R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4912
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por JoseMorgado » 24 set 2011 09:27

Ando interessado numa R90RS ou numa R100RS. Para poder decidir com mais informação, gostava de conhecer experiências e conhecimentos sobre estes modelos. Obrigado.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Avatar do Utilizador
Evan
Membro Iniciante
Mensagens: 45
Registado: 14 set 2008 00:29
Contacto:

Re: R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por Evan » 25 set 2011 13:46

Boas,
A diferença básica entre uma e outra é a cilindrada. De resto são quase iguais, excepto pequenos pormenores (carburadores, etc.) relacionados com a inferior performance da R90 relativamente à R100. Para quem quer ter uma RS da época, penso que a R100 é mais interessante.
De facto, foi a primeira mota de série da BMW totalmente carenada. Foi muito popular por apresentar uma excelente protecção contra vento e chuva enquanto mantinha uma excelente aerodinâmica. Foi apresentada em 1976 e a sua produção durou oito anos, com um total de 33648 fabricadas.
Qualquer outra informação que seja necessária, estarei ao dispor.

Cumprimentos e boas curvas.
Máquinas: R-100S(1977); R100RT(1979); R-100T(1980)

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4912
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por JoseMorgado » 26 set 2011 09:56

Evan Oliveira Escreveu:Boas,

Qualquer outra informação que seja necessária, estarei ao dispor.

Cumprimentos e boas curvas.
O.K. Obrigado
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4912
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por JoseMorgado » 27 set 2011 10:04

Evan Oliveira Escreveu:Boas,

De facto, foi a primeira mota de série da BMW totalmente carenada. Foi muito popular por apresentar uma excelente protecção contra vento e chuva enquanto mantinha uma excelente aerodinâmica. Foi apresentada em 1976 e a sua produção durou oito anos, com um total de 33648 fabricadas.
Qualquer outra informação que seja necessária, estarei ao dispor.

Cumprimentos e boas curvas.
Eu, de facto, o que ando à procura é do modelo desportivo, RS, Ex. http://www.bmbikes.co.uk/specpages/R90S.htm que só tem uma pequena carnagem à volta do farol e painel.
Pela informação que tenho, as RT's é que têm a carnagem completa. Ex. http://www.bmbikes.co.uk/specpages/R100RT.htm

A R90RS foi, na altura, uma mota de alta performance, que representou uma viragem na filosofia de construção das BMW's. Foi esta mota que ganhou o 1º AMA Pro Superbike Championship nos USA, em 1976. Por isso o seu interesse histórico. O que eu também gostava de saber é se a R100RS também tinha apresentado alguma novidade mecânica assinalável, ou se tinha sido apenas uma evolução natural do anterior modelo.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Avatar do Utilizador
Evan
Membro Iniciante
Mensagens: 45
Registado: 14 set 2008 00:29
Contacto:

Re: R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por Evan » 30 set 2011 09:46

Olá José,

Não, os modelos totalmente carenados em 1980 eram dois; A "R100RS" e a "R100RT".

O modelo referido no link, não é uma "RS", mas sim uma "S". As "S" (Sport touring) eram o modelo desportivo da BMW. Que eu saiba, tecnicamente os modelos R100 "RS" e "S" eram iguais. Haviam apenas pequenas diferenças, que lhe proporcionavam mais alguns "cavalitos". A unica diferença visualmente assinalável, era a carenagem: Total na "RS" e pequena, à volta do farol na "S".

A R100S foi a evolução desportiva natural da R90S que tão boa prova havia dado.
Sim, a R90S foi o 1º modelo em que a BMW se preocupou em dar aos motores "mais alma" através de pequenos pormenores tecnicos na admissão, cumbustão e escape (valores maiores ao nivel de carburadores, valvulas, escape e compressão) que transformavam de facto a R90S numa mota revolucionária para a época, com 67 estrondosos cavalos, mais sete que a sua irmã R90/6, e apenas menos três que a R100S.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos.
Máquinas: R-100S(1977); R100RT(1979); R-100T(1980)

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4912
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por JoseMorgado » 30 set 2011 10:19

Evan Oliveira Escreveu:Olá José,

Não, os modelos totalmente carenados em 1980 eram dois; A "R100RS" e a "R100RT".

O modelo referido no link, não é uma "RS", mas sim uma "S". As "S" (Sport touring) eram o modelo desportivo da BMW. Que eu saiba, tecnicamente os modelos R100 "RS" e "S" eram iguais. Haviam apenas pequenas diferenças, que lhe proporcionavam mais alguns "cavalitos". A unica diferença visualmente assinalável, era a carenagem: Total na "RS" e pequena, à volta do farol na "S".

A R100S foi a evolução desportiva natural da R90S que tão boa prova havia dado.
Sim, a R90S foi o 1º modelo em que a BMW se preocupou em dar aos motores "mais alma" através de pequenos pormenores tecnicos na admissão, cumbustão e escape (valores maiores ao nivel de carburadores, valvulas, escape e compressão) que transformavam de facto a R90S numa mota revolucionária para a época, com 67 estrondosos cavalos, mais sete que a sua irmã R90/6, e apenas menos três que a R100S.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos.
Ajudou e muito. É que, efectivamente, nas buscas que tenho feito existe alguma confusão com estas terminologias. Mais uma vez, Obrigado.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Avatar do Utilizador
Evan
Membro Iniciante
Mensagens: 45
Registado: 14 set 2008 00:29
Contacto:

Re: R90RS/R100RS Semelhanças e diferenças

Mensagem por Evan » 30 set 2011 15:52

Pois existe e é natural, porque entre 76 e 80 a BMW chamou nomes diferentes às mesmas máquinas (as R100 são praticamente todas iguais), consoante a "roupa que lhes vestia". Por ex. a R100/7 que nasceu em 76, passou a designar-se de R100T, entre 78 e 80, quando terminou o fabrico do modelo. Foram vendidas apenas cerca de 2500 "T", sendo actualmente um modelo raro. As "naked" acabaram a partir de 80, sendo substituidas pelas carenadas "RS" e "RT" que vinham sendo um sucesso pelas caracteristicas estradistas, motores muito fiáveis e excelente protecção ao condutor. Viam-se muito nas policias da Europa que as usavam em larga escala. As Policias Portuguesas, pelo que sei, nunca tiveram R100, apenas R80 e 90 devido ao seu proibitivo preço na altura. Tiveram mais tarde as K100.

Todavia entre 76 e 80 houve cinco designações para a R100: R100/7, R100T, R100S, R100RS e R100RT.
Espero ter elucidado um pouco acerca destes anos do fabrico BMW.

Cumprimentos.
Máquinas: R-100S(1977); R100RT(1979); R-100T(1980)

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante