BMW F 650 CS Scarver

As clássicas também são parte da história e herança BMW Motorrad.
Os modelos que fizeram a sua marca nos tempos e outros que nem por isso!
E artigos sobre modelos e evolução das motos ao longo dos tempos.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

davidloivos
Membro Iniciante
Mensagens: 84
Registado: 29 abr 2020 14:11
Contacto:

Re: BMW F 650 CS Scarver

Mensagem por davidloivos » 07 mai 2020 15:31

espetáculo!

davidloivos
Membro Iniciante
Mensagens: 84
Registado: 29 abr 2020 14:11
Contacto:

Re: BMW F 650 CS Scarver

Mensagem por davidloivos » 07 mai 2020 18:44

Boa tarde,

Lanço aqui à discussão:

O que acham da ideia de comprar em espanha e legalizar posteriormente?

comprar em stand ou particular?
em quanto orçará ir buscar e tratar da papelada toda? por exemplo a Madrid?


qual a melhor opção, tendo em conta que falamos de uma mota com quase 20 anos? mais km ou menos km?

é que por vezes uma mota que andou pouco pode também ser fraco sinal?
alguma revisão maior por volta de alguma quilometragem que haja interesse em que já tenha sido feita?


O meu obrigado a todos desde já pelos contributos.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW F 650 CS Scarver

Mensagem por amandio » 07 mai 2020 20:59

O Zé Morgado já deu uma ideia dos custos de legalização e matrícula
JoseMorgado Escreveu:
03 mai 2020 12:33
[...]
Depois, caso os documentos originais estejam em ordem, a legalização não é difícil e, como neste caso não haverá lugar a matrícula de época, pois as Scarver ainda não têm 30 anos, serão apenas taxas adimistrativas, na ordem do 300 €, mas há empresas aqui que fazem todo esse trabalho, por menos de 150 €, o que, na minha opinião, vale a pena.
[...]
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW F 650 CS Scarver

Mensagem por JoseMorgado » 08 mai 2020 11:04

Infelizmente, porque gostava de as conhecer melhor, com as Scarver não tenho qualquer experiência, pois só circunstancialmente é que vi algumas e nunca andei com nenhuma.

Em Espanha nunca estive à procura de Motas e por isso, também não tenho qualquer experiência mas, pela proximidade, é sempre uma boa opção para poder fazer o negócio presencialmente.

O mercado de usados espanhol é também muito grande, como se pode ver aqui:

https://motos.coches.net/segunda-mano/

Ou para a F650 SC Scarver:

https://motos.coches.net/segunda-mano/? ... &ModelId=7

Que, quando consultei, até fiquei surpreendido com a quantidade de Scarver's que lá existiam.

Para trazer a Mota a andar desde Espanha, há o mesmo problema que da Alemanha.

Lá, os veículos quando são vendidos, perdem a matrícula, pelo que será necessário prever a emissão de uma temporária e do respectivo seguro.

Mas tal é possível, porque já aqui vi viaturas com matrícula espanhola, com a validade inscrita.

O melhor talvez será tentares contactar os serviços da embaixada espanhola sobre isso.

Sobre a compra a um particular ou a um profissional, o benefício é sempre muito subjectivo.

A compra a um particular será sempre, em princípio, com um valor mais baixo, pois a Mota é vendida como está, sem qualquer direito a reclamação futura.

Num profissional, poderá ter um valor mais alto e beneficiar do direito de reclamação mas, se existir um qualquer problema, não será economicamente e logisticamente muito viável voltar ao local de origem para exercer esse direito, uma vez que a entidade vendedora não terá qualquer representação em Portugal.

Quanto aos km's, eu prefiro sempre as que têm menos mas, caso exista um historial de manutenção na Marca, esse factor sobrepõe-se com muito mais peso na ponderação.

Como não conheço bem o modelo, também não conheço as grandes intervenções propostas no plano de manutenção mas, para obteres essa informação, com uma visita a um concessionário mais simpático, explicando exactamente que pretendes comprar uma Scarver usada e que desejas saber a cadência e os trabalhos propostos para as manutenções, de certeza que obterás essa informação.

Quanto às despesas, a legalização em Portugal, sendo a Mota proveniente de um país comunitário, são sempre iguais.

Quanto ao resto, tudo terá a ver com a localização da Mota.

Espanha também é um país enorme e será só somar os quilómetros a percorrer.

Não sei se ajudei alguma coisa mas, caso encontres alguma Mota em concreto que te interesse, e com a cópia dos respectivos documentos, poderei indicar-te um ou dois dos antigos despachantes alfandegários que, com essas cópias, conseguirão indicar-te o orçamento do que terá de ser pago para a legalização e atribuição da matrícula portuguesa.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

jkruder
Membro em Estágio
Mensagens: 1
Registado: 23 jun 2023 16:06
Contacto:

Re: BMW F 650 CS Scarver

Mensagem por jkruder » 23 jun 2023 17:06

Boa tarde José,

Tenho interesse em transportar uma R1150GS da Alemanha. Visto esta mensagem ter 3 anos, sabe que empresas podem fazer o envio hoje em dia, da Alemanha para Lisboa?

Cumprimentos!
JoseMorgado Escreveu:
03 mai 2020 12:33
O primeiro passo é encontrares uma Mota que consideres interessante, quer nas condições, quer no preço.

No mercado alemão, os negócios são por norma sempre correctos.

As motas estão sempre conforme as fotos e a discrição indicam.

Quanto ao transporte, não é difícil nem caro, estamos a falar de 200 a 300 €, com recolha directa no local e entrega à porta de casa.

Mas depende do local de recolha. A Alemanha é um país enorme e, entre Estugarda e Berlim, são quase 1.000 km….

Há várias empresas que fazem esse serviço, algumas de emigrantes portugueses na Alemanha.

Depois, caso os documentos originais estejam em ordem, a legalização não é difícil e, como neste caso não haverá lugar a matrícula de época, pois as Scarver ainda não têm 30 anos, serão apenas taxas adimistrativas, na ordem do 300 €, mas há empresas aqui que fazem todo esse trabalho, por menos de 150 €, o que, na minha opinião, vale a pena. No total, estaremos a falar de 500 a 750€.

Já acompanhei de perto o processo de algumas compras e de importações, e sempre tudo correu bem.

Outra possibilidade, é arranjares uma carrinha fechada e ires lá buscar a Mota. Aí terás de contar apenas com as despesas da viagem e da legalização.

Também já fiz isto várias vezes com amigos. Sempre sem qualquer problema.

Numa ocasião, fomos e avião até Hamburgo, comprámos lá um furgão IVECO e comprámos a matrícula e seguro para o mesmo, no próprio dia.

Comprámos depois as motas, 4, em sítios diferentes, estivemos na Fábrica da BMW em Berlim, no Museu da BMW em Munique e no BMW Motorrad Days em Garmish-Partenkirchen.
Depois viemos a passear até Portugal, com passagens pela Áustria, Alemanha, França e Espanha.

Para além das Motas, o furgão também legalizado em Portugal e nunca tivemos qualquer problema.

Ainda podes ir ter com a Mota, fazer o negócio e vires a andar nela.

Aí terás de convencer o vendedor a tratar, antecipadamente, da matrícula temporária de transito, que tem a validade máxima de um mês, e já vem com o seguro contra terceiros incluído para esse período.

Também podes tratar lá disso, depois do negócio feito, é fácil e é barato, demora normalmente 1 dia, no máximo 2, pois lá o registo é feito na hora, em escritórios de documentação. Eles próprios produzem, também na hora, a matrícula.

Nunca fiz isso com Motas, só com carros, e correu sempre bem, sem surpresas.

Tenho amigos que também já trouxeram Motas da Bélgica e da Holanda, sempre sem problemas.

Como vez, as hipóteses são muitas.

Basta encontrares aquilo que queres, ao valor que queres, e meteres mãos à Obra ou os Pés ao Caminho.

Se precisares de mais ajuda, podes contactar-me directamente.

Nos últimos anos, e não fosse o Covid-19, este também não seria excepção, tenho estado sempre nas feiras Veterama, em Hockenheim e Mannheim e, para além do passeio, como "conselheiro" dos amigos, tenho acompanhado a compra, transporte e legalização de algumas belas Motas BMW antigas, que são sempre muito mais exigentes do que uma "recente", mas muito interessante, Scarver.

Bons Negócios.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW F 650 CS Scarver

Mensagem por amandio » 26 jun 2023 06:45

jkruder Escreveu:
23 jun 2023 17:06
Boa tarde José,

Tenho interesse em transportar uma R1150GS da Alemanha. Visto esta mensagem ter 3 anos, sabe que empresas podem fazer o envio hoje em dia, da Alemanha para Lisboa?

Cumprimentos!
Em primeiro lugar gostaria de convidá-lo a passar no tópico Bem vindo ao Fórum a fazer a sua apresentação à comunidade.

Relativamente à sua questão, penso que o processo deverá ser o mesmo. Só mesmo o Zé Morgado é que lhe poderá responder concretamente à sua questão.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes