FernandoCaeiro Escreveu: ↑08 jul 2019 15:53
A verdade é que eu não me sinto muito confortável com motas muito volumosas.
Para além de sempre ter preferido (esteticamente) as trails e as nakeds, sinto-me um bocado "pezudo" e não me sinto à vontade com motas volumosas.
Vivo numa zona de Lisboa com inclinação, paralelos e curvas a 90º literalmente tipo montanha russa (a zona da Estrela-Santos-Inf. Santo) e não me sentiria à vontade ou confiante numa RT com mais de 250 kg.
Vou fazer aqui uma simples comparação tomando como exemplo a R1150GS e a R1150RT. O meu ponto aqui é a questão do
volume ser um pouco ilusão.
Tanto a GS como a RT têm exactamente o mesmo motor e o mesmo quadro.
Em termos de suspensão, a GS é naturalmente mais alta o que pode ter um problema para pessoas mais baixas. A RT não tem esse problema.
Quanto ao volume para mim é uma ilusão.
A
RT é uma GS com um um "embrulho".
A largura da mota é quase a mesma (GS 4cm mais larga), e na parte inferior da mota, as cabeças do motor que são o ponto mais saliente da mota têm exactamente a mesma largura.
As malas também têm a mesma dimensão na traseira da mota
A única peça volumosa que faz alguma diferença na condução é a colocação dos espelhos. A GS tem os espelhos bem mais elevados que a RT, sendo que esta tem os espelhos sensivelmente à mesma altura dos espelhos dos carros, o que implica alguns cuidados extras.
O peso só tem alguma importância nas manobras com a mota parada, pois quando está a andar esse peso desaparece pelo muito baixo centro de gravidade.
Pela minha experiência com a 1150RT (que conduzi durante 3 semanas, e por isso é que estou a usar como exemplo) quase não se dá conta da diferença.
Há uma pega lateral para ajudar a por a mota no cavalete central. Essa pega é também muito útil para fazer manobras quando a mota está parada.
Está encostada ao passeio? não há problema! Apeado com a mota no descanso lateral, usa essa pega ou o apoio do patim do pendura para puxar a mota para trás em vez de usar as pernas sentado na mota. Muito mais eficaz e rápido.
A
diferença de peso também não é assim tão grande entre ambas:
GS: 229kg dry/249kg wet/22l tanque
RT: 255kg dry/279kg wet/25.2l tanque
Em comparação ainda aqui ficam as características da naked R1150R
218kg dry/238kg wet/20.4l tanque
Ainda que perceba que uma RT poderia ser o ideal, eu imagino-me numa coisa mais "ligeira".
E se querem que vos diga, até gosto do contacto com os “elementos”.
Não me chateia muito o vento nem a chuva.
Quanto a isso então recomendo mesmo uma R ou GS, a RT vai deixá-lo numa bolha que mal lhe toca a chuva... Qual é a piada de andar à chuva e chegar ao trabalho de mota quase seco
Aquilo de que gostava era mesmo de uma mota que me permitisse fazer o IC19 todos os dias a 90/100km/h, com consumos na casa dos 4l/100, fiável, e que tivesse aquela "pinta" que eu vejo nas BMWs R nakeds da década de '80 e '90.
Uma clássica que aguentasse andar todos os dias.
Se o dinheiro não fosse problema, há umas R80R e R100R entre os 6.000 e os 8.000€.
O problema é que o dinheiro é um problema...
Quanto à
questão do dinheiro, entendo também. Juntar o pataco para comprar a mota de sonho às vezes tem custos acrescidos...
Sinceramente e não querendo minar de todo o seu sonho de uma clássica, estas estão/são caras! Caras em bom estado ou caro para recuperar uma barata.
Por menos dinheiro compra uma mota R1100 ou R1150 que vai mais de encontro às necessidades (a
razão) e menos ao gosto (
coração) particular de de uma clássica.
E é este balança que tem de ponderar antes de fazer uma compra.
Razão vs coração
Estive a ver agora no OLX (muito por alto sem uma matemática rigorosa) e em média:
R60 6.000€,
R80 6.500/7.000€
R45 5.500€
R100 7.500€
A 1150RT raramente encontra acima dos 5.000 e a 1100 menos ainda. A GS, por ser mais procurada, é em média 500€ mínimo, mais cara
E por exemplo se quer outro tipo de clássica K1100 encontra muito bons exemplos a menos de 5000
https://www.olx.pt/anuncio/bmw-k1100rs- ... 3f840bf210
Quero aqui salientar que
não estou contra a compra da R45. Sinceramente não.
Estou apenas a querer ser racional nas suas dúvidas.
Acho que
se quer fazer um upgrade para as suas necessidades de deslocações de 70km/365 tem em conta algumas restrições financeiras, a R45 não compensa!
Certamente a vanvan será mais económica a longo prazo, menos o custo a compra.
E como não vamos para novos, algum conforto adicional e protecção aerodinâmica são sempre uma mais valia. E com o tempo o corpo agradece.
Eu também gosto das clássicas, particularmente a R90S que são estupidamente caras. Mas como estou apeado, de momento, o meu objectivo é ter uma primeira mota que satisfaça as minhas necessidades e eventualmente mais tarde adicionar uma clássica na garagem.
Desculpe lá aqui o testamento, apenas pretendo ser claro nas ideias.