R1200GS - porquê ? a minha visão.

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lagarto
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R1200GS - porquê ? a minha visão.

Mensagem por lagarto » 10 mar 2021 23:19

Como já relatei aqui no fórum, sou um recente proprietário de uma R1200GS Rallye de 2017 . Resolvi abrir este tópico para ir falando um pouco sobre a moto e para prosseguir a "amena cavaqueira" que já ia longa num off-topic sobre a ajuda na compra da mesma.

Já tive motos muito diferentes (também coloquei isso num tópico), mas normalmente todas elas foram motos com um leque de utilização limitado - por exemplo, uma R6 que queria era andar rápido, de preferência em pista, uma GTS que gostava de estrada aberta, uma Hayabusa que queria viajar rápido, e por aí fora.

Desde 2008 que comecei a olhar para as "adventure touring" de uma forma mais atenta pela sua versatilidade que fica apenas mais curta no departamento "sport"... but who cares!??

As motos que experimentei ao longo dos tempos foram a Tiger 800, muito divertida mas gastadora, a Ducati Multistrada, muito potente mas pouco confortável e com modo aquecedor de pernas em permanência, a F800GS, simpática mas menos confortável como tourer do que eu pretendia e a Africa Twin, cheia de predicados mas aquém da BMW em pontos que considero essenciais.

Um dos pontos que diferencia a BMW destas motos e que a apenas a Triumph Explorer acompanha é a transmissão por cardã: para muitos é algo que não faz parte de off-road, para outros como eu, é um conforto e um descanso em viagem, e esta questão do off-road vs viagem leva-me a um ponto importante: a GS é fraca fora de estrada ?
Bem, na verdade a big GS é inferior em muitos aspectos a certa concorrência, mas eu vejo isso como uma questão de foco. Eu por exemplo gosto dela exatamente por isso, por ser uma moto que tem mais foco na condução em estrada do que na condução fora dela. O importante é ter o chamado "jack of all trades" que enfatize exatamente o que necessitamos ao longo do tempo em que a utilizamos. Por exemplo, se vamos andar todos os dias para o trabalho e nalguns fins de semana por ano ir ao autódromo, será uma R a melhor escolha ?
Sabendo que nas motos o coração também conta, a escolha da GS pode parecer demasiado "desapaixonada" mas para quem tem uma e a aprecia, sabe que não é absolutamente nada disso.

Quando pensei na R1200GS os meus critérios foram muito específicos, algo que contraria o que muita gente diz por aí quando afirma "compraste uma GS? ficaste sem ideias? " - nada de mais errado:
- um "jack of all trades": check
- uma moto confortável para o condutor e pendura: check
- uma moto com tecnologia moderna: check
- uma moto com potência e força: check
- um moto manobrável mesmo a baixa velocidade: check
- uma moto capaz de andar em cidade: check (preferencialmente sem malas laterais)
- uma moto que goste de estrada com curvas e seja ágil: check (só fica espantado quem nunca conduziu uma)
- uma moto capaz de sair do asfalto para umas incursões não radicais: check
- ... e muito importante: uma moto segura: check!

A verdadeira enormidade de eletrónica poderá ser um contra se a nossa intenção for embrenharmo-nos fora do continente Europeu, em locais mais remotos, mas em tudo o resto só vejo vantagens.

A eletrónica é fonte de avarias ? Esse argumento faz-me recuar há umas décadas atrás quando os carros começaram a ter vidros elétricos: o pânico de algumas pessoas a dizer que ia ser uma chatice ficar com os vidros em baixo se avariassem, bla bla bla bla... Hoje em dia todos têm e ninguém pensa nisso. Injecção eletrónica ? A mesma coisa. Imobilizador eletrónico ? Idem... ABS ? E se falassem em ride by wire ? (muitos nem sabem o que é)... Enfim, a eletrónica tem os seus problemas, sendo o pior, o facto de quando avaria, dá geralmente origem a uma substituição e não a uma reparação, mas temos de viver com isso, portanto, eu aceito a eletrónica com todas as suas virtudes e defeitos.

Um pequeno aparte sobre a questão GS ou GSA : desde o primeiro instante que preferi a GS por ser mais leve, por ser menos volumosa e por ir mais de encontro ao que gosto numa moto. Um outro facto que pesa a favor da GS é que eu prefiro a GS sem extras que se acumulam muitas vezes em cima da estética : faróis suplementares, plásticos para proteger as pernas de chuva, proteções e mais proteções para caso ela caia, etc, etc... Não. Para mim a moto é mais bonita mais simples e não fosse uma das razões para a aquisição, ter de levar a minha respectiva pendura que não gosta muito de motos mas gosta da GS, e eu tirava-lhe já a grelha de suporte para o topcase e metia-lhe o banco Rallye, que entretanto não resisti a comprar em segunda mão para as minhas voltas a solo ;)

Em jeito de conclusão, a minha realidade é que a aquisição da GS foi uma compra de quem soube exactamente o que pretendia, especialmente por ter feito um bom test-drive antes da decisão - mal estaria se tivesse gasto uma boa quantia financeira para ter algo que fosse uma má escolha !!


Se o tópico foi criado fora de sitio, por favor avisem-me que eu movo-o para a secção correcta (se for possível)
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João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

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