ABS - Funcionamento

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Guest

ABS - Funcionamento

Mensagem por Guest » 18 jun 2006 09:23

Oi Companheiros,
Tenho uma dúvida que devido á minha inexperiência e falta de contacto com outras motas c/ABS, gostaria que me esclarecessem.
Desde já peço desculpas ao Admin do Fórum por este não ser o Fórum associado para este tópico, mas não encontrei nenhum específico e este pareceu-me o melhor onde este tema se encaixaria.
Então aqui vai:
Eu tenho uma BMW R 1200 C Independent c/ABS. O meu ABS activa-se por exemplo na garagem onde parqueio a mota, devido á sujidade num chão de cimento. Quando travo ele desbloqueia-me a roda e volta a largá-la,.... mas um bodcado de tempo depois. O espaço de tempo em que o ABS me deixa a roda desbloqueada(desconectada do travão),quanto a mim, é muito tempo. Para aí 0,5 segundos. O tempo suficiente para eu ir parar muito á frente.
No Outro dia devido a uma estrada um pouco mais esburacada fui parar quase ao meio de um cruzamento.
Quando passo nas lombas sonoras que antecedem as rotundas sinto a mota a não travar cada vez que apanha um pequeno "salto sonoro". Esta desblocagem dura praticamente quase até ao próximo salto sonoro, o que faz com que a travagem seja difícil.
Mas para dar um melhor exemplo, um companheiro BMW disse-me noutro forum que quando o ABS se Liga ele sente a manete a tremer como os ABS dos carros. E que o ABS dele é rápido. Eu nunca senti isso na minha.
É normal?
Obrigado pela vossa disponibilidade.
MM

josecunha
Membro Veterano
Registado: 31 mai 2006 13:24
Contacto:

ABS

Mensagem por josecunha » 19 jun 2006 09:44

Meu caro pelo seu relato tudo me parece normal no comportamento do seu ABS.
No entanto para esclarecimento mais profissional e detalhado o melhor é visitar um concessionário BMW, e aí as dúvidas desaparecem com certeza.
Com respeito ao tremer da manete, na BMW não se verifica, pelo menos comigo nunca aconteceu.
Abraços
JCunha

rmachado
Membro Iniciante
Registado: 18 jun 2006 23:38
Contacto:

Mensagem por rmachado » 20 jun 2006 00:05

Parece esquisito mas é mesmo assim… mas o tempo de resposta à travagem é relativamente curto. Essa da manete tremer é ficção!
Passa por uma oficina BMW ninguém lhe pode informar melhor!
Abraço
Rafael

Mário Campos
Membro em Estágio
Registado: 17 mai 2006 21:32
Contacto:

Ajudando...?ABS

Mensagem por Mário Campos » 20 jun 2006 15:54

Na situação descrita pelo Sr. Jardas, o sistema ABS da R1200 C actuou normalmente....!
Este sistema , que como o próprio nome indica, se destina a impedir o bloqueamento das rodas( surgiu na decada de 60 na Aviação, tendo passado em seguida para os veiculos pesados, e depois para os automóveis e depois para as motos....), está "programado" para impedir a qualquer custo a blocagem das rodas.O que quer dizer a qualquer custo?
Quer dizer que o sistema é capaz de se "adaptar" à mudança de piso bom, para piso mau ( escorregadio por agua, lama ,areia, gasoleo), ou piso irregular ( buracos , covas , lombas, desnivelamentos etc ), IMPEDINDO a qualquer custo e no piso mais dificil, a blocagem.É natural que alargue a distancia de travagem( porque é que as motos de competicão em velocidade, não terão ABS....? ).Este sistema ( BOSCH usado nos automóveis e nas motos....) NÃO é capaz de ...regredir! Ou seja : uma vez a "trabalhar" no mau piso, não é capaz de voltar atrás aquando da passagem a bom piso...o que conseguiu fazer na boa na situação anterior , e ao contrário.Estamos obviamente a falar de uma travagem de emergencia, iniciada com bom piso e que só depois passou para lombas....!Esta é desde hà muito uma caracteristica deste sistema de ABS( as vantagens superam largamente as desvantagens....), que.....vai mudar para melhor à custa da .... BMW! Pois é! A partir da R 1200 S, recentemente lançada, o novo sistema ABS já é capaz de "avançar" e " regredir" na mesma travagem, consoante o estado do piso e modificando assim as distancias de travagens. Com os sistemas anteriores a unica maneira era, em plena travagem(por exemplo em zona entre lombas...) , aliviar a manete e o pedal, no sentido de voltar a ter "programação" para travagem em bom piso...Acho que nenhum motociclista teria o descernimento e o tempo e o sangue frio e os conhecimentos para conseguir fazer isto.

Vibrações....! Em qualquer travagem de emergencia e com qualquer sistema ABS( inclusivamente o novo....), desde que o sistema "entre" em funcionamento, a manete e o pedal VIBRAM tal e qual como o pedal de travão dos carros equipados com ABS.
Provávelmente, alguns condutores de motos equipadas com sistema ABS nunca o terão sentido porque pura e simplesmente nunca travaram a necessitar de ABS em " funcionamento".
Dica 1: num lugar ermo, sem transito, completamente equipado para andar de moto, com os pneus em bom estado e à pressão correcta, experimentar o sistema ABS da propria moto, podendo se for possivel experimentar travagens en diferentes tipos de piso.

Dica 2: depois da dica 1 experimentada. fazer o mesmo, mas com o/a passageiro habitual( tambem completamente equipado...) para avaliar e conhecer as diferenças da travagem com e sem ....peso a "aparecer" subitamente, nas costas.

Dica 3: em toda e qualquer travagem de emergencia, seja de carro ou de moto, equipados (as) com sistema ABS, PREMIR SIMULTANEAMENTE E DURANTE TODO O TEMPO DA TRAVAGEM, A....EMBRAIAGEM!
Já que estamos a desacelerar as rodas, temos de anular a inercia das peças móveis do motor.

Dica 4:depois de treinadas as dicas 1,2, e3 convem fazer uma pausa....!É a altura para reflectir um pouco!

Qual é a segunda grande vantagem do sistema ABS da minha moto BMW?
Ok, a primeira é evitar o bloqueamento das rodas a entrada em derrapagem da moto e consequente perda de controlo da mesma.
A segunda é: a minha moto em plena travagem com o sistema ABS em funcionamento, CONTINUA a OBEDECER À DIRECÇÃO, sendo controlável e "orientável"...pelo que é minha obrigação, uma vez que já conheço o funcionamento e sensações da ABS, já estou tambem habituado ao peso suplementar do meu(minha) passageiro(a), VÊR para que lado é que a vou tentar levar, escapando ao obstáculo....! Isto é "estupidamente "dificil de fazer, porque é necessário "TIRAR" os olhos fixados no obstáculo e levá-los(olhos....) para o sitio onde VAMOS passar...
Infelizmente , esta técnica não é treinada nas nossa escolas de condução( bem .... estas e ....outras....), pelo que temos de ser autodidactas na aprendizagem!
Bora lá treinar outra vez, a dica 4....!
Todo este "arrazoado" tenta explicar algumas caracteristicas dos ABS, mas tenho plena consciencia de que não consigo expicar melhor e de uma maneira mais clara esta realidade. Fica a esperança de ao menos algumas noções terem ficado mais ou menos perceptiveis.
Tenho todo o prazer do mundo em dizer que este "artigo", foi escrito com base nos conhecimentos técnicos do ....BRUNO SOARES !

josecunha
Membro Veterano
Registado: 31 mai 2006 13:24
Contacto:

ABS

Mensagem por josecunha » 20 jun 2006 16:17

Grande Mário, quem sabe . . . sabe caramba !

Um grande abraço, ha muito tempo que não te vejo .

JCunha :wink:

PJosevsa
Membro Sénior
Registado: 31 jan 2006 21:34
Contacto:

Mensagem por PJosevsa » 20 jun 2006 16:21

Amigo Mário Campos

Escrita pelo Bruno Soares, colocada por ti... Estão os dois de parabens.

Eu nunca usei o ABS, felizmente. Nunca me tinha ocorrido ensaiar o sistema para ver como funciona. E a questão de levar pendura para se saber gerir o peso que nos cai nas costas tb é bem indicada.

Sempre a aprender....

:) :) :) :)
Um Abraço
Boas CurvIas
Pedro Sampaio - Atouguia da Baleia - R1200GS Amarela 2005
Sócio nº147

PJacques
Membro Regular
Registado: 13 jan 2006 20:17

Mensagem por PJacques » 20 jun 2006 16:43

Mário e Bruno, ...está tudo dito; não se podia explicar melhor! :P
Ficam desde já nomeados consultores técnicos do fórum do BMW Motoclube! :wink:

Eu já tive a oporunidade de experimentar várias vezes o funcionamento do ABS, na RT e na LT. Felizmente a baixas velocidades, mas permitiu verificar, que sem ele, certamente tinha ou tinhamos, ido ao chão :twisted:

Senti o pedal a tremer. Nas lombas isso acontece, pois na saída, a roda fica, por milésimos de segundos no ar, e como tal bloqueia, o que faz accionar o ABS. Abençoada BMW, que julgo ter sido a primeira marca a ter o ABS.
PJacques

Mário Campos
Membro em Estágio
Registado: 17 mai 2006 21:32
Contacto:

Ajudando parte 2!

Mensagem por Mário Campos » 20 jun 2006 16:45

No melhor pano cai a nódoa...!Então não é que me esqueci de mencionar na dica Nº 2, que o/a passageiro, tambem pode "aproveitar" para treinar a colocação da(s) mão(s), no deposito de gasolina ( no sitio onde é vulgar os motociclistas colocarem aqueles adesivos protectores de riscos no deposito, causados pelo vestuário(não BMW, porque o BMW já tem os botões "forrados"....), depos do inicio da travagem?Quanto mais depressa o fizer, e mais correctamente ( sem precisar de olhar, porque já tem a noção de que a(s) mão(s) tem que apoiar ali....), menos "pendurado(a)" estará no piloto, menos perturbação criará numa travagem de emergencia....! Bora lá treinar....outra vez!
Agradecemos as amáveis palavras e despedimo-nos com a certeza de que:
Nas motos, vivemos para aprender, e morremos sem saber...!

rmachado
Membro Iniciante
Registado: 18 jun 2006 23:38
Contacto:

Mensagem por rmachado » 20 jun 2006 19:16

Ora aqui está uma boa ideia... uma formação para a gente tirar o máximo partido das vantagens de ser proprietário da tecnologia bmw.
Como os botões todos os pormenores contam!
Um muito obrigado pelo esclarecimento.
Abraço
// Rafael Machado //
Visite Amarante!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes