1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

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JoseMorgado
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1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por JoseMorgado » 03 nov 2018 22:40

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1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Faz hoje exactamente uma semana que as Novas R1250 RT e GS passaram a estar disponíveis no mercado português.

Felizmente, tive oportunidade de as experimentar, numa pequena voltinha com ambos os Modelos.

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Esteticamente, pouco ou nada diferem dos modelos de 2018.

Quer na GS.

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Onde apenas existem alguns pormenores de "designação" diferentes.

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Quer na RT.

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Onde, para além de algumas combinações de cores diferentes, é preciso muita "atenção" para descobrir diferenças para os modelos de 2018.

Até as versões "Spezial Option 719" se mantêm.

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A grande diferença está no novo Motor que equipa a RT e a GS.

Que se diferencia pela estética das tampas das válvulas.

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Com 1.254 c.c., mais 84 c.c., 136 hp, mais 11 hp e 143 Nm, mais 18 Nm, que o R1200 anterior.

E, principalmente, com a Shift Cam Technology.

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Um novo sistema de distribuição, com o desfasamento da abertura das válvulas de admissão, quer em tempo, quer em amplitude.

Aumentando a velocidade e turbulência dos gases de admissão na câmara de combustão, a baixa rotação, e a quantidade dos mesmos, a alta rotação.

O objectivo foi o incremento da potência e binário ao longo de todos os regimes.

Vídeo do motor R1250 - Shift Cam Technology

Nas "voltinhas" que dei, quer com a RT, quer com a GS, notei uma grande diferença na "capacidade" do arranque e aceleração, principalmente a média e alta rotação, com grande facilidade para, mesmo com as ajudas electrónicas, as Motas levantarem a roda da frente.

Estava no entanto à espera de um Motor com mais "elasticidade" para, por ex., andar a baixa velocidade, e rotação, em 6ª.

Tentei andar em 6ª a baixa velocidade/rotação e, aí, o comportamento já não foi tão "simpático".

A velocidades inferiores a 70/80 km/h, é impossível rodar em 6ª, e muito menos ganhar velocidade, sem que para tal não tenhamos de engrenar uma, duas ou três relações abaixo.

Era nestas situações que eu esperava que o motor Shift Cam se comportasse melhor.

O aumento de binário está lá, o aumento de potência também está lá, só que a faixa de rotações utilizáveis ficou semelhante ou até mais reduzida que nos modelos anteriores.

Este comportamento é mais evidente na RT, pois pesa mais uns quilitos que a GS.

Eu sei que o R1250 não é um motor de 4 ou 6 cilindros da BMW, mas esperava muito melhor neste aspecto….

Quanto à actuação do Shift Cam, só posso dizer que está muito bem "domesticado", pois não consegui perceber qualquer salto no evoluir da disponibilidade do binário e potência.

Tudo se passa com muita "naturalidade" e "previsibilidade".

A "mudança" de árvore de cames é feita em função de muito factores e varáveis, e não só em função da rotação do motor, pelo que o que se sente, é um evoluir possante de rotação, sem qualquer "sobressalto".

Também esperava muito mais na evolução da RT, principalmente porque, ao contrário da GS, nenhuma alteração sofreu desde o seu lançamento em 2014.

Esperava uma solução estética mais coerente para a ligação da carenagem frontal, que não sofreu qualquer alteração.

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Com a secção frontal do motor.

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Muito mais do que estes dois pequenos apêndices.

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Ficou um "bocadinho" melhor.

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Mas merecia "mais".

Esperava também uma solução estética mais "limpa" e cuidada para a secção traseira do sub-quadro, que desse uma imagem mais "apropriada", para a "Turística de Luxo" que é a RT.

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Os tubos, parafusos, porcas, tudo à "mostra", muito ao estilo das GS, são pouco condicentes com o estilo e qualidade nos acabamentos, que se pretendem para uma RT.

Igualmente, pequenos "Grandes" pormenores, desde sempre reclamados pelos proprietários das RT's, como a tranca de segurança do GPS que, ao contrário do que acontece com as malas, top case e porta luvas, não existe.

Sempre que se pára, após trancar-mos tudo com toque no botão do punho direito.

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Inexplicavelmente, temos de tirar o GPS, para que este não seja levado por "estranhos" e, se estiver a chover, temos de colocar a tampa, para que os contactos não fiquem expostos aos elementos atmosféricos.

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Ao contrário do que acontece, por exemplo, nas GS, na RT não existe qualquer possibilidade de trancar o GPS, bastando o carregar num botão lateral.

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Para que o mesmo se solte e, facilmente, seja retirado por qualquer pessoa.

Mais uma vez, a RT merecia "Mais".

Igualmente, numa altura em que as tecnologias LED estão cada vez mais desenvolvidas, e acessíveis, não se compreende a não existência de iluminação dianteira LED, como nas GS, ou mesmo "Adaptive Xenon", como nas K1600.

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A continuação da utilização da iluminação "tradicional" de halogénio, ainda que boa no "Passado", está totalmente desconforme e desactualizada, com as necessidades de uma "Turística" actual de alto nível.

Com tudo isto, não compreendo o "desinteresse" que a BMW continua a ter para com o desenvolvimento da RT, uma das Mais Seguras, Confortáveis e Versáteis Motas Actuais.

Para responder as todos estes "pormenores", bastava que fossem aplicadas as "tecnologias" já utilizadas, há muitos anos, neste e noutros modelos da BMW.

Apesar desta reiterada falta de atenção da BMW, a RT continua a ser uma das melhores Motas do Mundo para Viajar.

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José Morgado
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por amandio » 05 nov 2018 09:06

Bom inside info!
Aqui na Noruega a época de andar de mota já está nos pedacinhos finais em que apenas alguns atrevidos se metem à estrada.
Pelo que o meu teste às novas máquinas vai ter de esperar pela primavera... :roll:
Também estava curioso para saber como eram as novas motorizações. Agora já estou mais consciente da coisa!

Mas fiquei com umas dúvidas Zé:
Sente-se a utilização da nova tecnologia, a shift cam, em acção? É notável o seu benefício?
Em baixa e em alta rotação?
Já que a tua impressão a baixa velocidade com uma alta velocidade engrenada não foi assim tão positiva.
Amândio de Aveiro
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por abbocath » 05 nov 2018 09:41

JoseMorgado Escreveu:
03 nov 2018 22:40

Nas "voltinhas" que dei, quer com a RT, quer com a GS, notei uma grande diferença na "capacidade" do arranque e aceleração, principalmente a média e alta rotação, com grande facilidade para, mesmo com as ajudas electrónicas, as Motas levantarem a roda da frente.
Amândio penso que ele quis dizer que sim quando refere isto.
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por amandio » 05 nov 2018 09:47

O que queria dizer é que se sente a mudança da abertura das válvulas?
Como o disparar do turbo. No caso do VTEC da Honda, sente-se quando as válvulas engrenam.
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por pedropcoelho » 05 nov 2018 12:21

Caro Zé,
Como sempre as tuas reportagens são muito bem documentadas 👍 com ótimas fotografias dos pormenores e descrição a condizer 😀.
Muito já se falou destes novos motores com especial referência para a redução de ruído, melhor resposta em quase toda a faixa de rotações, etc, mas eu não consegui perceber assim tão menor ruído embora pareça mais suave. Julgo que a diferença estará na corrente de distribuição usada nas cabeças pois agora é de um novo tipo muito mais suave e silencioso. Sobre o binário e a sua disponibilidade está melhor nas médias e altas mas em baixas, 2000/3000rpm ainda continua a ser um pouco fraco.
No geral gostei do motor e noto diferença para o anterior.
Abraços
Pedro Coelho - Sócio nº 259
BMW R100RS 1978 | K75S 1988 | K1600GT 2012 | R1200GS Rallye 2017
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por JoseMorgado » 06 nov 2018 00:09

amandio Escreveu:
05 nov 2018 09:06
Mas fiquei com umas dúvidas Zé:
Sente-se a utilização da nova tecnologia, a shift cam, em acção? É notável o seu benefício?
Em baixa e em alta rotação?
Já que a tua impressão a baixa velocidade com uma alta velocidade engrenada não foi assim tão positiva.
Antes de mais, as "voltinhas" que dei com as novas RT e GS foram muito pequenas, e por isso muito limitadas para uma apreciação honesta de todas as características do novo Motor R1250 Shift Cam.

Por esta razão, e tendo uns "brinquedos" novos na mão, a tendência que habitualmente temos é de tentar "espremer" todo o "sumo" que as novidades nos trazem.

Foi também assim comigo, quando dei por mim a fazer acelerações fulgurantes com, por exemplo, a nova GS.

Com essa actuação, nota-se o aumento de binário e potência, o que faz com que a roda da frente levante com alguma facilidade.

Neste aspecto, a evolução é notória.

Depois destas rápidas sequências de acelerações "bombásticas", tentei fazer uma condução de caracter oposto.

Tentei andar em 6ª a baixa velocidade/rotação e, aí, o comportamento já não foi tão "simpático".

A velocidades inferiores a 70/80 km/h, é impossível rodar em 6ª, e muito menos ganhar velocidade, sem que para tal não tenhamos de engrenar uma, duas ou três relações abaixo.

Era nestas situações que eu esperava que o motor Shift Cam se comportasse melhor.

O aumento de binário está lá, o aumento de potência também está lá, só que a faixa de rotações utilizáveis ficou semelhante ou até mais reduzida que nos modelos anteriores.

Este comportamento é mais evidente na RT, pois pesa mais uns quilitos que a GS.

Quanto à actuação do Shift Cam, só posso dizer que está muito bem "domesticado", pois não consegui perceber qualquer salto no evoluir da disponibilidade do binário e potência.

Tudo se passa com muita "naturalidade" e "previsibilidade".

A "mudança" de árvore de cames é feita em função de muito factores e varáveis, e não só em função da rotação do motor, pelo que o que se sente, é um evoluir possante de rotação, sem qualquer "sobressalto".

Longe vão os tempos dos motores V-Tec dos automóveis Honda.

De notar no entanto que, como já referi, rodei muito pouco com ambas as Motas.

Se calhar, os artigos que li antes de experimentar os novos Motores R1250 Shift Cam, criaram em mim espectativas mais ambiciosas….
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por amandio » 06 nov 2018 08:24

Obrigado Zé,
Bem mais esclarecido :D
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Re: 1ª Contacto com as novas R 1250 RT/GS

Mensagem por JoseMorgado » 07 nov 2018 12:44

amandio Escreveu:
06 nov 2018 08:24
Obrigado Zé,
Bem mais esclarecido :D
:D :D :D
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