Aquisição R 1150 RT

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Antopereira
Membro Júnior
Registado: 21 dez 2016 15:00
Contacto:

Re: Aquisição K 1150 RT

Mensagem por Antopereira » 13 mar 2019 16:18

Jardino Escreveu:
13 mar 2019 15:59
amandio Escreveu:
13 mar 2019 13:42
- ABS e eficiência de travagem: Não sei.
O sistema que alimenta os pistões de travão sai todo do módulo de ABS. O sistema servofreio não sei bem onde entra aqui.
Pode ver nestes esquemas:
http://www.realoem.com/bmw/pt/partgrp?i ... 499_&mg=34
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1182
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1181
http://www.realoem.com/bmw/pt/showparts ... Id=34_1180
Sei também que a travagem é repartida com o sistema servofreio. Ou seja a travagem nunca é totalmente só à frente nem totalmente só atrás.
Já falei com quem tem uma 1100 RT e que também não tem o ABS a funcionar (travagem não servo-assistida), no entanto o unico problema e considerando que o travão de trás é muito "mordaz" a roda pode bloquear se não formos meigos a acionar o pedal, de resto a mota trava na mesma no entanto não é servo-assitida como disse. Mas acho que a servo-assistência terá a ver com a repartição da travagem como você disse anteriormente.
Bem vindo ao forum Jardino
Básicamente está tudo dito. Parabéns pela escolha. A R 1150 RT é uma excelente mota. Tive a R 1100 RT e agora a R1200 RT. A melhor mota para viajar com um conforto excepcional. Curva excelentemente e aceita qualquer "erro", ou mesmo uma correção de trajectória em curva, sem problema.
Quanto ao módulo ABS, eu punha um. Estando a mota a um preço muito bom, nada como ter tudo a funcionar a 100%. E depois a segurança, que é muito importante. Nunca se sabe quando temos de travar a fundo, ou em piso molhado. Aí o ABS é a diferença entre a segurança ou um acidente.
António Costa Pereira
Sócio 636
BMW R1200RT
BMW R1100RT
BMW R60/7
BMW K1100RS
BMW R1200ST
ROYAL ENFIELD 500
YAMAHA GTS 1000
HONDA VF750F Interceptor

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: Aquisição R 1150 RT

Mensagem por amandio » 14 mar 2019 01:04

Não é servofreio??? Não tinha lido bem esse detalhe :oops:
Sempre pensei que as RT's de 2002 até 2005, se não estou em erro, eram de origem servo-assistidas. Nem havia opção de não o ser.
Há qualquer coisa que não está a bater certo aqui :roll:

Aliás a servo-assistência foi uma novidade incluída com o novo módulo de ABS que a BMW Motorrad apresentou em 2002 e que equipou a RT.
Mais tarde, já com provas de eficiência dadas, foi também equipado da R1200GS apresentada em 2004 e na R1200RT em 2005.
Penso que a mota do Zé Morgado ainda será dessa geração.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 14 mar 2019 11:00

A RT 2005 que adquiri tem servo freio, e a finalidade é tornar a frenagem mais confortável, com menos pressão no manete e eficiência máxima, quando associado ao ABS...é espectacular a precisão de atuação.
O problema é que não atua com a mota desligada, o que poderia causar acidentes quando de manobras da mota nesta condição.
Como o desenvolvimento de bombas de freio mais potentes deixou de ser usado em 2007, se não me engano.

Na minha, se aciono o manete dianteiro do freio , as rodas traseiras atuam combinadas...se aciono o pedal traseiro apenas a roda traseira freia.

E ao amigo Jardino, estando a mota em boas condições como comentas, faria negócio na condição do proprietário ao menos partilhar o reparo.

Abçs
luiz

Jardino
Membro em Estágio
Registado: 13 mar 2019 12:34
Contacto:

Mensagem por Jardino » 14 mar 2019 22:03

luiz silva Escreveu:
14 mar 2019 11:00
A RT 2005 que adquiri tem servo freio, e a finalidade é tornar a frenagem mais confortável, com menos pressão no manete e eficiência máxima, quando associado ao ABS...é espectacular a precisão de atuação.
O problema é que não atua com a mota desligada, o que poderia causar acidentes quando de manobras da mota nesta condição.
Como o desenvolvimento de bombas de freio mais potentes deixou de ser usado em 2007, se não me engano.

Na minha, se aciono o manete dianteiro do freio , as rodas traseiras atuam combinadas...se aciono o pedal traseiro apenas a roda traseira freia.

E ao amigo Jardino, estando a mota em boas condições como comentas, faria negócio na condição do proprietário ao menos partilhar o reparo.

Abçs
luiz
Sim quando digo servo-assistida falo precisamente em servo freio. Quanto ao partilhar a reparação não me parece, ou então já o teria feito e pedia um pouco mais pela Mota. (aínda estaremos a falar de perto de 2.000€+/-) Entretanto já tenho com que jogar vi uma de 2005 com 64.000 com revisões em dia (segundo o proprietário) sem problemas de ABS E por 4.200€. O problema é que no 1 caso o vendedor fica com a minha CBR1000F.
1 Abraço

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 15 mar 2019 08:42

Questões existenciais... é fazer contas à vida e ver se compensa vender a CBR à parte mesmo que o preço seja na média do que está no mercado ou um pouco mais baixo.
Se calhar compensa o custo de procurar e instalar um novo modulo de ABS. Digo eu.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 15 mar 2019 11:31

Os problemas com os módulos ABS são normalmente provocados por deficiente manutenção.

Eu também já os tive mas, como faço a manutenção sempre em concessionários, e dentro dos intervalos indicados pela Marca, foram resolvidos, fora de Garantia, pelo GoodWill da Marca….

O sistema de servo-assistência na Travagem funciona de forma independente do ABS.

Eu até pensava que a Falha no Módulo ABS, implicava a sua total inoperacionalidade, ou seja, todo o sistema ficava Off.

Todas as Motas podem andar sem ABS, são é menos Seguras.

Se por um lado na Traseira impede o Bloqueio em travagens mais Fortes é na Dianteira que ele é mais eficiente, a nível de segurança, ao impedir que em travagens fortes, em pisos com menor aderência, se "perca" a Frente.

Também nas travagens de emergência, onde a tendência normal é o "agarrar" nos travões a "fundo", o ABS pode ser a diferença entre uma colisão ou saída de estrada, ou a paragem ou diminuição de velocidade em segurança, principalmente em situações de fraca aderência, como Chuva.

Actualmente, todas as motas vendidas novas, com cilindrada igual ou superior a 125 c.c., tem de ter ABS.

Na BMW, há cerca de 26 anos que é um extra disponível, e há alguns, poucos anos, que faz parte do pacote obrigatório de origem.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 15 mar 2019 11:59

amandio Escreveu:
14 mar 2019 01:04
Não é servofreio??? Não tinha lido bem esse detalhe :oops:
Sempre pensei que as RT's de 2002 até 2005, se não estou em erro, eram de origem servo-assistidas. Nem havia opção de não o ser.
Há qualquer coisa que não está a bater certo aqui :roll:

Aliás a servo-assistência foi uma novidade incluída com o novo módulo de ABS que a BMW Motorrad apresentou em 2002 e que equipou a RT.
Mais tarde, já com provas de eficiência dadas, foi também equipado da R1200GS apresentada em 2004 e na R1200RT em 2005.
Penso que a mota do Zé Morgado ainda será dessa geração.
Como já aqui disseram o Luiz Silva e o Amândio, o servo freio eléctrico foi introduzido como inovação tecnológica em 2002, e servia para, aliado ao ABS, conseguir travagens muito potentes, mas seguras, pela a acção do ABS, com uma pressão na manete e pedal muito suaves.

Tinha o problema, também aqui já relatado de, com a ignição desligada, a travagem practicamente não existir.

Se à partida se poderia pensar que isso não seria um problema, pois ninguém anda com a Mota "Desligada", começaram a acontecer pequenos e "grandes" acidentes em situações de, p.ex., descidas para garagens, onde os condutores abrem o portão, desligam a mota e deslizam, pela "acção" da gravidade, pelas rampas.

Numa situação dessas, o que acontece normalmente, é a "paragem" acontecer contra uma parede.

Também quando uma Mota está estacionada num plano inclinado, e se pega nela, se a ignição nã estiver ligada e a inclinação for acentuada, era normal os condutores irem atrás da mota, até que ela parasse num qualquer obstáculo.

Em 2007, para ultrapassar estas, e outras situações semelhantes, a BMW passou a adoptar Bombas de Travão, sem servo-assitência, mas quase tão potentes e eficientes como as eléctricas.

Há motas produzidas naquele ano com ambas as soluções.

Claro que, quando se pega numa mota com servo assistência eléctrica na travagem, e ABS, continuamos a notar a grande potência e segurança que elas apresentam mas, com as soluções actuais, sem a servo-assistência, já não temos é o risco de poder passar por situações como as acima descritas.

Actualmente, com toda a evolução nos sistemas de travagem, já tudo corre Muito Bem, mesmo sem Servo-Assistência, que nunca mais foi utilizada.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante