Aquisição R 1150 RT
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Aquisição R 1150 RT
Carrisimos antes de mais boa Tarde,
Sou novo neste fórum,por um motivo estou a pensar adquirir uma K1150RT de 2004 com 54.000Km, por um preço bastante interessante (-4.000€), no entanto a mota não tem ABS à frente por o módulo estar avariado, já sei valores que implicam a reparação/substituição do mesmo, no entanto li aqui algures que os modelos a partir de 2004 são servo-assistidas e por este fato a travagem das mesmas quando o ABS não funciona numa das rodas é deficiente. É verdade ou a mota trava na mesma e suficientemente, mas sem o ABS atuar na roda que tem o problema no módulo.
Já agora agradeço as vossa opiniões sobre esta situação e de quem seja dono destas máquina opiniões sobre a mesma, consumos estabilidade conforto, revisões/preços etc.
Muito obrigado desde já
Paulo
Sou novo neste fórum,por um motivo estou a pensar adquirir uma K1150RT de 2004 com 54.000Km, por um preço bastante interessante (-4.000€), no entanto a mota não tem ABS à frente por o módulo estar avariado, já sei valores que implicam a reparação/substituição do mesmo, no entanto li aqui algures que os modelos a partir de 2004 são servo-assistidas e por este fato a travagem das mesmas quando o ABS não funciona numa das rodas é deficiente. É verdade ou a mota trava na mesma e suficientemente, mas sem o ABS atuar na roda que tem o problema no módulo.
Já agora agradeço as vossa opiniões sobre esta situação e de quem seja dono destas máquina opiniões sobre a mesma, consumos estabilidade conforto, revisões/preços etc.
Muito obrigado desde já
Paulo
Última edição por Jardino em 13 mar 2019 15:36, editado 1 vez no total.
- abbocath
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Re: Aquisição K 1150 RT
Bom dia Paulo, antes de mais bem vindo ao fórum mas aproveito para pedir que passe por aqui https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewforum.php?f=3 e deixe "algo" mais sobre si para o conhecermos melhor.
Agora da mota, o modelo em questão é o R 1150 RT não é? Com motor boxer de 2004 certo?
Ora então, essa é uma mota excelente, com um motor de uma fiabilidade inestimável e considerado por muitos, muitos mesmo, como os melhores motores boxer da BMW porque são puristas e não "contaminados" ainda por electroniquices.
Eu tenho o motor 1150 na minha GS, mas não o "twin spark" como esse. Não é um 1200 mas não a deixa ficar nada mal perante qualquer mota!
Estradista de natureza essa mota é muito confortável para todo o tipo de viagens e capaz de uns estradões de terra sem problema. Estável em curva como não poderia deixar de ser.
Os consumos estarão certamente dependentes do lado direito do guiador, mas se eu disser que fará um combinado e sem olhar com muito cuidado para o ponteiro da velocidade entre 5 e 6,5 lts/100 acho que não estou a dizer disparates.
As revisões e sendo a mota bem cuidada e estimada, e sendo feitas a tempo são bem em conta e não são caras ao contrário do que muitos dizem por ser BMW.
Agora tens um problema, o módulo de ABS avariado. A aquisição de um novo vai ser cara e um usado é um "pau de 2 bicos". A reparação é possível, já as fizeram mas não sei se com ou sem sucesso ao fim de algum tempo. Há imensas descrições por essa NET fora de que a falha desses módulos se deve ao simples facto de não serem feitas manutenções regulares de troca de óleo de travões com respectivo sangramento do módulo de ABS.
Boa compra e boas curvas!
Agora da mota, o modelo em questão é o R 1150 RT não é? Com motor boxer de 2004 certo?
Ora então, essa é uma mota excelente, com um motor de uma fiabilidade inestimável e considerado por muitos, muitos mesmo, como os melhores motores boxer da BMW porque são puristas e não "contaminados" ainda por electroniquices.
Eu tenho o motor 1150 na minha GS, mas não o "twin spark" como esse. Não é um 1200 mas não a deixa ficar nada mal perante qualquer mota!
Estradista de natureza essa mota é muito confortável para todo o tipo de viagens e capaz de uns estradões de terra sem problema. Estável em curva como não poderia deixar de ser.
Os consumos estarão certamente dependentes do lado direito do guiador, mas se eu disser que fará um combinado e sem olhar com muito cuidado para o ponteiro da velocidade entre 5 e 6,5 lts/100 acho que não estou a dizer disparates.
As revisões e sendo a mota bem cuidada e estimada, e sendo feitas a tempo são bem em conta e não são caras ao contrário do que muitos dizem por ser BMW.
Agora tens um problema, o módulo de ABS avariado. A aquisição de um novo vai ser cara e um usado é um "pau de 2 bicos". A reparação é possível, já as fizeram mas não sei se com ou sem sucesso ao fim de algum tempo. Há imensas descrições por essa NET fora de que a falha desses módulos se deve ao simples facto de não serem feitas manutenções regulares de troca de óleo de travões com respectivo sangramento do módulo de ABS.
Boa compra e boas curvas!
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Sócio 689
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R 1150 GS 2002
Re: Aquisição K 1150 RT
Ora Paulo,
Em primeiro lugar gostaria de convidá-lo a passar no tópico Bem vindo ao Fórum e fazer a apresentação da praxe à comunidade.
Fale um pouco de si, de onde é, talvez um pouco do seu percurso no mundo das motas.
Relativamente à mota em questão, vamos por partes:
- Não se trata de uma K (motor com cilindros em linha) mas sim de uma R (motor boxer - cilindros opostos).
Eu sei que por vezes é confuso as denominações da BMW mas aqui está um tópico que esclarece o assunto: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... f=4&t=6792.
- O preço está muito bom para a mota que é, mas o módulo de ABS não funciona... não é um bom sinal.
Se não foi tratado porque é caro, que outras coisas terão sido sonegadas por motivo idêntico.
Não quer dizer que seja o caso, mas vendo a mota algumas coisas podem ser vistas com uma inspeção visual à mota.
Aqui fica um tópico sobre a compra de motas usadas: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... =32&t=6823
- ABS e eficiência de travagem: Não sei.
O sistema que alimenta os pistões de travão sai todo do módulo de ABS. O sistema servofreio não sei bem onde entra aqui.
Pode ver nestes esquemas:
http://www.realoem.com/bmw/pt/partgrp?i ... 499_&mg=34
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1182
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1181
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1180
Sei também que a travagem é repartida com o sistema servofreio. Ou seja a travagem nunca é totalmente só à frente nem totalmente só atrás.
Em primeiro lugar gostaria de convidá-lo a passar no tópico Bem vindo ao Fórum e fazer a apresentação da praxe à comunidade.
Fale um pouco de si, de onde é, talvez um pouco do seu percurso no mundo das motas.
Relativamente à mota em questão, vamos por partes:
- Não se trata de uma K (motor com cilindros em linha) mas sim de uma R (motor boxer - cilindros opostos).
Eu sei que por vezes é confuso as denominações da BMW mas aqui está um tópico que esclarece o assunto: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... f=4&t=6792.
- O preço está muito bom para a mota que é, mas o módulo de ABS não funciona... não é um bom sinal.
Se não foi tratado porque é caro, que outras coisas terão sido sonegadas por motivo idêntico.
Não quer dizer que seja o caso, mas vendo a mota algumas coisas podem ser vistas com uma inspeção visual à mota.
Aqui fica um tópico sobre a compra de motas usadas: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... =32&t=6823
- ABS e eficiência de travagem: Não sei.
O sistema que alimenta os pistões de travão sai todo do módulo de ABS. O sistema servofreio não sei bem onde entra aqui.
Pode ver nestes esquemas:
http://www.realoem.com/bmw/pt/partgrp?i ... 499_&mg=34
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1182
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1181
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1180
Sei também que a travagem é repartida com o sistema servofreio. Ou seja a travagem nunca é totalmente só à frente nem totalmente só atrás.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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Re: Aquisição K 1150 RT
Paulo não leve a mal a insistência para se apresentar ao fórum, apenas uma coincidência.
Tanto o Rui como eu estávamos a responder ao mesmo tempo, e expressamos a mesma ideia.
Tanto o Rui como eu estávamos a responder ao mesmo tempo, e expressamos a mesma ideia.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
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- abbocath
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Re: Aquisição K 1150 RT
Bem me parecia que alguém estava a mexer no meu teclado!
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002
Sócio 689
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R 1150 GS 2002
Re: Aquisição K 1150 RT
Claro que não levo a mal foi falha minha não ter lido tudo, no entanto já o fiz, já agora obrigado pelas v/ opiniões.
Ainda em relação à moto em concreto a mesma tirando o ABS no restante está impecável (é assitida pelo meu mecânico que a conhece bem)
Abraço
Paulo
Re: Aquisição K 1150 RT
Bem então a questão é mesmo o caro módulo de ABS...
Como já tinha explicado antes, não sei até que ponto a eficácia da travagem pode ser afectada pelo módulo inoperacional do ABS.
Talvez o Zé Morgado tenha mais conhecimento sobre o assunto. Certamente dará uma opinião assertiva sobre o assunto.
Como já tinha explicado antes, não sei até que ponto a eficácia da travagem pode ser afectada pelo módulo inoperacional do ABS.
Talvez o Zé Morgado tenha mais conhecimento sobre o assunto. Certamente dará uma opinião assertiva sobre o assunto.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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Re: Aquisição K 1150 RT
amandio Escreveu: ↑13 mar 2019 13:42Ora Paulo,
Relativamente à mota em questão, vamos por partes:
- Não se trata de uma K (motor com cilindros em linha) mas sim de uma R (motor boxer - cilindros opostos).
Eu sei que por vezes é confuso as denominações da BMW mas aqui está um tópico que esclarece o assunto: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... f=4&t=6792.
Têm Razão é a R 1150 Rt (retificado no titulo do post)
Re: Aquisição K 1150 RT
amandio Escreveu: ↑13 mar 2019 15:47Jardino Escreveu: ↑13 mar 2019 15:37Têm Razão é a R 1150 Rt (retificado no titulo do post)amandio Escreveu: ↑13 mar 2019 13:42Ora Paulo,
Relativamente à mota em questão, vamos por partes:
- Não se trata de uma K (motor com cilindros em linha) mas sim de uma R (motor boxer - cilindros opostos).
Eu sei que por vezes é confuso as denominações da BMW mas aqui está um tópico que esclarece o assunto: https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... f=4&t=6792.
A malta sabe perfeitamente de que fala.
E para quem entra no mundo BMW é confuso pois não são denominações comuns a outras marcas.
Eu também fiz confusão inicialmente... com o tempo aprende-se
Mas é exactamente para isso que cá estamos: ajudar no que for possível!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
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Re: Aquisição K 1150 RT
Já falei com quem tem uma 1100 RT e que também não tem o ABS a funcionar (travagem não servo-assistida), no entanto o unico problema e considerando que o travão de trás é muito "mordaz" a roda pode bloquear se não formos meigos a acionar o pedal, de resto a mota trava na mesma no entanto não é servo-assitida como disse. Mas acho que a servo-assistência terá a ver com a repartição da travagem como você disse anteriormente.amandio Escreveu: ↑13 mar 2019 13:42- ABS e eficiência de travagem: Não sei.
O sistema que alimenta os pistões de travão sai todo do módulo de ABS. O sistema servofreio não sei bem onde entra aqui.
Pode ver nestes esquemas:
http://www.realoem.com/bmw/pt/partgrp?i ... 499_&mg=34
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1182
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1181
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1180
Sei também que a travagem é repartida com o sistema servofreio. Ou seja a travagem nunca é totalmente só à frente nem totalmente só atrás.
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