K1200RS ou R1150RT

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LuisMSR
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K1200RS ou R1150RT

Mensagem por LuisMSR » 07 fev 2021 16:26

Ora viva,

Pretendo comprar uma BM, e sempre gostei do conceito sport touring.
Estou indeciso entre dois modelos, a K1200RS (2000 a 2002) ou a R1150RT (2001 a 2003).
Pela vossa experiência e conhecimento, quais os contras e prós de cada um destes modelos (qualidade, equipamento, conforto, problemas crónicos, manutenção, etc).

Muito obrigado.
Luís Ribeiro
K1200GT 2003

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amandio
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por amandio » 08 fev 2021 16:03

Ora começando pela RT, o motor 1150 é considerado um dos melhores.
Suave e sem complicações electrónicas dos modelos posteriores.
E tem um carácter próprio dos motores boxer. Muita força, e alguma velocidade. :mrgreen:
É daqueles motores que basta rodar o punho para ultrapassar um carro sem ter de mandar uma ou duas abaixo, mesmo em 6a velocidade.

Quanto à RS, o motor é também o último da geração "tijolo voador" em que os cilindros estão "deitados".
É uma evolução substancial em relação à predecessora K1100RS.
Ponho também à consideração a K1200GT que tem uns extras maiores para maior protecção aerodinâmica.
Também evolução à K1100 é a caixa com a 6a velocidade.
A RS tem um motor muito suave e uma caixa mais suave que a RT (que não é defeito mas sim feitio :mrgreen: ) e em termos de velocidade/cavalos é também superior à RT.
No entanto, a posição de condução não é tão descontraída com na RT. É mais sport na RS, sendo que a GT vai ligeiramente mais vertical pois teve uma revisão ergonómica para ser menos sport e mais tourer.

Basicamente há que ter em atenção umas coisitas para fazer a escolha:
- utilização predominante: mais cidade, quase sempre cidade, misto ou mais autoestrada e longas viagens.
Isto porque os motores K libertam muito calor no trânsito do pára-arranca na cidade.
Por outro lados, as RT definiram o conceito de Touring e são, desde sempre, a referência no mercado para comparação com qualquer outro modelo e/ou marca.
- Suavidade do motor: muito suave com os 4 cilindros da K ou um pouco mais de carácter dos motores boxer.
há quem descreva os motores boxer um pouco agriculturais... eu diria que é mais a caixa que o motor. mas são opiniões.
Vindo das japonesas, o motor boxer pode parecer, inicialmente um choque, mas depois verá que é um motor fantástico. E vindo das japonesas o motor K será "mais familiar".
- Os extras que a mota tem. E isso tem a haver com as opções que encontra no mercado no momento.
As RT têm sempre malas laterais, e às vezes Top-case, as RS normalmente não eram vendidas com malas. As GT normalmente eram vendidas em conjunto com malas laterais e uma soft case.
- e finalmente e talvez o mais importante, o que o coração lhe diz?
Qual é que gosta mais? qual a que lhe apela mais? isso tudo é um peso importante na decisão.

Em conclusão:
Como referimos na sua apresentação, são duas motas com características e carácters bem distintos.
Um que é puramente Touring, pensada para o conforto e qualidade da viagem. A outra pensada mais para chegar ao fim da viagem um pouco mais rápido :mrgreen:
Uma com uma posição quase anti-velocidade em que se senta quase na vertical para apreciar melhor a paisagem e a viagem, a outra mais desportiva, mais debruçada sobre o depósito...
Não podemos decidir por sí, mas alerta-lhe para as grande e fundamentais diferenças.

Espero que lhe tenha ajudado (ou baralhado ainda mais) na escolha. :D
Amândio de Aveiro
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LuisMSR
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por LuisMSR » 11 fev 2021 12:26

Obrigado caro Amandio, pela sua excelente explicação. Não baralhou e sim, ajudou.
Fiz alguns progressos e em termos de decisão estou inclinado para a K1200RS. A RT é sem duvida uma moto fantástica, mas penso que o conceito Tourer em que é rainha, ainda vai ter que esperar. Prefiro desfrutar mais uns anos de um conceito sport tourer.
Relativamente às GT, a moto é muito interessante, mas das várias opiniões que fui recolhendo, a maioria tem transmitindo que a moto tem tanto de bonita como problemática. Já a 1300GT dizem já ser outra loiça, o que acredito, mas os preços pedidos pelas mesmas são proibitivos de momento para mim.
Penso que vou assim iniciar a minha viagem pelas BMW através da 1200RS. Estou com 2 negócios em vista, uma de 2001 e outra de 2002, pelo que brevemente espero dar notícias e fotos da menina. :D

Obrigado.

Saudações Motards
Luís Ribeiro
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por amandio » 11 fev 2021 13:43

LuisMSR Escreveu:
11 fev 2021 12:26
[...]Relativamente às GT, a moto é muito interessante, mas das várias opiniões que fui recolhendo, a maioria tem transmitindo que a moto tem tanto de bonita como problemática. Já a 1300GT dizem já ser outra loiça, o que acredito, mas os preços pedidos pelas mesmas são proibitivos de momento para mim. [...]
Viva quando refiro a K1200GT (2003–2005) é a "mesma mota", da mesma geração da K1200RS. Apenas com mais protecção aerodinâmica.
Esta: https://youtu.be/bkTsOGrB0i8

É facilmente reconhecível pela tira de borracha ao longo da carenagem que deflecte o ar/chuva das pernas.
Menos fácil de disginguir é a extensão da protecção para as mãos (principalmtente se a mota é de cor escura), e o vidro maior, mais alto.
Amândio de Aveiro
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por LuisMSR » 11 fev 2021 23:00

Ok.
Pensei que o modelo da GT saído em 2006 era a primeira geração...! :oops:
Andei a pesquisar e existem muito poucas à venda. Vou procurando...
Tem sido uma ajuda preciosa, obrigado.
Luís Ribeiro
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por amandio » 12 fev 2021 09:21

LuisMSR Escreveu:
11 fev 2021 23:00
Ok.
Pensei que o modelo da GT saído em 2006 era a primeira geração...! :oops:
Andei a pesquisar e existem muito poucas à venda. Vou procurando...
Tem sido uma ajuda preciosa, obrigado.
Quando a BMW fez o upgrade para o motor 1200 nas K's em 1997 apresentou a versão RS e LT, sendo que a LT (o navio almirante) era uma mota completamente diferente, maciça!
Então em 2003, apresentou um upgrade da RS com mais protecção aerodinâmica para responder à necessidade de um Grand Tourer mais "leve" que a LT.
Fez uma revisão ergonómica à mota, para uma posição mais direita, mais vertical do tronco, aumentou a protecção contra os elementos, com uma protecção para as pernas, mãos e vidro maior. E pôs as malas laterais como equipamento standard.
Este standard continua até hoje nas GT em que a mota vem sempre com malas laterais, mas a topcase é sempre opcional.
A par (em 2003), continuou e actualizou esteticamente a RS com uns novos piscas à frente. Iguais aos da nova GT.
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por amandio » 18 fev 2021 20:15

LuisMSR Escreveu:
11 fev 2021 23:00
Ok.
Pensei que o modelo da GT saído em 2006 era a primeira geração...! :oops:
Andei a pesquisar e existem muito poucas à venda. Vou procurando...
Tem sido uma ajuda preciosa, obrigado.
Temos uma novo companheiro aqui no fórum que acabou de comprar uma GT desta geração de que falava.
Pode ver aqui: viewtopic.php?p=105722&sid=88ad6c1b9825 ... 58#p105722
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por LuisMSR » 20 fev 2021 06:30

Obrigado caro Amândio.
Depois das suas fantásticas e úteis indicações, realmente pesquisei e li bastante sobre os modelos K e a sua evolução, e mais em particular esta versão. (Parabéns desde já ao companheiro Carlos Castela pela fantástica aquisição).
Esta moto em particular é efectivamente, em minha opinião, muito bonita e enquadra-se perfeitamente naquilo que procuro, principalmente pelas características que apresenta (conforto, potência, proteção aerodinâmica, etc).
Penso ser a moto ideal para a minha entrada no mundo BMW, pelo que no meio desta pesquisa, penso já ter encontrado a minha futura companheira...espero dar novidades e apresentar a menina brevemente.

Abraço
Luís Ribeiro
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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por lagarto » 22 fev 2021 00:49

LuisMSR Escreveu:
20 fev 2021 06:30
Obrigado caro Amândio.
Depois das suas fantásticas e úteis indicações, realmente pesquisei e li bastante sobre os modelos K e a sua evolução, e mais em particular esta versão. (Parabéns desde já ao companheiro Carlos Castela pela fantástica aquisição).
Esta moto em particular é efectivamente, em minha opinião, muito bonita e enquadra-se perfeitamente naquilo que procuro, principalmente pelas características que apresenta (conforto, potência, proteção aerodinâmica, etc).
Penso ser a moto ideal para a minha entrada no mundo BMW, pelo que no meio desta pesquisa, penso já ter encontrado a minha futura companheira...espero dar novidades e apresentar a menina brevemente.

Abraço
... um bocadinho de veneno - está uma K1200S de 2007 à venda por valores não muito mais elevados que as K1200RS ...

Atenção que ambas são boas motos, mas a K1200RS de 2003 tem 130cv e 285kg de peso e a K1200S de 2007 tem 170cv e pesa 250kg...

Olhando para uma e para a outra, a 'S' é mais moderna, mais potente, mais leve... mas é menos "tourer" que a RS. Deixo aqui um site em que pode ler uma análise feita com conhecimento de causa :) http://www.pirateslair.net/DucatiVS.htm
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

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Re: K1200RS ou R1150RT

Mensagem por amandio » 22 fev 2021 11:13

lagarto Escreveu:
22 fev 2021 00:49
[...] mas a K1200RS de 2003 tem 130cv e 285kg de peso e a K1200S de 2007 tem 170cv e pesa 250kg...[...]
Penso que, o que o Luis está à procura seja mais conforto e design da K1200RS/GT apresentam (mais com o seu gosto pessoal) do que propriamente mais cavalos.
Além de que o centro de gravidade da K1200 (1998-2005) é mais baixo que da K1200 (2005-2009), não se nota esse peso extra. Já conduzi ambas!
Isto porque a arquitectura do motor foi completamente alterada com a K1200 em 2005, deixando de ter o bloco "deitado" (que deu origem à alcunha do tijolo voador) para passar a ser um 4 em linha transversal "à japonesa".
lagarto Escreveu:
22 fev 2021 00:49
[...]Olhando para uma e para a outra, a 'S' é mais moderna, mais potente, mais leve... mas é menos "tourer" que a RS. [...]
Tem sempre a alternativa GT em ambas as versões/gerações...
Amândio de Aveiro
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