Qual a moto que mais se adapta a mim?

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
cezinho
Membro em Estágio
Mensagens: 4
Registado: 17 dez 2019 17:17
Contacto:

Qual a moto que mais se adapta a mim?

Mensagem por cezinho » 19 dez 2019 10:00

bom dia a todos,

como no disse no post onde me apresentei, há uns meses decidi tirar a carta de condução de mota. o meu único contacto com motas até hoje foi o use intensivo de scooter durante a adolescência.
nesta momento encontro-me a estudar para o código pelo que conto, ter a carta sensivelmente daqui a um mês.

comecei há algum tempo na pesquisa da melhor primeira mota e tenho passado por várias fazes e indecisões. antes de vos dizer quais as opções que passam pela minha cabeça todos os dias (e voltam no dia seguinte), sei que o tipo de mota a escolher irá depender do uso que leh irei dar: citadino, commuter citadino, viagens longas, off road etc. pois bem, o meu problema começa aí: como nunca andei de mota, não sei. alem de que como tenho uma vida agitada e duas crianças em casa tenho algumas duvidas de quanto tempo terei para desfrutar da mota (é lógico comprar mota? não é, mas a vida são dois dias).
eu imagino que a minhas viagens serão em cidade e alguns percursos mais longos de Auto estrada ou estradas nacionais. algum passeio acompanhado pelo meu filhos mais velho e talvez algum dia com a minha esposa (tenho algumas duvidas).
Claro que se me entrar o bicho pelas longas viagens terei que encontrar o tempo para elas.

Opções de motas já vistas (peço desculpa por mencionar algumas não BMW) :

Guzzi V7:
foi a primeira mota que vi, agrada-se o design é pouco potente e pesada com primeira mota. transporta dois com alguma facilidade mas uma mota algo limitada fora de ambiente citadino. Preço usada ~7.000 eur de 2016 (~15.000)
Bonneville T100/T120:
o mesmo que acima mas um pouco mais caro. T100 (900cc) 8300€ 25.000km 2016 | T120 (1200cc) 17.000km 10.500 eur 2017
RnineT Scrambler :
estética bonita, motor Boxer, mais potente e um pouco mais pesada apesar do centro baixo de gravidade( quem sou eu para vos dizer isto).
pouco espaço para um passageiro. mais cara que as duas de cima. 13.500€ 2018 10.000km em stand com garantia
GS 850 / 1200:
aqui centra-se a grande duvida existencial: faz sentido uma GS1200 como primeira mota. o seu peso em cidade faz sentido para mim?
sei que o peso só se nota parado mas tenho algum receio de me sentir inseguro especialmente com algum passageiro.
a 850 poderia ser um bom compromisso inicial mas a verdade é que gosto bem mais da 1200 e do seu motor. faltam-me nas 850 os dois cilindros de fora e o motor 850 feita na China deixa-me algo de pé atrás.
GS1200 2016 ~20.000km 16.000€ em stand com garantia
GS850 2019 nova 15.000eur


importante notar que meço 1.82mt e cerca de 80 kg de constituição atlética :P
algo importante tb é o valor comercial da mota em si, ou seja, como provavelmente me irei enganar no tipo de mota que vou comprar, ou inclusivamente chegar à conclusão que pura e simplesmente nao tenho tempo para andar de mota (espero que nao seja o caso) preciso de algo que consiga transacionar com alguma facilidade.


agradeço muito as vossas opiniões a respeito,
Obrigado

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Qual a moto que mais se adapta a mim?

Mensagem por JoseMorgado » 19 dez 2019 13:01

Bom dia cezinho.

O assunto, que Mota escolher? é recorrente nas Nossas Conversas, mesmo entre os mais experimentados.

Nas Motas, o irracional tem Muita Importância, pelo que as Nossas Escolhas, mesmo que Muito Bem Fundamentadas, nem sempre recaem sobre o que é efectivamente Melhor para Nós....

Relativamente às Marcas que não BMW, não me vou manifestar, se bem que as Guzzi e Thriumph têm o seu charme.

As BMW, para além de muitas outras vantagens, têm a "qualidade", principalmente as usadas, de não sofrerem uma desvalorização tão acentuada com as outras marcas.

Isto é mais evidente em relação às Japonesas.

Relativamente às BMW, neste momento existe oferta para Todos os Gostos.

Se o objectivo for puramente utilitário e para a cidade, há a novíssima e excelente C 400

Se o objectivo for utilitário, mas já com vontade de dar alguns passeios fora da cidade, temos as C 600

Se o objectivo for fazer Viagens, com economia e conforto, temos a RT

Se o objectivo for o Estilo, temos as nineT

Se o objectivo for o estilo, com grande conforto e tecnologia, temos as Bagger e Grand América

Se o objectivo for Alta Tecnologia e Conforto, para grande viagens, temos as K1600

Se o objectivo for a Mota da Moda, temos as R1200 GS(A)

Se o objectivo for fazer Todo Terreno, não privilegiando o conforto, temos as F800

Se o objectivo for as zero emissões, temos as C Evolution

Se o objectivo for gastar pouco dinheiro, temos as G310

Isto para não falar na Novíssima R18, que tem tudo isto e Muito Mais e chegará dentro de Pouco Tempo!!

Enfim, a Escolha é Muito Fácil….
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

cezinho
Membro em Estágio
Mensagens: 4
Registado: 17 dez 2019 17:17
Contacto:

Re: Qual a moto que mais se adapta a mim?

Mensagem por cezinho » 21 dez 2019 22:53

Gostaria de aproveitar o tópico para perguntar opiniões sobre esta GSA:
https://www.standvirtual.com/anuncio/bm ... NUaH8.html

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante