Uma R clássica, dúvidas e consumos

As clássicas também são parte da história e herança BMW Motorrad.
Os modelos que fizeram a sua marca nos tempos e outros que nem por isso!
E artigos sobre modelos e evolução das motos ao longo dos tempos.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

FernandoCaeiro
Membro em Estágio
Registado: 02 jul 2019 14:13
Contacto:

Re: Uma R clássica, dúvidas e consumos

Mensagem por FernandoCaeiro » 09 jul 2019 13:13

Obrigadíssimo pelas dicas.
Quando me falaram na RT fui à procura mas não me consigo imaginar a conduzir aquele avião.
Pelos preços praticados percebe-se facilmente que é uma das melhores relações preço/qualidade no mercado. Por 4.000€ fica-se com uma mota para a vida.
Mas o sítio onde moro parece mesmo uma montanha russa com curvas de 90º seguidas de subidas ou descidas íngremes.
Acredito que seja a coisa mais confortável do mundo e acredito que os miúdos iam gostar da poltrona com encosto, mas para depois andar no meu bairro ou andar às voltas no Largo do Rato para os ir buscar à ginástica não me consigo imaginar numa mota daquele tamanho.
Ainda ontem apanhei trânsito compacto na subida de monsanto e na Av. de Ceuta estava tudo tão compactado que até com a vanvan tive que ir com jeitinho; lembro-me de pensar que se fosse numa RT provavelmente teria que esperar como os carros.
Como a vanvan só tem 12cv, pensei que com a R45 (com 35cv) conseguia o acréscimo de força para fazer o IC19 a 100km/h, nas calmas, sem carregar muito nos consumos e sem me ir abaixo nas subidas - mas já percebi que não ia ser assim...
Ainda bem que vim falar com quem sabe.
Eu sei que há pessoas com mais mãozinhas do que outras; há quem conduza uma goldwing como quem vai de Vespa mas eu não sou uma dessas pessoas.
Eu andava a "insistir" na ideia da R45 porque aparecem com preços mais baixos; uma R45 aparece na casa dos 4.000€ e as R65 têm valores base de mais 800€.
O "problema" é meu, sei-o bem.
E também sei que o que seria racional, se quero uma mota de média cilindrada, leve e económica, era pensar numa G310.
Mas acho que se o fizesse, daqui a 2 anos estava outra vez a pensar em trocar.
Tenho que pôr a cabeça em ordem :)

FernandoCaeiro
Membro em Estágio
Registado: 02 jul 2019 14:13
Contacto:

Mensagem por FernandoCaeiro » 09 jul 2019 13:32

bmw-r80-1993.jpg
bmw-r80-1993.jpg (94.98 KiB) Visto 31 vezes
Quando comecei a andar de mota, esta era a que me fazia cair o queixo :shock:

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 09 jul 2019 13:59

Caro Fernando, não o estou de todo a empurrar para a RT. Apenas a apontar factos e opções para a sua consideração.
Para si, que tem de enfrentar o caos do trânsito de Lisboa, mesmo que seja contra-corrente para sair da cidade pela manhã e regressar pela tarde, ainda assim tem de o enfrentar de qualquer maneira.
A RT não será mesmo a melhor opção para andar no coração da cidade, tal como já constatou ontem. Em situações apertadas a RT é um carro!

Uma GS ou uma R será mais aquilo que procura. E parece-me que é mais o seu estilo por aquilo que falou.
Quando fiz toda aquela comparação da GS e da RT era apenas para demonstrar que a RT e a sua aparente largura, é mesmo isso, aparência.
É efectivamente mais pesada, sim! Mais larga que a GS ou a R, não! ambas são mais largas 4 e 2 cms respectivamente.
O meu ponto nesta conversação era lever-lhe a pensar que juntar uma clássica/média gama como a R45 não trará assim tanto benefício para si.
E depois mais tarde vir a aperceber-se que talvez tenha sido um erro não apostar em algo um pouco acima.

Um pouco de história dentro do clube.
Até 2008 havia a mono-cilíndrica F650GS (que aqui passou a chamar-se G650GS) e a boxer R1200GS.
Com o aparecimento da F650GS e F800GS bi-cilíndricas, a malta ficou super entusiasmada pelas motas.
Ofereciam praticamente o mesmo que a 1200 mais barata e de média gama.
Houve uma enchente no clube destas motas. Houve mesmo quem tenha trocado R1200 pelas F800. Pelos consumos, pela economia de manutenção, etc.
Rapidamente se aperceberam que a gama média não era suficiente, e passados 2/3 anos a maior parte já estava nas 1200.

E vou explicar melhor:
Eu próprio quando comprei a minha 1150GS, estava no mercado para comprar a F650GS, isto em 2003.
Depois de umas voltas com ambas acabei por perceber que a 650 seria tudo aquilo que temos descrito para a R45. Mais tempo em alta rotação, mais exposição ao vento (sobretudo nos ombros e peito) e aos elementos, mais cansativo em viagens longas e a longo prazo.
Isto também porque tinha um objectivo claro a realizar quase de imediato: uma volta à Europa de moto.
Portanto acabei por não comprar a mota em 2002, como queria inicialmente, e adiei a minha viagem por 1 ano. Mas valeu a pena. O conforto e a tranquilidade de um motor superior torna tudo mais suave e menos stressante.

Não é porque a mota tem 85cv em vez de 50, não é porque a mota pesa 250 em vez de 195. É sim pelo facto de poder fazer velocidade de cruzeiro a 120km/h na auto-estrada às 2.500/3.000rpm em vez de 5.000, e ter o mesmo consumo. Estava a fazer médias de 4.5... E claro mais protegido do vento com o fantástico ecrã da GS
O custo da mota também foi superior, é certo, mas o retorno a médio e longo prazo foi sem dúvida muito maior e gratificante.

E é esta a ideia que quero deixar consigo.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 09 jul 2019 14:05

FernandoCaeiro Escreveu:
09 jul 2019 13:32
bmw-r80-1993.jpg

Conheço perfeitamente a mota, um grande amigo tem uma de 94, uma das últimas antes de descontinuarem o modelo.
Com a famigerada e rara pintura preta com as linhas brancas nesta versão. :D
Nesta altura havia uma escolha duvidosa de esquemas de cores na BMW :roll:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 10 jul 2019 00:30

José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 10 jul 2019 00:34

amandio Escreveu:
09 jul 2019 14:05
FernandoCaeiro Escreveu:
09 jul 2019 13:32
bmw-r80-1993.jpg

Conheço perfeitamente a mota, um grande amigo tem uma de 94, uma das últimas antes de descontinuarem o modelo.
Com a famigerada e rara pintura preta com as linhas brancas nesta versão. :D
Nesta altura havia uma escolha duvidosa de esquemas de cores na BMW :roll:
Também tive uma R100 R Mystic Preta!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder