Mensagem
por JoseMorgado » 03 mai 2020 12:33
O primeiro passo é encontrares uma Mota que consideres interessante, quer nas condições, quer no preço.
No mercado alemão, os negócios são por norma sempre correctos.
As motas estão sempre conforme as fotos e a discrição indicam.
Quanto ao transporte, não é difícil nem caro, estamos a falar de 200 a 300 €, com recolha directa no local e entrega à porta de casa.
Mas depende do local de recolha. A Alemanha é um país enorme e, entre Estugarda e Berlim, são quase 1.000 km….
Há várias empresas que fazem esse serviço, algumas de emigrantes portugueses na Alemanha.
Depois, caso os documentos originais estejam em ordem, a legalização não é difícil e, como neste caso não haverá lugar a matrícula de época, pois as Scarver ainda não têm 30 anos, serão apenas taxas adimistrativas, na ordem do 300 €, mas há empresas aqui que fazem todo esse trabalho, por menos de 150 €, o que, na minha opinião, vale a pena. No total, estaremos a falar de 500 a 750€.
Já acompanhei de perto o processo de algumas compras e de importações, e sempre tudo correu bem.
Outra possibilidade, é arranjares uma carrinha fechada e ires lá buscar a Mota. Aí terás de contar apenas com as despesas da viagem e da legalização.
Também já fiz isto várias vezes com amigos. Sempre sem qualquer problema.
Numa ocasião, fomos e avião até Hamburgo, comprámos lá um furgão IVECO e comprámos a matrícula e seguro para o mesmo, no próprio dia.
Comprámos depois as motas, 4, em sítios diferentes, estivemos na Fábrica da BMW em Berlim, no Museu da BMW em Munique e no BMW Motorrad Days em Garmish-Partenkirchen.
Depois viemos a passear até Portugal, com passagens pela Áustria, Alemanha, França e Espanha.
Para além das Motas, o furgão também legalizado em Portugal e nunca tivemos qualquer problema.
Ainda podes ir ter com a Mota, fazer o negócio e vires a andar nela.
Aí terás de convencer o vendedor a tratar, antecipadamente, da matrícula temporária de transito, que tem a validade máxima de um mês, e já vem com o seguro contra terceiros incluído para esse período.
Também podes tratar lá disso, depois do negócio feito, é fácil e é barato, demora normalmente 1 dia, no máximo 2, pois lá o registo é feito na hora, em escritórios de documentação. Eles próprios produzem, também na hora, a matrícula.
Nunca fiz isso com Motas, só com carros, e correu sempre bem, sem surpresas.
Tenho amigos que também já trouxeram Motas da Bélgica e da Holanda, sempre sem problemas.
Como vez, as hipóteses são muitas.
Basta encontrares aquilo que queres, ao valor que queres, e meteres mãos à Obra ou os Pés ao Caminho.
Se precisares de mais ajuda, podes contactar-me directamente.
Nos últimos anos, e não fosse o Covid-19, este também não seria excepção, tenho estado sempre nas feiras Veterama, em Hockenheim e Mannheim e, para além do passeio, como "conselheiro" dos amigos, tenho acompanhado a compra, transporte e legalização de algumas belas Motas BMW antigas, que são sempre muito mais exigentes do que uma "recente", mas muito interessante, Scarver.
Bons Negócios.
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74