Fotos das nossas motas!
Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC
Re: Fotos das nossas motas!
Eu tenho ambos na minha GS...
1) o topcase:
Prós
- util em circulação no meio do trânsito vs as malas laterais que "engordam" a moto
- "simpático" quando levamos pendura em viagens pois pode ter almofada de encosto
Contras
- feio especialmente sem as malas laterais
- menos amigo da estabilidade da moto pois eleva o centro de gravidade
2) o descanso central:
Prós
- util para arrumação em espaços mais limitados
- pode ser util em algumas manutenções
Contras:
- lastro extra na moto
- inestético
O topcase, acabo por usar quando vou às compras, se tiver de andar no meio do trânsito ou se viajar com pendura...
O descanso central dá-me jeito na garagem para diminuir o volume da moto, embora me esteja a estragar o chão e tenho de lhe colocar uma proteção antes de voltar a usar.
Portanto no meu caso ambos os acessórios, apesar de não serem do meu agrado, acabam por ser um caso de funcionalidade que se sobrepõe ao design...
1) o topcase:
Prós
- util em circulação no meio do trânsito vs as malas laterais que "engordam" a moto
- "simpático" quando levamos pendura em viagens pois pode ter almofada de encosto
Contras
- feio especialmente sem as malas laterais
- menos amigo da estabilidade da moto pois eleva o centro de gravidade
2) o descanso central:
Prós
- util para arrumação em espaços mais limitados
- pode ser util em algumas manutenções
Contras:
- lastro extra na moto
- inestético
O topcase, acabo por usar quando vou às compras, se tiver de andar no meio do trânsito ou se viajar com pendura...
O descanso central dá-me jeito na garagem para diminuir o volume da moto, embora me esteja a estragar o chão e tenho de lhe colocar uma proteção antes de voltar a usar.
Portanto no meu caso ambos os acessórios, apesar de não serem do meu agrado, acabam por ser um caso de funcionalidade que se sobrepõe ao design...
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João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050
Re: Fotos das nossas motas!
Penso que a top case é mais importante utilizar quando anda com pendura.
Por dois motivos fundamentais, poder guardar 2 capacetes, quando pára, para encosto do pendura.
De resto, numa utilização "normal" a top não fica bem nesta mota em particular, mas é apenas a minha opinião.
Na K1200 (1a geração), seja a RS ou a GT e se bem me recordo, o descanso central era equipamento standard na mota, não era opcional.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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Re: Fotos das nossas motas!
Ah e mais uma coisa em relação ao topcase.
Acontece com qualquer mota, independente da marca e feitio.
Quando temos uma mota de grande dimensão, uma Touring, a grande frente cria uma depressão atrás do vidro pela forte deslocação de ar.
Ou seja quanto maior a velocidade, maior a depressão, mais força vamos sentir nas costas por um efeito de "vácuo" que se cria atrás do vidro. Física simples.
A solo, a top case ajuda (depende muito do formato da mota e da top case também) a minimizar ligeiramente esse efeito. Especialmente na base das costas. Mesmo apesar da distância entre condutor e top case.
Já com pendura as coisas são completamentes diferentes.
O efeito será, praticamente, apenas sobre as costas da/o pendura, pois o espaço entre os corpos é pequeno para criar uma depressão suficiente para actuar sobre as costas do condutor.
Aí a top case é fundamental para quebrar essa depressão no pendura e "movê-la" para trás da mota.
Neste caso a BMW desenvolve a aerodinâmica das suas Touring em túnel de vento (desde a R100RT em 1977). O design/formato das malas é resultado desse estudo.
Não é apenas um exercício estilístico para que as malas tenham os formatos que têm.
Ao contrário das malas after-market, que normalmente têm um design universal para "assentar" no maior número de motas possível.
E normalmente estas assentam no princípio aerodinâmico da gota de água, a forma mais aerodinâmica possível, mas que não tem em conta a aerodinâmica das motas.
Este efeito é evidente em carros como o Prius que têm a forma intencional de "cunha".
A intencionalidade da criação de uma pressão "a empurrar para a frente" na traseira do carro ajuda na eficiência energética do carro, mesmo a baixa velocidade.
Evidentemente que tem outros efeitos "secundários" a altas velocidades. Mas o Prius nunca foi pensado/desenhado para ser um carro de performance, mas um carro citadino, eficiente.
Acontece com qualquer mota, independente da marca e feitio.
Quando temos uma mota de grande dimensão, uma Touring, a grande frente cria uma depressão atrás do vidro pela forte deslocação de ar.
Ou seja quanto maior a velocidade, maior a depressão, mais força vamos sentir nas costas por um efeito de "vácuo" que se cria atrás do vidro. Física simples.
A solo, a top case ajuda (depende muito do formato da mota e da top case também) a minimizar ligeiramente esse efeito. Especialmente na base das costas. Mesmo apesar da distância entre condutor e top case.
Já com pendura as coisas são completamentes diferentes.
O efeito será, praticamente, apenas sobre as costas da/o pendura, pois o espaço entre os corpos é pequeno para criar uma depressão suficiente para actuar sobre as costas do condutor.
Aí a top case é fundamental para quebrar essa depressão no pendura e "movê-la" para trás da mota.
Neste caso a BMW desenvolve a aerodinâmica das suas Touring em túnel de vento (desde a R100RT em 1977). O design/formato das malas é resultado desse estudo.
Não é apenas um exercício estilístico para que as malas tenham os formatos que têm.
Ao contrário das malas after-market, que normalmente têm um design universal para "assentar" no maior número de motas possível.
E normalmente estas assentam no princípio aerodinâmico da gota de água, a forma mais aerodinâmica possível, mas que não tem em conta a aerodinâmica das motas.
Este efeito é evidente em carros como o Prius que têm a forma intencional de "cunha".
A intencionalidade da criação de uma pressão "a empurrar para a frente" na traseira do carro ajuda na eficiência energética do carro, mesmo a baixa velocidade.
Evidentemente que tem outros efeitos "secundários" a altas velocidades. Mas o Prius nunca foi pensado/desenhado para ser um carro de performance, mas um carro citadino, eficiente.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
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Re: Fotos das nossas motas!
Outro efeito da física, é que quanto maior for a velocidade, mais "apertada" fica a depressão atrás do vidro.amandio Escreveu: ↑27 fev 2021 09:29[...]Ou seja quanto maior a velocidade, maior a depressão, mais força vamos sentir nas costas por um efeito de "vácuo" que se cria atrás do vidro. Física simples.
A solo, a top case ajuda (depende muito do formato da mota e da top case também) a minimizar ligeiramente esse efeito. Especialmente na base das costas. Mesmo apesar da distância entre condutor e top case.[...]
Há de haver um momento em que a Top case deixa de estar "dentro da depressão" e passa a estar contra o fluxo de ar dessa depressão, criando o efeito de drag (efeito de paraquedas) na traseira da mota.
Amândio de Aveiro
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Re: Fotos das nossas motas!
A física é danada, diria mesmo malvada
Deve ser por isso que não tenho topcase, nem malas laterais, e ainda levo bagagem de companheiros de viagem em RT's e GS's
Deve ser por isso que não tenho topcase, nem malas laterais, e ainda levo bagagem de companheiros de viagem em RT's e GS's
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Re: Fotos das nossas motas!
Andava triste por ter vendido a G650 GS anterior...reparei o erro!!
Abraços!
Luiz
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Re: Fotos das nossas motas!
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Re: Fotos das nossas motas!
Muito bem, motinha a cheirar a novo na garagem!
Amândio de Aveiro
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Re: Fotos das nossas motas!
Aqui fica a foto da minha K1, tirada à chegada ao Caramulo!
RicardoCB (Sócio nº 779)
BMW K1 1990 Marrakesh-red / Yellow
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Re: Fotos das nossas motas!
Está aqui um belo exemplar. Fantástica aquisição!
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