BMW 1200 distinguem os diversos modelos!?!

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Avatar do Utilizador
Goncasman
Membro em Estágio
Mensagens: 7
Registado: 28 set 2018 11:55
Contacto:

BMW 1200 distinguem os diversos modelos!?!

Mensagem por Goncasman » 28 set 2018 15:07

No meio de tanta GS 1200 e fica aqui para quem entra de novo mas nem tem ainda moto ou está a pensar adquirir, como se distinguem os diversos modelos R a LC a K etc....??? :evil: :oops:

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW 1200 distinguem os diversos modelos!?!

Mensagem por amandio » 01 out 2018 10:53

Ora então vamos por partes.
Os modelos BMW apresentam sempre um agregado em 3 partes. Por exemplo R (tipo de motor) 1200 (a cilindrada) GS (o modelo)

Quanto à Cilindrada é auto-explicativo.
O número corresponde à cc do motor.

Os motores:
F até 2008 é o motor mono cilíndrico Rotax de 650cc para os modelos F650 Funduro, F650ST e mais tarde F650GS
A partir de 2008 estes motores passaram a ser designados por G. Como a G650GS que continuou a ser produzida até 2015 depois descontinuada.
Actualmente é utilizado nas G350 R e GS.
Desde 2008 que a letra F é utilizada nos motores bicilíndricos (parallel twin), inicialmente lançado com a F800S e actualmente utilizado nas a F750GS, a F850GS e F850GT.

R é a designação utilizada em todos os motores boxer (cilindros opostos).
Esta configuração existe desde a 1ª mota da BMW apresentada em 1923, a R32.
Basicamente é o motor que define a BMW desde sempre com os seus característicos cilindros salientes o que proporciona um baixo centro de gravidade tornando a mota mais manobrável.
Até 2013 este motor foi essencialmente AirCooled sendo introduzido em 1994, com a R1100GS o motor com refrigeração de óleo. São mais conhecidos por Airheads.
Em 2013 foi apresentado o modelo 1200LC (LiquidCooled) com a actual versão da BMW R1200GS. Adoptado também para a RT e RS. Isto por causa das recentes legislações sobre emissões de gases.
Neste momento a única mota R que permanece air-cooled é a R nineT nas suas variantes.

O motor K começa a sua história em 1980 com a K100RS.
Foi a primeira mota da BMW com 4 cilindros e com refrigeração liquida. E também a primeira mota no mundo a ser desenvolvida num túnel de vento para uma optimização aerodinâmica.
O motor também tinha uma característica única então: 4 cilindros horizontais, transversais. Tinha uma aparecia única que foi apelidado de tijolo voador (the flying brick).
O motor foi crescendo com o tempo para a K1100 e em 1998 passou a 1200cc ainda transversais.
Em 2005 com a K1200S o motor passou a ser longitudinal e cresceu até 1300 até que foi descontinuado em 2015.
Entretanto em 2011 foi apresentado o motor 1600 com a GT e GTL e o seu crescimento de vendas ditou o fim do motor 1300.

O motor S aparece em 2009 com a S1000RR.
Esta mota foi desenvolvida para passar a competir no mundial de superbikes. Foi apresentada com uma equipa oficial BMW Motorrad em 2008 e competiu nesta forma até 2012, retirando-se então. Mas continua a apoiar outras equipas na competição.
O motor é também 4 cilindros longitudinais totalmente desenvolvido de raiz com o foco na competição.

E finalmente com a letra C, temos as Scooters.
A primeira foi a singular C1 (2000-2002) de 125 e 200cc.
Actualmente temos a C600Sport e C650GT, desde 2012, com motores bicilíndricos (parallel twin)
Temos também a C evolution, eléctrica desde 2014.
E mais recentemente a C400X apresentada no final de 2017.

Em resumo:
R – air-cooled, horizontally opposed ("boxer") 2-cylinder, oil-cooled 1994-2013, water-cooled starting with the 2013 R1200GS and 2014 R1200RT
K – water-cooled, inline 3-, 4- or 6-cylinder
F – water-cooled, vertical 1-cylinder (through 2006), vertical 2-cylinder (after 2006)
G – water-cooled, vertical 1-cylinder
S – water-cooled, inline 4-cylinder superbike

(Fonte: Wikipédia claro!)
Penso que de motores estamos falados.

As letras do modelo:
Aqui a wikipédia oferece a melhor descrição possível.
C – Cruiser
CS – Classic Sport
G/S – Gelände/Strasse Off-road/Street
GS – Gelände Sport Off-road Sport (Enduro)
GT – Gran Turismo or Grand Touring
LS – Luxury Sport
LT – Luxus Tourer (Luxury Tourer)
R – Road or Roadster, typically naked
RR – Superbike/Racing
RS – Originally stood for Rennsport, but since 1976 has stood for Reisesport
RT – Reise Tourer (Travel Tourer)
S – Sport
ST – Strasse (Street) or Sport Tourer
T – Touring
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: BMW 1200 distinguem os diversos modelos!?!

Mensagem por luiz silva » 01 out 2018 11:49

Esse Amândio é um mestre!!

Obrigado pela aula!!

Abçs
Luiz

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW 1200 distinguem os diversos modelos!?!

Mensagem por JoseMorgado » 03 out 2018 08:44

luiz silva Escreveu:
01 out 2018 11:49
Esse Amândio é um mestre!!

Obrigado pela aula!!
:D :D :D
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW 1200 distinguem os diversos modelos!?!

Mensagem por amandio » 18 out 2018 14:17

Acho que quando chegamos ao mundo BMW há sempre esta questão: como se percebem os modelos? Que significam as siglas...
Não é imediato, não é directo! Sobretudo porque têm uma razão prática (em alemão :P ) por trás! :roll:

Noutras marcas com R e RR e RRR... a coisa acaba por ser simples. Quantos mais R's melhor. :mrgreen:
Estou a simplificar a coisa em modo de brincadeira mas não muito longe da verdade.
Por exemplo, na Honda há a série CB que é o motor em linha (2, 3 e 4 cilindros). Depois há a CBR e a CBR R!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante