bom dia a todos,
como no disse no post onde me apresentei, há uns meses decidi tirar a carta de condução de mota. o meu único contacto com motas até hoje foi o use intensivo de scooter durante a adolescência.
nesta momento encontro-me a estudar para o código pelo que conto, ter a carta sensivelmente daqui a um mês.
comecei há algum tempo na pesquisa da melhor primeira mota e tenho passado por várias fazes e indecisões. antes de vos dizer quais as opções que passam pela minha cabeça todos os dias (e voltam no dia seguinte), sei que o tipo de mota a escolher irá depender do uso que leh irei dar: citadino, commuter citadino, viagens longas, off road etc. pois bem, o meu problema começa aí: como nunca andei de mota, não sei. alem de que como tenho uma vida agitada e duas crianças em casa tenho algumas duvidas de quanto tempo terei para desfrutar da mota (é lógico comprar mota? não é, mas a vida são dois dias).
eu imagino que a minhas viagens serão em cidade e alguns percursos mais longos de Auto estrada ou estradas nacionais. algum passeio acompanhado pelo meu filhos mais velho e talvez algum dia com a minha esposa (tenho algumas duvidas).
Claro que se me entrar o bicho pelas longas viagens terei que encontrar o tempo para elas.
Opções de motas já vistas (peço desculpa por mencionar algumas não BMW) :
Guzzi V7:
foi a primeira mota que vi, agrada-se o design é pouco potente e pesada com primeira mota. transporta dois com alguma facilidade mas uma mota algo limitada fora de ambiente citadino. Preço usada ~7.000 eur de 2016 (~15.000)
Bonneville T100/T120:
o mesmo que acima mas um pouco mais caro. T100 (900cc) 8300€ 25.000km 2016 | T120 (1200cc) 17.000km 10.500 eur 2017
RnineT Scrambler :
estética bonita, motor Boxer, mais potente e um pouco mais pesada apesar do centro baixo de gravidade( quem sou eu para vos dizer isto).
pouco espaço para um passageiro. mais cara que as duas de cima. 13.500€ 2018 10.000km em stand com garantia
GS 850 / 1200:
aqui centra-se a grande duvida existencial: faz sentido uma GS1200 como primeira mota. o seu peso em cidade faz sentido para mim?
sei que o peso só se nota parado mas tenho algum receio de me sentir inseguro especialmente com algum passageiro.
a 850 poderia ser um bom compromisso inicial mas a verdade é que gosto bem mais da 1200 e do seu motor. faltam-me nas 850 os dois cilindros de fora e o motor 850 feita na China deixa-me algo de pé atrás.
GS1200 2016 ~20.000km 16.000€ em stand com garantia
GS850 2019 nova 15.000eur
importante notar que meço 1.82mt e cerca de 80 kg de constituição atlética
algo importante tb é o valor comercial da mota em si, ou seja, como provavelmente me irei enganar no tipo de mota que vou comprar, ou inclusivamente chegar à conclusão que pura e simplesmente nao tenho tempo para andar de mota (espero que nao seja o caso) preciso de algo que consiga transacionar com alguma facilidade.
agradeço muito as vossas opiniões a respeito,
Obrigado
Qual a moto que mais se adapta a mim?
Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC
- JoseMorgado
- Moderador
- Mensagens: 6443
- Registado: 23 jan 2008 21:41
- Localização: Lisboa
- Contacto:
Re: Qual a moto que mais se adapta a mim?
Bom dia cezinho.
O assunto, que Mota escolher? é recorrente nas Nossas Conversas, mesmo entre os mais experimentados.
Nas Motas, o irracional tem Muita Importância, pelo que as Nossas Escolhas, mesmo que Muito Bem Fundamentadas, nem sempre recaem sobre o que é efectivamente Melhor para Nós....
Relativamente às Marcas que não BMW, não me vou manifestar, se bem que as Guzzi e Thriumph têm o seu charme.
As BMW, para além de muitas outras vantagens, têm a "qualidade", principalmente as usadas, de não sofrerem uma desvalorização tão acentuada com as outras marcas.
Isto é mais evidente em relação às Japonesas.
Relativamente às BMW, neste momento existe oferta para Todos os Gostos.
Se o objectivo for puramente utilitário e para a cidade, há a novíssima e excelente C 400
Se o objectivo for utilitário, mas já com vontade de dar alguns passeios fora da cidade, temos as C 600
Se o objectivo for fazer Viagens, com economia e conforto, temos a RT
Se o objectivo for o Estilo, temos as nineT
Se o objectivo for o estilo, com grande conforto e tecnologia, temos as Bagger e Grand América
Se o objectivo for Alta Tecnologia e Conforto, para grande viagens, temos as K1600
Se o objectivo for a Mota da Moda, temos as R1200 GS(A)
Se o objectivo for fazer Todo Terreno, não privilegiando o conforto, temos as F800
Se o objectivo for as zero emissões, temos as C Evolution
Se o objectivo for gastar pouco dinheiro, temos as G310
Isto para não falar na Novíssima R18, que tem tudo isto e Muito Mais e chegará dentro de Pouco Tempo!!
Enfim, a Escolha é Muito Fácil….
O assunto, que Mota escolher? é recorrente nas Nossas Conversas, mesmo entre os mais experimentados.
Nas Motas, o irracional tem Muita Importância, pelo que as Nossas Escolhas, mesmo que Muito Bem Fundamentadas, nem sempre recaem sobre o que é efectivamente Melhor para Nós....
Relativamente às Marcas que não BMW, não me vou manifestar, se bem que as Guzzi e Thriumph têm o seu charme.
As BMW, para além de muitas outras vantagens, têm a "qualidade", principalmente as usadas, de não sofrerem uma desvalorização tão acentuada com as outras marcas.
Isto é mais evidente em relação às Japonesas.
Relativamente às BMW, neste momento existe oferta para Todos os Gostos.
Se o objectivo for puramente utilitário e para a cidade, há a novíssima e excelente C 400
Se o objectivo for utilitário, mas já com vontade de dar alguns passeios fora da cidade, temos as C 600
Se o objectivo for fazer Viagens, com economia e conforto, temos a RT
Se o objectivo for o Estilo, temos as nineT
Se o objectivo for o estilo, com grande conforto e tecnologia, temos as Bagger e Grand América
Se o objectivo for Alta Tecnologia e Conforto, para grande viagens, temos as K1600
Se o objectivo for a Mota da Moda, temos as R1200 GS(A)
Se o objectivo for fazer Todo Terreno, não privilegiando o conforto, temos as F800
Se o objectivo for as zero emissões, temos as C Evolution
Se o objectivo for gastar pouco dinheiro, temos as G310
Isto para não falar na Novíssima R18, que tem tudo isto e Muito Mais e chegará dentro de Pouco Tempo!!
Enfim, a Escolha é Muito Fácil….
José Morgado
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Sócio 237
R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022
Re: Qual a moto que mais se adapta a mim?
Gostaria de aproveitar o tópico para perguntar opiniões sobre esta GSA:
https://www.standvirtual.com/anuncio/bm ... NUaH8.html
https://www.standvirtual.com/anuncio/bm ... NUaH8.html
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes