A grande duvida!!

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
worksounds
Membro Iniciante
Mensagens: 85
Registado: 24 out 2010 16:34
Contacto:

A grande duvida!!

Mensagem por worksounds » 27 out 2010 09:45

Olá a todos os residentes de este fórum, como podem ver na minha apresentação a este fórum, há uma duvida que percebi que é comum a muitos de nós quando confrontados com a compra de uma nova BMW modelo GS.

Compro 800 ou 1200?

Iniciei esta discussão num outro fórum ligado a BMW e achei por bem trazer "sei que não é novo" a este fórum, porque acho que são as pessoas indicadas para me ajudarem neste dilema.

Penso que depois de alguma discussão, os pontos principais são;

Duas motos em que vivemos bem em ambos os casos, Cidade e Viagem.
Uma 800 com uns Extras (principalmente protecção do vento), é uma moto pronta para nos levar a qualquer parte do Mundo.
A 1200 é uma moto mais completa, ao nível mecânico, cavalagem, motor boxer (para quem gosta), conforto, no fundo uma moto mais madura, contudo...mais pesada e um factor não menos importante bem mais cara que a 800.
Será que o peso da 1200 é assim tão inibidor em cidade? E os consumos em relação a 800?

A questão é... no caso de ter uma 800, terei necessidade/vontade de ter uma 1200??
Ou por sua vez no fundo a 800 é uma moto "mais completa"??
Pelo que foram dizendo é mais leve (para cidade), tem melhores consumos, mais barata e também permite fazer grandes viagens sem dificuldade (com a colocação dos tais extras)!!

Para ser sincero estou cada vez mais confuso :)

Já agora as duas meninas lindas em discussão.

GS800

Imagem

GS1200

Imagem

Agradeço a vossa opinião!!

Obrigado.
Ex BMW GS1100 RED
Ex BMW K1100 RS

Avatar do Utilizador
isabelcunha
Membro Experiente
Mensagens: 1293
Registado: 31 mai 2006 13:17
Localização: Linda-a-Velha
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por isabelcunha » 27 out 2010 09:59

Fernando não hesite, GS1200, sem margem para dúvida :wink: :lol:
Isabel Cunha
Sócia n.º 250

Avatar do Utilizador
jpgoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 4957
Registado: 10 mar 2008 23:49
Localização: Miraflores-Oeiras
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por jpgoncalves » 27 out 2010 10:01

Também eu não teria dúvidas, GS/A1200! :D
João Paulo Gonçalves
Sócio nº 265
(BMW R1250GSA)
(..e mais uma ou outra)

Avatar do Utilizador
JMatias
Membro Veterano
Mensagens: 2081
Registado: 29 jul 2009 16:28
Localização: Caxias
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por JMatias » 27 out 2010 10:07

Olá, de facto é um tema amplamente debatido por aqui. Deixo-te a minha opinião.

Nota: Tenho lá em casa uma 650GS (modelo 2 cilindros) e uma GSA (recém-chegada após venda da GS1200). A 650 é da minha Esponja, antes que ela venha aqui bater-me :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :roll: :wink:

Coisas simples
Consumo, a 800 gasta ligeiramente menos do que a 1200 (diria que a diferença é menosprezável).

A transmissão por corrente obriga a alguns cuidados adicionais (pôr óleo)

Se quiseres fazer percursos fora de estrada, a diferença de peso vai fazer-se notar (ganha, claro, a 800)

O sistema de suspensão é bastante diferente, sendo que a 1200 permite uma condução mais descontraída e até mais permissiva a eventuais erros de julgamento :oops: (velocidade de entrada em curva, trajectórias e afins)

Coisas complexas
EU ACHO, que quem tem a 800 vai acabar por querer a 1200

EU ACHO, que a 1200 é bastante mais confortável para grandes tiradas mesmo com as protecções acrescidas na 800, porque a suspensão, o movimento da mota na travagem, o centro de gravidade baixo da 1200 fazem com que a nossa vontade de devorar Km's cresça a cada Km que vai passando.

EU ACHO, a 1200 uma melhor aposta financeira pelo seu maior valor comercial e maior facilidade de venda, apesar do preço inicial mais elevado.

MAS TB ACHO, que depois de teres a 1200GS, VAIS QUERER A 1200GSA :twisted: :twisted: :twisted:

Sobre o andar na cidade, obviamente a 800 em determinadas situações será mais fácil de "tripular", embora eu ande com a GSA e já andava com a GS na cidade quase todos os dias e apesar de, por vezes, as 125 passarem em sitios onde não consigo passar :evil: :evil: :evil: , passado pouco tempo estou ao lado deles ou mesmo a passá-los :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:. A diferença não é muito relevante, a não ser que ganhes ao segundo :wink: .

O peso nota-se, principamente, no início. Passadas umas semanas/poucos meses, é quase indiferente.
ZÉ MATIAS
SÓCIO Nº 460
BMW R1200GSA Smoke Grey
YAMAHA WR 450 F
BMW R1200 GS... BRANCA

Avatar do Utilizador
worksounds
Membro Iniciante
Mensagens: 85
Registado: 24 out 2010 16:34
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por worksounds » 27 out 2010 10:09

GS1200 - 3 GS800 - 0

Para já ganha a 1200 :), ui...quando chegarem os senhores das 800!! Fujam :)

JMatias

A tua opinião foi bastante esclarecedora, muito obrigado pela ajuda. :wink:
Ex BMW GS1100 RED
Ex BMW K1100 RS

cmart
Membro Veterano
Mensagens: 2756
Registado: 29 out 2008 20:45
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por cmart » 27 out 2010 10:32

O Matias foi mesmo muito esclarecedor.
Faço minhas as palavras dele, obrigado mano.

GS 1200
Carlos Martins
R1200 GSA "Aventurinha"
CBR 600F Sport "Princesa"
Schuberth C3
Sócio nº398

http://www.bmw.cmartfoto.com/
http://www.dive.cmartfoto.com/
http://www.cmartfoto.com/

mplacido
Membro Regular
Mensagens: 701
Registado: 28 ago 2009 21:58
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por mplacido » 27 out 2010 11:30

Esse foi o meu dilema, quando decidi trocar de moto.
800 ou 1200 :?: :?: :?:
Ao fim de algumas conversas e "navegação" aqui pelo fórum decidi pela 1200, mas deparei-me com outro "problema", GS ou GSA :?: :?: :?:
Mas para não me vir a arrepender mais tarde decidi: GSA e ponto final.

Por tudo que "passei" :wink: a minha opinião é: R1200 GSA

roch@
Membro Regular
Mensagens: 451
Registado: 20 jun 2010 22:42
Localização: Árvore-Vila do Conde
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por roch@ » 27 out 2010 11:40

Na minha opinião e dependente da tua estatura, a melhor opcção é GSA. Globalmente, é a moto mais completa que tive a oportunidade de conduzir. É a minha mais recente opção e após várias motos que tive entre as quais 3 BMW continuo a achar que é simplesmente a melhor. Tudo o que traz em termos de tecnologia modifica claramente o seu comportamento permitindo adaptar-se a uma utilização polivalente.

Abraço,
Jorge Rocha
Sócio #521

GSA 30Y / R100R 95

Avatar do Utilizador
worksounds
Membro Iniciante
Mensagens: 85
Registado: 24 out 2010 16:34
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por worksounds » 27 out 2010 18:52

Meus caros amigos, fui hoje ao Stand Antero Motos nos Carvalhos, onde fui muitíssimo bem recebido onde me tiraram todas as duvidas relativamente a preços e opções de extras para cada uma das motos 800 e 1200, recomendo!!

Como já vos tinha dito, já tinha experimentado o modelo 800, hoje experimentei a 1200 :D
'
Quando parei a moto, o Sr do Stand perguntou-me "Então gostou?" .... O que dizer depois de andar uma GS... ADOREI!!
Andei com ela em estrada e andei em Cidade, em relação a estrada é uma moto superior a 800, mas como já foi dito aqui no fórum nada que uns bons extras na 800 não resolva, em relação a Cidade, mais 1 semana e andar com ela e não há diferenças.

Percebi hoje também ao andar com o motor 1200 (nada apontar), percebi que o 800 é realmente um grande Motor, as diferenças existem, mas......

Resumindo vai depender do negocio, queria ver se conseguia arranjar e principalmente no caso da 1200 alguma de serviço, ou a particular em bom estado, é uma questão de tempo, senão... compro uma 800 30 anos nova!!

Raio, de paixão esta!!!!!
Mas para não me vir a arrepender mais tarde decidi: GSA e ponto final.
É sem duvida uma moto belíssima, eles por acaso tinham la 3 GSA usadas, uma delas branquinha e vermelha com um preço apelativo, contudo acho nesta fase uma moto realmente muito grande, provavelmente será a moto que um dia irei comprar, mas não sinto essa necessidade já!! :)
Na minha opinião e dependente da tua estatura, a melhor opcção é GSA. Globalmente, é a moto mais completa que tive a oportunidade de conduzir. É a minha mais recente opção e após várias motos que tive entre as quais 3 BMW continuo a achar que é simplesmente a melhor. Tudo o que traz em termos de tecnologia modifica claramente o seu comportamento permitindo adaptar-se a uma utilização polivalente.
Muito mais quando temos uma GSA 30 years :), o que dizer.. belíssima!! Parabéns!!


Obrigado pelas vossas opiniões!! :wink:
Ex BMW GS1100 RED
Ex BMW K1100 RS

Avatar do Utilizador
JMatias
Membro Veterano
Mensagens: 2081
Registado: 29 jul 2009 16:28
Localização: Caxias
Contacto:

Re: A grande duvida!!

Mensagem por JMatias » 27 out 2010 18:56

Fernando, deixo-te uma nota adicional, esqueci-me no mail anterior.

Eu, mesmo na GS normal, coloquei o ecrâ e deflectores da GSA e a diferença é grande.
ZÉ MATIAS
SÓCIO Nº 460
BMW R1200GSA Smoke Grey
YAMAHA WR 450 F
BMW R1200 GS... BRANCA

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes