Test-drive R1250RT

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
Ric
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 10 jun 2014 10:53
Contacto:

Test-drive R1250RT

Mensagem por Ric » 16 ago 2019 10:41

Na segunda-feira tive a oportunidade de testar extensivamente a R 1250 RT de 2019. Aproveitei e, nas voltas que tive que fazer naquele dia, escolhi tanto estrada (plana e ainda um pouco muito pequeno de serra), trânsito e auto-estrada. Houve momentos em que apertei com a mota e houve momentos em que aproveitei para fazer uma condução mais relaxada. Foi um dos melhores test-drives que fiz.

Infelizmente saí do test-drive com mais dúvidas do que com certezas. Devido à sua distribuição de peso distinta da minha F800GT, ainda demorei um bom bocado para me habituar e me sentir seguro e confortável em cima da mota. Tivesse sido um test-drive de meia hora e teria certamente entregue a mota e riscado logo ali como opção de compra.
Mas acabei por me habituar e perceber porque, quem a tem, gosta tanto dela. Manuseia-se facilmente, mesmo em velocidades baixas. É extremamente confortável e, ao contrário do que esperava, o banco não é tão largo assim permitindo que o meu 1,69m chegue com pouco mais que as pontas de ambos os pés ao chão. Fiz manobras em chão plano, para trás e para a frente, virando e ajeitando. A mota manuseia-se, mesmo "parada", muito facilmente.

Esperava uma vibração igual ou mesmo superior à da F800, mas a vibração natural de uma bicilíndrica desta envergadura está muito reduzida, levando a que se torne ainda mais confortável em viagens grandes. Imagino que seja uma característica deste modelo mais recente e que a versão anterior vibre de facto mais. A vibração da minha não me incomoda demasiado e estava já preparado psicologicamente para que esta vibrasse mais, daí a surpresa ter sido maior ao me aperceber que a mota vibra ainda menos que a minha.

A mota debita 136 cv, mais 46 que a minha, mas ainda assim não senti o "responsiveness" que a minha tem. Não vi nenhuma folha de dinamometro, pelo que não sei como é a distribuição de potência ou binário, mas a sensação com que fiquei é que a relação peso-potência na RT é inferior à relação na F800GT nas rotações mais baixas. Note-se no entanto, que só tenho esta sensação no meio segundo inicial em que se enrola o punho. Logo de seguida a RT acompanha e ultrapassa a aceleração da F800GT.

Já depois de estar um pouco mais habituado à mota passei por um trecho pequeno de serra, percebendo a dinâmica desta. Diga-se que é uma mota de turismo, pelo que nunca foi expetativa minha que me desse grande adrenalina a fazer a serra -- e não dá. Mas acompanha. É uma mota que, como disse, curva bem, tem fôlego para acelerar e desacelerar conforme necessário e acompanha mesmo num ritmo um pouco mais acelerado outras mais entusiasmantes. Ou seja, não é pastelona e não fica para trás. Faz tudo! :D

Uma das primeiras coisas que faço quando pego numa mota é procurar um trecho de estrada a direito, sem carros e que não aparente ter pessoas próximas que se possam atravessar na estrada e testo os travões. Acelero o que a estrada permitir e travo de diferentes formas, simulando diferentes situações: travagem brusca com o pé e a mão apertando o travão a fundo, travagem rápida só com a mão a direito, travagem rápida só com a mão curvando para me desviar de um obstáculo e travagem só com o pé. Até àquele momento, eu pensava que a minha mota travava bem -- mas quando comparada com os travões da RT… :shock: A RT trava e manuseia-se em travagem muitíssimo bem, especialmente tendo em conta os seus 280kg.

Pelo meio de todas as voltas passei por um pouco de trânsito permitindo-me apreciar como a mota me faz sentir no meio dos carros. É uma mota larga, bastante visível, pelo que ao contrário de outras não me sinto tão invisível assim. Em contrapartida não consegui sentir-me confortável para passar por entre os carros. Já vi bastantes outras pessoas a fazê-lo sem apresentarem grandes dificuldades, mas não cheguei a tentar porque não senti que eu tivesse o à-vontade para o fazer sem me arriscar a chatices, mesmo que menores.

No fim de contas, a RT é a minha mota de sonho? Não é. Tenho lido bastantes reviews e estava super excitado com este test drive. Mas a mota não fez click comigo. Não estou a dizer que não é uma boa mota -- é! E gostei bastante de a conduzir. Pretendo uma mota que não me canse em viagens longas (e esperançosamente muito longas se conseguir conciliar as férias familiares com as férias de mota.. ;) ), mas quero sentir também uma ligação com a mota. E não consegui isso. Vou continuar a ver outras opções de mercado (possivelmente a FJR)…

Por fim, agradeço ao Paulo Pinho da Motomil pela oportunidade que me proporcionou. Não foi o resultado esperado, mas fiquei ainda assim bastante contente de a ter conduzido. Obrigado.
Ricardo Anastácio

BMW F 800 GT, laranjinha
Nikon D90

Avatar do Utilizador
Ric
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 10 jun 2014 10:53
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por Ric » 16 ago 2019 11:44

Aqui ficam algumas fotos que tirei.

Uma vista geral, da frente:
_DSC6466.jpg
_DSC6466.jpg (75.51 KiB) Visto 2959 vezes

Pormenor dos lindos faróis em led:
_DSC6468.jpg
_DSC6468.jpg (48.64 KiB) Visto 2959 vezes

Uma vista geral, de trás:
_DSC6468.jpg
_DSC6468.jpg (48.64 KiB) Visto 2959 vezes
Anexos
_DSC6471.jpg
_DSC6471.jpg (61.3 KiB) Visto 2959 vezes
Ricardo Anastácio

BMW F 800 GT, laranjinha
Nikon D90

Avatar do Utilizador
Ric
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 10 jun 2014 10:53
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por Ric » 16 ago 2019 11:45

Pormenor da roda e do farol extra, que como só andei de dia em bom tempo não lhe dei uso:
_DSC6471.jpg
_DSC6471.jpg (61.3 KiB) Visto 2959 vezes

Pormenor do lindo destacado do modelo na carenagem:
_DSC6475.jpg
_DSC6475.jpg (39.69 KiB) Visto 2959 vezes
Ricardo Anastácio

BMW F 800 GT, laranjinha
Nikon D90

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por JoseMorgado » 17 ago 2019 12:38

Muito Bom Ricardo! Obrigado pela Partilha!!

Aproveitando a "Embalagem" do Momento, que tal um Teste Drive à K1600 GTL, o Expoente Máximo das Turísticas!

Se não Tiveres Limitações de Preços, Consumos (Gasolina e Pneus), recomendo-a vivamente!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
Ric
Membro Iniciante
Mensagens: 50
Registado: 10 jun 2014 10:53
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por Ric » 17 ago 2019 20:09

Pois, obrigado pela sugestão José. Mas a RT já seria a esticar um pouco o orçamento (considerando usada com 5+ anos)... a K1600GT já está fora das minhas capacidades económicas.

E temo que a K seja bem mais pesada que a RT, dificultando as manobras "paradas". É que as motas não se mexem só em andamento, volta e meia é preciso manobrá-las à mão também...
Ricardo Anastácio

BMW F 800 GT, laranjinha
Nikon D90

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por JoseMorgado » 18 ago 2019 13:01

Tens Razão Ricardo, por isso falei da Possibilidade de Não Teres Limitações!!

Quanto ao Peso, é talvez o Único Defeito das K1600, para além do Preço, claro.

Por isso, e após Muitos Anos de Queixas dos Clientes, a BMW disponibiliza, desde o início de 2019, como extra, uma Marcha a Trás Eléctrica para as K1600.

Quando falei em Experimentar, era só para poderes conhecer o desempenho de um Motor com cariz semelhante ao da Tua F800, só que com 1.600 c.c. de cilindrada, seis cilindros em linha, um apetite para as subidas de rotação viciante, um binário enorme, quase todo disponível logo às 1.000 rpm, o que permite andar calmente a 40km/h em 6ª e um arranque Brutal, mesmo em 6ª, que a faz comparar a uma Mota Electrica.

Experimentar, e conhecer, não custa Dinheiro, nem ocupa Lugar!!

No Entanto, por Estas e Outras Razões, continuo a Considerar que a RT é a Melhor Mota do Mundo!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por amandio » 19 ago 2019 08:35

A minha opinião sobre as RT's é que são ligeirinhas e confortáveis, mas não são Sport.
Têm a capacidade do motor boxer da BMW mas não são para chegar a todo o lado primeiro que os outros.

Posto isto, para adquirir uma RT é preciso ter a consciência da utilidade da mota.
É grande sim, e requer alguma habituação, mas estando habituado a qualquer outra das grandes da BMW é praticamente igual em largura.

Sendo eu um grande aficionado GS, a RT, para aqui na Noruega, é a escolha acertada.
Aqui chove mais e em termos de protecção aerodinâmica é um expoente máximo, ideal para a muita chuva que aqui cai.

Portanto a RT é para a mentalidade correcta no tempo correcto.
Por isso entendo que a tua 800GT seja a mota para ti no momento. :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por luiz silva » 19 ago 2019 16:57

Ricardo,

obrigado por partilhar tuas impressões!!

Abcs
Luiz

ricmags
Membro Iniciante
Mensagens: 30
Registado: 03 mai 2019 17:20
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por ricmags » 30 ago 2019 12:27

amandio Escreveu:
19 ago 2019 08:35
A minha opinião sobre as RT's é que são ligeirinhas e confortáveis, mas não são Sport.
Têm a capacidade do motor boxer da BMW mas não são para chegar a todo o lado primeiro que os outros.

Posto isto, para adquirir uma RT é preciso ter a consciência da utilidade da mota.
É grande sim, e requer alguma habituação, mas estando habituado a qualquer outra das grandes da BMW é praticamente igual em largura.

Sendo eu um grande aficionado GS, a RT, para aqui na Noruega, é a escolha acertada.
Aqui chove mais e em termos de protecção aerodinâmica é um expoente máximo, ideal para a muita chuva que aqui cai.

Portanto a RT é para a mentalidade correcta no tempo correcto.
Por isso entendo que a tua 800GT seja a mota para ti no momento. :D
Exactamente a minha opinião.
Esta semana vim de moto para o trabalho, fiz autoestrada e por vezes fui aos 120, 130km/h.... e para ser sincero não é muito a minha onda, não gosto.
Prefiro andar nos ritmos lentos, até na casa dos 90, 100km/h (max) e aprecio muito mais a viagem. Gosto de ir numa nacional com toda a calma do mundo.
Quando se vê na TV, "estrada xpto melhor do mundo pelas curvas"...ok...mas não é a fazer a estrada a 100km/h ou quem faz curvas mais rápido....se for a 40 vou desfrutar muito mais.
Diria que a RT é isso, ir com calma e desfrutar.....agora andar rápido, é levar com mais barulho e gasolina a evaporar :D

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Test-drive R1250RT

Mensagem por amandio » 02 set 2019 07:24

Não diria melhor :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes