TECH INFO - Racio da transmissão

Este fórum contém explicações e/ou descrições técnicas sobre mecânica, técnicas de manutenção, informação sobre peças, etc.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6411
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

TECH INFO - Racio da transmissão

Mensagem por amandio » 08 ago 2018 14:08

O rácio da transmissão é dado pela relação entre a engrenagem à saída da caixa de velocidades e a engrenagem na roda traseira.
Ou seja "a relação de engrenagens é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas. Em geral, no caso de duas engrenagens, se a primeira (a que está recebendo a força rotacional directamente do motor) é maior do que a segunda, esta irá girar mais rápido e vice versa."

Melhor do que estar aqui a explicar é mesmo ver o video :mrgreen:

Motorcycle Gearing Changes Explained

Want more acceleration or better fuel mileage from your motorcycle? It might be as easy as swapping out a sprocket. We’ll tell you everything you need to know about changing the final-drive ratio on your bike.


Fonte: MC Garage (Motorcyclist Magazine)

https://youtu.be/C6_FtVTjKng
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 5017
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: TECH INFO - Racio da transmissão

Mensagem por JoseMorgado » 08 ago 2018 16:01

Estas considerações, e conselhos, aplicam-se só alguns modelos, apesar de cada vez mais numerosos, da BMW.

Que são aqueles que têm, pinhão de ataque, cremalheira e corrente.

Durante muitos anos, a BMW só teve transmissão final, por veio e diferencial.

Mas também nesses casos, é possível "mexer" na Relação de Transmissão.

Nos modelos /5 (1970-73), /6 (1973-76) e /7 (1976-82) e depois (1985-96), independentemente das cilindradas que existiam, tudo, ou quase tudo, em cada série, era igual, incluindo a embraiagem, a caixa de velocidades, e as suas relações, e o veio de transmissão.

O que diferia em cada modelo, eram as relações finais do diferencial, mais curtas para os modelos de menor cilindrada, e mais longas para os modelos de maior cilindrada.

Dentro de cada cilindrada, era ainda possível escolher entre duas opções de relações finais, uma mais curta e uma mais longa.

Numa série que conheço ao pormenor, a /6, onde se inclui a R90S, existem duas opções para a R90/6 e duas opções para a R90S.

Como se pode ver neste catálogo da época.

Imagem

Imagem
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

luiz silva
Membro Experiente
Mensagens: 1525
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: TECH INFO - Racio da transmissão

Mensagem por luiz silva » 08 ago 2018 22:12

Muito bom!!

Abçs
Luiz

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante