter abalado outras amizades, nomeadamente a do Zé Cunha, com mais de 10 anos.
Passado duas semanas, tentei juntamente com o Arlindo, e para o bem do Clube, encontrar uma solução para a manutenção da relação.
Ofereci ao Arlindo, por mais do que uma vez, a Presidência do Clube. Sempre recusou, tendo aceite a Vice-Presidência e a minha manutenção no lugar de Presidente.
Infelizmente, a situação, em vez de melhorar e se ultrapassar, seguiu um caminho de deterioração, e de falsidade de relação que não posso manter.
Este semana, tentei mais uma vez, encontrar uma solução, e mais uma vez sem sucesso.
Após mais evoluções ocorridas após a última reunião, venho comunicar que abandono irreversivelmente o lugar de Presidente do Clube.
Lamento que da minha parte, tão rapidamente tenha passado de Bestial a Besta, e como quem não está bem retira-se, eu retiro-me.
O Arlindo tem feito sem dúvida um excelente trabalho no Clube e deve assumir a Presidência, bem como encontrar outro elemento que preencha o lugar que deixarei vago. Terá o meu apoio como sócio.
Perante os sócios, e para o bem do Clube, irei alegar razões profissionais.
Não pretendo sequer discutir o que não tem discussão, e já viu esgotadas todas as possibilidades de solução.
Continuarei a respeitar com a minha educação, o Arlindo como sócio do Clube e membro da Direcção.
Não estarei presente no Aniversário, porque não pretendo manter uma farsa nas relações que já não existem.
Continuarei como sócio, e voltarei aos eventos do Clube, quando for oficial a minha saída, que proponho após o Aniversário.
Convoco reunião para o dia 27 de Junho, pelas 19h00 (se necessário, estarei disponível no sábado 28, a qualquer hora), afim de passar a pasta.
Todos os pertences do Clube, serão entregues na Cláudia.
Esta semana, deixarei na Cláudia, todos os pagamentos que se encontram pendentes, e a bandeira do Clube.
Chamo a atenção para o merchandising encomendado na Lousã Têxtil, e cuja cópia já vos foi enviada.
Até lá, colaborarei exclusivamente em tudo o que for necessário do ponto de vista legal.
Saudações motociclistas,
Pedro Jacques de Sousa"

Nos dias seguintes procurei junto do Pedro saber se a sua decisão era irreversível e se outros membros da direcção também não quereriam ficar após a sua saída, uma vez que tal como previsto nos estatutos a figura da cooptação dava legitimidade total aos restantes membros dos corpos sociais. Apenas duas pessoas, uma da direcção e uma segunda do Conselho Fiscal decidiram acompanhar o Pedro na sua demissão.
O Pedro confirma a sua decisão de demissão, bem como os restantes demissionários, permanecendo em funções até à nomeação dos novos membros. O que acontece no dia 23 de Junho. Na minha opinião, face à tensão crescente existente entre alguns membros da direcção decidi dar empossamento imediato. Prolongar mais o período de transição seria prolongar uma disputa sem sentido e pernicioso para o clube. No dia 28 do mesmo mês, a pedido do Pedro, participei no processo de entrega dos documentos em sua posse.

Julgava que as divergências estavam sanadas e que o clube poderia finalmente prosseguir o seu verdadeiro ojectivo. Infelizmente enganei-me. Há um conjunto de sócios, ainda que com o direito que lhes assiste, fazem determinado tipo de insinuações desconhecendo ou distorcendo a realidade dos factos. Eis algumas:

1. De Pedro Jacques: “Fui também o único Presidente que saiu sem saber que tinha saído, e que não teve a oportunidade de se despedir dos sócios e de lhes agradecer a confiança. Não pretendo portanto voltar, mas continuarei sócio.”

Que se saiba o Pedro saiu porque tinha motivações pessoais. A sua carta de demissão é clara. Se tivesse desejado continuar tinha feito o contrario. Insisti com ele que dirigisse uma carta aos sócios, explicando as razões da sua saída. Dei-lhe a garantia de que seria enviada a todos os associados. Não o fez e agora reclama, injustamente, de que não teve a oportunidade de o fazer. Se não o fez foi porque não quis.

2. psm wrote: “Sei que estou a muito pouco tempo neste clube, que sempre vi com bons olhos, desde das histórias do seu sócio fundador que sistematicamente me convidava para ser mais um da família BMW. Seria diferente dos habituais clubes, onde o desentendimento retira o lugar o prazer da companhia de quem faz da mota uma paixão. Foi essa paixão que me fez pela primeira vez aderir a um clube, mas, o que vejo ou o que leio foge literalmente do meu propósito. Novo presidente??? Houve alguma reunião? Que palavras?que novas ideias? Porquê? Devido a minha personalidade e sanidade mental que tento preservar, tenho que confessar que não vi nada no fórum e muito menos uma explicação por e-mail, que acho que tenho direito. Pois posso não concordar, ou querer opinar sobre o assunto.”

Este nosso associado diz: ….mas, o que vejo ou o que leio foge literalmente do meu propósito. Novo presidente??? Houve alguma reunião? Que palavras? que novas ideias? Porquê?
Muito simplesmente porque o anterior se demitiu. Porque os estatutos do clube permitem a cooptação (Artº 8º, Nº4) e que se saiba todos os associados receberam a minha comunicação sobre a posse da nova direcção!

3. De António Torres: ….”De qualquer forma, acho que é tempo do nosso clube regressar ao asfalto depois deste infeliz despiste que já dura há um mês.
O melhor, na minha opinião, é o regresso do Pedro Jacques, assim ele esteja disposto a prestar mais esse serviço ao clube e aos sócios.
Se não, nada melhor do que filtrar-se a presidência – pelo crivo dos sócios.
Legitimação pelos Votos, portanto……”
O que quer dizer com isto? Despiste? O processo de substituição, na opinião deste associado, não foi legítimo? Como referi anterioremente o Pedro saiu porque quiz. Filtrar-se a presidência pelo crivo dos sócios? De que filtro e crivo fala? Fala em legitimação pelos votos! Com que direito?
Eis alguns exemplos dos “mimos” e insinuações sobre membros dos corpos sociais que se podem encontrar no fórum.
Na minha opinião é grave porque fazem-no no sítio errado, tal como alguns o admitem. O fórum não foi criado para tratar destes assuntos.
Para este tipo de questiúnculas existem blogues e os associados que o entenderem podem-no fazer. A internet é livre para acomodar tudo o que se queira lá pôr!
Os associados têm toda a legitimidade para estar em desacordo com a gestão de toda a direcção ou de apenas um só membro. Apenas o fazem no sítio errado. O local apropriado é em AG. E se estão descontentes com a orientação da gestão corrente da direcção só há três caminhos possíveis:
1. Convocar uma AG extraordinária seguindo as regras estabelecidas no Artº 9º nº 4 dos estatutos.
2. Esperar pela próxima AG e solicitar a discussão dos assuntos.
É numa AG, e não em fóruns transformados em blogues que transmitem para o exterior uma imagem que não corresponde à realidade, que se esclarecem essas dúvidas. Mas para a marcação de uma AG extraordinária tem de haver fortes motivos para a fazer.
3. Pedir a demissão de associado do clube.
O que à partida não me parece ser a melhor solução.
Espero que esta longa mensagem possa esclarecer de uma vez por a verdade sobre o processo de substituição dos membros dos corpos sociais demissionários. A decisão foi inteiramente minha e não admito quaisquer insinuações em contrario.
Enquanto Presidente da AG compete-me zelar pela legalidade, serenidade e preservação do bom nome do clube e da vontade dos sócios. E tudo farei para o garantir. Não gostaria de voltar a ver este fórum transformado num “poço” de insinuações e acusações recíprocas e gratuitas cujos efeitos práticos é apenas o “gozo” intelectual que dá a quem as escreve.
Com os melhores cumprimentos
Zé Mouronho
Sócio nº 43
Presidente da AG

tiagolamy
Membro Veterano
Registado: 11 fev 2008 13:57
Contacto:

Mensagem por tiagolamy » 24 jul 2008 20:11

Muito Bem!
Um abraço,

Tiago Lamy
Sócio 242

PJacques
Membro Regular
Registado: 13 jan 2006 20:17

Mensagem por PJacques » 24 jul 2008 21:03

Caro Zé Mouronho,

Obrigado pelos teus esclarecimentos.
Estou certo que tudo fica mais claro e entendido.
Obrigado também pela opinião que me transmitis-te sobre todo este tema, e pelo empenho que me informas-te ter na sua resolução.

Afinal, o fórum serviu para transmissão de ideias, de uma forma clara e com todo o respeito.
Resolveu-se aquilo que por outra via não se conseguiu.

Pelo que me toca, considero o assunto encerrado.

Vamos todos andar de moto.

Já confirmei a minha presença no Jantar do "Javali"

Abraços,
PJacques

Bloqueado

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes