Suspensão frente GS 1150

Espaço para os sócios e simpatizantes, trocarem mensagens relacionadas com o Clube e suas actividades.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Brunex2
Membro em Estágio
Registado: 06 abr 2021 01:07
Contacto:

Suspensão frente GS 1150

Mensagem por Brunex2 » 07 abr 2021 21:45

Boas a todos,
Comprei recentemente uma gs 1150 de 2000. É deveras um bocado de ferro enorme. No entanto a minha suspensão da frente não tem curso praticamente nenhum. Apenas uns 3 centímetros com muito esforço. Já aliviei a pré tensão do amortecedor mas não há diferença nenhuma. Esta rigidez será das bainhas ou do próprio amortecedor? Qualquer opinião é bem vinda. Obrigado a todos.

lagarto
Membro Iniciante
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: Suspensão frente GS 1150

Mensagem por lagarto » 07 abr 2021 23:34

Olá Bruno - o que vou escrever a seguir até pode ser um disparate, mas diga-me se já estava ciente disto:

- se olhar para a moto de frente e espreitar de baixo para cima, na zona da roda dianteira, vai reparar que a BMW tem uns truques na manga: para além das baínhas de suspensão, vai reparar num amortecedor e também num braço oscilante onde esse amortecedor liga. Chama-se Telelever, e é o sistema de suspensão frontal mais maravilhoso que existe para condução em estrada - permite evitar, precisamente o afundamento das baínhas e evitar assim que a moto "mergulhe" em travagem, fazendo com que a transferência de massas seja muito menor.

A melhor analogia que encontrei para explicar o porquê da tecnologia de evitar o afundamento da moto em travagem foi a de olhares para um cachorrinho a deslizar um chão encerado ou escorregadio: ele vai distender as patas dianteiras e sentar as traseiras para procurar diminuir a velocidade. E o Telelever no fundo faz isso: reduz a função das baínhas, transferindo essa competência para o amortecedor e para o braço oscilante.

https://www.bmwmotorcycles.com/en/disco ... lever.html

É normal que as forquilhas não mexam muito, mas aqui no fórum há muita gente mais conhecedora que eu !!

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 08 abr 2021 00:10

Sim, é verdade que o sistema Telelever não deixa a mota "afundar" como numa "mota tradicional".
Se pressionar a mota à frente ela não afundará muito. 3cms não faço a ideia, nunca medi na minha.
Mexe sim, mas é preciso dar ao braço para que mexa de forma significativa.

O que este sistema tem de fantástico é que a tendo 3 apoios diferentes para a suspensão, a geometria da mota não se altera em travagem mais forte.
Mantém-se nivelada, "afundando toda a mota" por assim dizendo.
Esta geometria de movimento paralelo da suspensão encontra nas suspensões da generalidade de todos os carros de competição, como na F1 ou WRC por exemplo.

Como o sistema é "duplicado", o amortecedor interior faz a maior parte do trabalho para transferir as maiores forças da travagem para o quadro da mota.
E como o triangulo de apoio inferior está apoiado directamente no motor (peça que também faz parte da estrutura da mota) a distribuição de forças é feita em vários pontos por toda a mota aliviando assim a necessidade de barras com um curso tão longo.

Minha opinião:
Da proxima vez que tiver oportunidade de estar com alguém que tenha uma GS, peça para experimentar e comparar.
Nota: a GS 1200 tem um curso maior e mais "mole" que a 1150, mas muito equivalente na performance.
Em caso de dúvida, é passar num concessionário e pedir para verificar se está bem.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

abbocath
Membro Experiente
Registado: 26 jun 2007 12:03
Contacto:

Mensagem por abbocath » 23 abr 2021 17:02

Brunex2 Escreveu:
07 abr 2021 21:45
Boas a todos,
Comprei recentemente uma gs 1150 de 2000. É deveras um bocado de ferro enorme. No entanto a minha suspensão da frente não tem curso praticamente nenhum. Apenas uns 3 centímetros com muito esforço. Já aliviei a pré tensão do amortecedor mas não há diferença nenhuma. Esta rigidez será das bainhas ou do próprio amortecedor? Qualquer opinião é bem vinda. Obrigado a todos.
Nem tudo é defeito, mas sim feitio! :lol:

No entanto, com essa idade e houver dúvidas ou o comportamento da frente não for o desejado em curva ou estrada mas sinuosa, o melhor é fazer uma manutenção e trocar esse óleo da suspensão e retentores.

A minha ficou bastante diferente depois dessa manutenção.

Boas curvas
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes