Bmw r100 r?rt?rs??

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GualterBarros
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Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por GualterBarros » 24 mai 2020 22:05

Boas pessoal das 2 rodas :)

Sou novo membro aqui no grupo, e estou para comprar uma r100 para eu próprio restaurar, o que aconselham?
Bom motor?
Preço?
Potência é suficiente ?
Viagens longas ? Conforto ?

Agradeço qualquer dica ou sugestão
Cumprimentos

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amandio
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por amandio » 24 mai 2020 22:53

Ora Gualter,

As R100 foram motas produzidas de 1976 a 1996.
Quanto ao motor, durabilidade e potência tem prova dada com a presença no Dakar por 3 anos consecutivos sempre a ganhar em 83, 84 e 85 com R80G/S.
O motor é basicamente o mesmo, apenas com mais compressão para a R100.

As RT e RS são claramente motas para longas distâncias com mais e maior protecção aerodimânica.
As R não têm carenagens o que, como qualquer naked, não é tão confortável para longas distâncias.
Há ainda as S que têm uma protecção, embora menor, que sempre alivia a pressão do vento.

Aqui o nosso presidente, o Zé Morgado, tem uma R90S e será a pessoa mais indicada para descrever o conforto e as capacidades das boxer mais antigas.
Eu pessoalmente apenas dei pequenas voltinhas com uma R100S, não sendo suficiente para elaborar mais sobre as capacidades ciclisticas destas.

Depois gostaria de convidá-lo a passar pelo tópico "Bem vindo ao Fórum" a fazer a devida apresentação da praxe aqui à comunidade.
Amândio de Aveiro
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por GualterBarros » 25 mai 2020 08:11

Desde já, muito obrigado Amandio.
A diferença estará só no visual da mota ou também no motor ?

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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por amandio » 25 mai 2020 14:45

O meu conhecimento não me permite responder com absoluta certeza.
Sei que os motores /7 (R100/7 por exemplo) têm alguns upgrades em relação aos anteriores.
Por exemplo, o motor anterior era o R90 que neste caso era o /6. Houve um ligeiro aumento tanto em cc com em cv.
Exemplos concretos: a R90S tinha 898cc e 67cv e a R100S tinha 980 cc e 70cv.
Mas como disse os meus conhecimentos dos motores boxer pré anos 90 é um pouco limitado.
Amândio de Aveiro
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por JoseMorgado » 29 mai 2020 02:39

Boa noite Gualter.

As R100, em qualquer das suas versões, são excelentes Motas.

A R100S foi a evolução natural da R90S, e como o Amândio já disse, é muito semelhante.

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A nível estético são praticamente iguais, só diferindo nas cores, que deixaram de ser as exclusivas Silver Smoke e Orange Daytona, feitas à mão e passaram a uma panóplia de tons mais variadas.

Também alguns dos cromados passaram a preto.

As rodas deixaram de ser raiadas e passaram a liga leve.

O Motor ganhou uns cm3, 82, mas a principal alteração foi o abandono da alimentação com Carburadores Dellorto HM 38, com Bomba Aceleração, da R90S, a única BMW que não tem Bing e a adopção dessa marca de carburadores na alimentação da R100S.

Com essa alteração, a Mota tornou-se mais suave, mas deixou de ter o caracter marcadamente desportivo da R90S, com os arranques e acelerações fulgurantes que a tornaram conhecida, com prestações que a faziam chegar aos 204 km/h, a primeira Mota de Produção a Ultrapassar os 200 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,8 sec.

A R100S também "ganhou" travões mais eficientes, sendo por isso mais segura.

Nunca teve no entanto o carisma da R90S, pois nunca conseguiu suplantar o Palmarés de Provas de Velocidade ganho por ela, nomeadamente, nas provas TT da Ilha de Man e, principalmente, por ter conseguido, em 1976, na 1ª corrida da AMA, do 1º Superbike Championship, em Daytona, o 1º e 2º lugar, lado a lado, com a declaração do vencedor, Steve McLaughlin, por intermédio do FotoFinish.
O seu companheiro de equipa, Reg Pridmore, ficou a 2'' (5 cm) de distância.

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No entanto, no final da época, foi Reg Pridmore que, com a sua R90S nº 163, se sagrou o 1º campeão em Superbikes do mundo, entregando também, à BMW, a primeira Taça de Construtores Superbike da AMA.

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Para saberes mais sobre a R90S, assim como sobre as antecessoras, contemporâneas e sucessoras, dá uma vista de olhos neste Post:

viewtopic.php?f=56&t=6346

A R100RS é talvez a versão mais procurada e valorizada deste Modelo, pois a sua carenagem, foi a primeira de uma Mota no Mundo a ser Desenhada num Túnel de Vento, neste caso no de Pininfarina.

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A intenção foi produzir uma Mota que, para além de permitir velocidades de ponta elevadas e estabilidade a altas velocidades, também protege-se, eficazmente, o condutor das intempéries.

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Também foi muito popularizada pela série televisiva, "O Santo".

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Com a R100RT início designação, (RT), que ainda hoje se mantem e que nos indica a presença de Motas com uma posição de condução Muito Confortável, com uma Excelente Protecção Aerodinâmica e com Muito Boas Prestações e Segurança.

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Eu costumo dizer que as RT são as Melhores Motas do Mundo.
José Morgado
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por viana » 04 jun 2020 11:57

Bom dia,

As R100 foram produzidas ao longo de 3 décadas e, apesar de esteticamente não aparentarem grandes diferenças, existem alguns detalhes importantes, dependendo da utilização pretendida.
A nível de motor, as que apresentam "mais pulmão" são as R100S e R100RS, com maiores taxas de compressão e válvulas de maior dimensão (também conhecidas por big valve). Existem também algumas versões com coletores de escape de 40mm, em vez dos mais comuns 38mm.
A primeira grande diferença nestes modelos surge no início da década de 80, com os motores a permitirem a utilização de gasolina sem chumbo (sedes das válvulas diferentes) e ignição eletrónica (sem manutenção).
Foram sendo também feitas algumas atualizações ao nível do sistema de travagem. O primeiro sistema era ATE, com comando por cabo e bomba debaixo do depósito (que tende a ganhar ferrugem nessa zona) e pinças integradas nos amortecedores. É o sistema que trava pior e posso dizer que a minha R100S anda demais para o que trava... Existem kits para converter a bomba de travão para a manete, que melhoram um pouco o desempenho, mas na década de 80 este sistema foi substituído por um novo da Brembo. As pinças ficam na parte superior do disco e a bomba de travão já fica na manete. Posteriormente e já com as R100 dos anos 90, o sistema de travagem sofreu a última atualização e é bem mais eficaz. Com estes modelos é também introduzido o catalisador no escape e passa a existir apenas uma panela do lado esquerdo, com o braço oscilante do lado direito a ser renovado para o paralever. Nestes modelos é feita a última atualização estética, com jantes de raios novamente disponíveis (desta vez a permitirem pneus tubeless), banco e depósito novos, alterações no quadro, etc. Estes modelos são a última iteração, muito equilibrados e com uma condução "mais moderna" mas são também os menos potentes.
Voltando aos anos 80, é feita a primeira grande alteração estética, com a introdução da geração "mono". Foram assim abandonadas as suspensões traseiras com 2 molas, passando a ser incorporado um braço oscilante, com apenas um amortecedor, do lado direito. O farol traseiro, bacquet e tampas laterais sofrem algumas alterações, assim como as jantes (deixam de estar disponíveis as jantes de raios), malas laterais e outros detalhes. Quanto ao motor, a tampa do filtro de ar passa a ser de plástico e o filtro é redesenhado para um modelo quadrado.
Existem também muitos detalhes não visíveis que vão mudando ao longo destes anos, mas que são importantes ao nível de manutenção.
Ao nível dos extras também existem algumas questões importantes a considerar na compra da mota, apesar de ser sempre possível um retrofit ou alterações. O radiador de óleo com termostato era um extra bastante importante, principalmente em climas mais temperados, para manter a temperatura do motor mais estável. Nas RT e RS, que são mais fechadas por causa das carenagens, existem diferenças na carenagem que fica em frente ao motor: a que tem radiador é fechada e vê-se apenas o radiador, nas outras versões a carenagem tem alhetas que permitem a passagem de ar. O disco de travão traseiro era também um extra, mas é conhecido por travar pior que o tambor.
De resto são modelos muito robustos e fáceis de trabalhar e se a ideia é restaurar existe material novo para tudo, incluindo cilindros e pistões. O representante MAX BMW nos USA lançou um desafio interno para ver até onde poderia ir com as peças que tinha em stock no armazém. O resultado foi que montaram uma R90S completa.

Lamento qualquer imprecisão temporal, até porque ao longo dos anos aparecem coisas de gerações anteriores e posteriores montadas em alguns modelos e não sei ao certo quando foram feitas as transições. Espero ter ajudado.

Um abraço
Viana
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por amandio » 04 jun 2020 20:53

Obrigado Viana pelo fantástico input.
Muito exclarecedor.
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por viana » 06 jun 2020 12:30

Sempre às ordens :D
Algumas destas coisas uma pessoa vai aprendendo ao mexer nelas e, principalmente, quando é preciso encomendar peças...
Neste momento estou a trocar as juntas e retentores da minha R100S porque já baba óleo por alguns sítios. A caixa de velocidades já está fora... quando tiver oportunidade crio um tópico com a descrição do trabalho!
Viana
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por amandio » 08 jun 2020 13:15

viana Escreveu:
06 jun 2020 12:30
Sempre às ordens :D
Algumas destas coisas uma pessoa vai aprendendo ao mexer nelas e, principalmente, quando é preciso encomendar peças...
Neste momento estou a trocar as juntas e retentores da minha R100S porque já baba óleo por alguns sítios. A caixa de velocidades já está fora... quando tiver oportunidade crio um tópico com a descrição do trabalho!
Muito bem, obrigado! :D
Estamos sempre interessados em aprender algo mais.
Amândio de Aveiro
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Re: Bmw r100 r?rt?rs??

Mensagem por JoseMorgado » 10 jun 2020 10:05

viana Escreveu:
04 jun 2020 11:57
Bom dia,

As R100 foram produzidas ao longo de 3 décadas e, apesar de esteticamente não aparentarem grandes diferenças, existem alguns detalhes importantes, dependendo da utilização pretendida.
A nível de motor, as que apresentam "mais pulmão" são as R100S e R100RS, com maiores taxas de compressão e válvulas de maior dimensão (também conhecidas por big valve). Existem também algumas versões com coletores de escape de 40mm, em vez dos mais comuns 38mm.
A primeira grande diferença nestes modelos surge no início da década de 80, com os motores a permitirem a utilização de gasolina sem chumbo (sedes das válvulas diferentes) e ignição eletrónica (sem manutenção).
Foram sendo também feitas algumas atualizações ao nível do sistema de travagem. O primeiro sistema era ATE, com comando por cabo e bomba debaixo do depósito (que tende a ganhar ferrugem nessa zona) e pinças integradas nos amortecedores. É o sistema que trava pior e posso dizer que a minha R100S anda demais para o que trava... Existem kits para converter a bomba de travão para a manete, que melhoram um pouco o desempenho, mas na década de 80 este sistema foi substituído por um novo da Brembo. As pinças ficam na parte superior do disco e a bomba de travão já fica na manete. Posteriormente e já com as R100 dos anos 90, o sistema de travagem sofreu a última atualização e é bem mais eficaz. Com estes modelos é também introduzido o catalisador no escape e passa a existir apenas uma panela do lado esquerdo, com o braço oscilante do lado direito a ser renovado para o paralever. Nestes modelos é feita a última atualização estética, com jantes de raios novamente disponíveis (desta vez a permitirem pneus tubeless), banco e depósito novos, alterações no quadro, etc. Estes modelos são a última iteração, muito equilibrados e com uma condução "mais moderna" mas são também os menos potentes.
Voltando aos anos 80, é feita a primeira grande alteração estética, com a introdução da geração "mono". Foram assim abandonadas as suspensões traseiras com 2 molas, passando a ser incorporado um braço oscilante, com apenas um amortecedor, do lado direito. O farol traseiro, bacquet e tampas laterais sofrem algumas alterações, assim como as jantes (deixam de estar disponíveis as jantes de raios), malas laterais e outros detalhes. Quanto ao motor, a tampa do filtro de ar passa a ser de plástico e o filtro é redesenhado para um modelo quadrado.
Existem também muitos detalhes não visíveis que vão mudando ao longo destes anos, mas que são importantes ao nível de manutenção.
Ao nível dos extras também existem algumas questões importantes a considerar na compra da mota, apesar de ser sempre possível um retrofit ou alterações. O radiador de óleo com termostato era um extra bastante importante, principalmente em climas mais temperados, para manter a temperatura do motor mais estável. Nas RT e RS, que são mais fechadas por causa das carenagens, existem diferenças na carenagem que fica em frente ao motor: a que tem radiador é fechada e vê-se apenas o radiador, nas outras versões a carenagem tem alhetas que permitem a passagem de ar. O disco de travão traseiro era também um extra, mas é conhecido por travar pior que o tambor.
De resto são modelos muito robustos e fáceis de trabalhar e se a ideia é restaurar existe material novo para tudo, incluindo cilindros e pistões. O representante MAX BMW nos USA lançou um desafio interno para ver até onde poderia ir com as peças que tinha em stock no armazém. O resultado foi que montaram uma R90S completa.

Lamento qualquer imprecisão temporal, até porque ao longo dos anos aparecem coisas de gerações anteriores e posteriores montadas em alguns modelos e não sei ao certo quando foram feitas as transições. Espero ter ajudado.

Um abraço
Excelente Viana! Obrigado por todos este pormenores das R100!! Isto merece um Tópico específico só para este Modelo!!
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