Aquisição de moto - Ajuda

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
vitorjcc
Membro Iniciante
Mensagens: 136
Registado: 15 dez 2015 11:28
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por vitorjcc » 22 nov 2018 16:56

Obrigado,

já estive a ver na motorworks e os preços são interessantes também, vou ter de fazer listagem e ver bem de que lado mando vi o quê. Relativamente ao óleo sei que na última revisão levou da BMW Advantec. Sei também pelo que li no manual que o recomendado é Castrol que tenho como sendo uma boa marca mas também ouço dizer muito bem do óleo Motul, razão pela qual estava a ponderar usar esta marca mas o Castrol pelo que estive a ver até fica mais barato do que a Motul mas... queria meter na menina o melhor mesmo. Talvez experimente o Motul e depois vejo se noto alguma coisa em termos de motor.

amandio Escreveu:
22 nov 2018 11:35
Eu sempre usei Castrol, recomendado pela marca. E o preço não difere muito dos restantes equivalentes.
Não quer dizer que seja melhor que os outros, apenas que se a marca aprova e usa nas suas máquinas, é porque é o que aprovaram como o melhor.

Claro está, e estou consciente disso, que isto é tudo estratégias comerciais resultante de acordos entre marcas! :roll:
É um resultado de um contrato comercial.
Mas também estou certo que a BMW não escolher algo de qualidade muito inferior, só por causa de ganhos em contratos comerciais.
É uma marca com boa reputação no mercado e não ia fazer uma má aposta nesse sentido.

Relativamente à compra de peças, sempre usei ou o concessionário para comprar originais ou a MotorWorks.
Segue o link e faz a comparação entre peças.
Vitor Carreira

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por amandio » 23 nov 2018 09:12

Motul, conheço a marca mas não sei se é ou não melhor, se é um produto premium ou não, suficiente para substituir o Castrol.
As opiniões na net diferem de mercado para mercado dependendo da incidência da marca neste. Mas na generalidade a opinião é mais favorável ao Castrol.

Penso, e isto é meramente a minha opinião, que se trata apenas da qualidade do refinamento do óleo, da viscosidade que deve ser respeitada.
Aliás a viscosidade do óleo é o factor predominante para o bom funcionamento do motor, depois se é sintético, semi-sintético ou mineral.
Sobre este assunto há 2 tópicos que explicam algo sobre os vários tipos de óleo:
https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... =55&t=6290 e
https://bmwmotoclube.com/bmwforum/viewt ... =55&t=6118
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por luiz silva » 23 nov 2018 10:27

vitorjcc Escreveu:
20 nov 2018 16:47
Obrigado,

por acaso não ficou mal de todo... claro que a pintura não ficou perfeita mas a intenção era ver em preto, cor que adoro nas viaturas (prova disso a minha pick up preta, hehehe). Quem vir de perto vê imperfeições na pintura mas para mim está muito bom, até porque foram as minha primeiras pinturas.

Agora falta o pé estar suficientemente bom (este fim de semana experimentei e ainda não dá para aguentar o peso da mota nem meter mudanças :( )para poder dar umas voltinhas e disfrutar dela se bem que... estou a pensar mandar vir filtro de óleo e todas as peças para lhe mudar o óleo já que há mais de um ano que não muda e já que não posso andar nela...

Em relação a peças (filtro, orings, etc...) alguém tem algum site de onde manda vir? tenho estado a ver o https://www.bmwautoparts.net e parece-me até ter preços correctos mas já andei à procura de outros sites e até ver nada.

E já agora, aproveitando para pedir a opinião dos experts... o óleo que ela tem levado é o BMW Advantec 15W50. Tenho andado a ver o Motul 7100 15W50. Alguém usa? recomenda-se? ou é melhor ficar-me pelo Advantec?

Obrigado,
Abraço,
Vitor
Bom dia Vitor!!

Primeiramente, parabéns pela tua mota...ficou linda!!

Quanto ao óleo, tenho experiência com o Motul 7.100, mas em motos com motores de maior potência, maior taxa de compressão e que trabalham com mais rotação. É sintético e por ser importado no Brasil tem um valor elevado. Como as LCs já saem de fábrica com óleo sintético, entendo que se aplica bem neste caso.

Nossas ACs tem algo de simplicidade mecânica que um semi-sintético atende melhor na minha opinião, caso do Motul 5.100, deixando um excelente custo/benefício.

Quanto a mim, entendo que Motul, Mobil e Castrol são excelentes marcas e atendem completamente as especificações (observando naturalmente se mineral, semi ou sintético), de modo que quando da troca coloco o com menor valor entre estas.

Quando da troca, observo que normalmente o óleo parece ter se degradado nada nas nossas GSs, até por não ter contaminação pelos discos de embreagem, caso das outras motas motas.

Se colocarmos óleo de oliva acho que funcionará da mesma forma.

Abraço e parabéns uma vez mais!!
Luiz

Avatar do Utilizador
vitorjcc
Membro Iniciante
Mensagens: 136
Registado: 15 dez 2015 11:28
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por vitorjcc » 23 nov 2018 15:07

Obrigado pelas opiniões e ajuda.

Estive a ver os videos e as caracteristicas dos óleos (Castrol e Motul) e são muito equiparados e é engraçado no video da MC Garage mencionam que se se puder optar por um óleo com Ester que é um dos melhores componentes do óleo sintético e no caso do Motul 7100 tem. Acho que desta vez vou experimentar.
Vitor Carreira

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por amandio » 23 nov 2018 15:17

OK. Então daqui a algum tempo deixa-nos a tua impressão se notaste algo na utilização desse óleo.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
vitorjcc
Membro Iniciante
Mensagens: 136
Registado: 15 dez 2015 11:28
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por vitorjcc » 24 nov 2018 10:02

Boas,

continuo nas minhas investigações e estou a ver os componentes todos que preciso para mudar óleo de motor mas também de caixa e transmissão para aproveitar e fazer tudo de uma vez. Quando tiver tudo e estiver tudo feito informo o que usei e como está a correr.
Vitor Carreira

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por amandio » 26 nov 2018 09:08

Boa!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
vitorjcc
Membro Iniciante
Mensagens: 136
Registado: 15 dez 2015 11:28
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por vitorjcc » 26 nov 2018 11:22

Já encomendei as anilhas e orings todos, filtro e até acessório para tirar e colocar o filtro de óleo, tudo comprado na motorworks (obrigado Amandio) que tem preços mais em conta.

Agora estou a ver os óleos. Estou ainda indeciso entre o Motul 5100 e o 7100 (5100 semi-sintético e 7100 sintético). Em termos de preço a diferença são sensivelmente 5€ para os 4 litros que leva por isso não será por aí que pesa na decisão. Mas reparei que o óleo que tem levado da BMW Advantec é semi-sintético.. daí a minha indecisão... porque em termos de especificações e cumprimento de normas todos eles as cumprem sendo que o sintético cumpre normas superiores.

Tenho uma dúvida relativamente ao óleo da caixa e transmissão que menciona ter de ser castrol SAF-XO mas aparentemente foi descontinuado e aparece-me como substituto o Castrol Syntrax longlife 75W90 mas também existe o 75W140. Alguém que tenha mudado e me saiba indicar qual o mais indicado?

Obrigado
Vitor Carreira

Avatar do Utilizador
vitorjcc
Membro Iniciante
Mensagens: 136
Registado: 15 dez 2015 11:28
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por vitorjcc » 27 nov 2018 16:17

Está tudo encomendado, ferramentas e peças. Agora é esperar que chegue tudo.
Vitor Carreira

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: Aquisição de moto - Ajuda

Mensagem por luiz silva » 27 nov 2018 17:48

Vitor,

na minha uso o 75W90...800 ml para a caixa e 180 ml na transmissão.

O aspecto do óleo trocado é sempre como se fosse novo...translúcido, nenhum sinal de contaminação.

Bom divertimento!!

Abçs
Luiz

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes