F750GS Dynamic ESA. Opiniões por favor

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
jboavida
Membro em Estágio
Mensagens: 3
Registado: 22 set 2021 13:38
Contacto:

F750GS Dynamic ESA. Opiniões por favor

Mensagem por jboavida » 22 set 2021 14:09

Boa tarde,

Tenho uma F750GS encomendada com o kit Dynamic ESA, mas está a demorar muito a chegar.
O concessionário têm em stock modelos com suspensão rebaixada (o que é bom para mim) mas sem Dynamic ESA.
A minha questão é: Vale a pena ter suspensão electrónica?

Obrigado desde já pela ajuda.

Joaquim

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: F750GS Dynamic ESA. Opiniões por favor

Mensagem por amandio » 23 set 2021 08:28

Caro Joaquim, o ESA - e isto é a minha opinião apenas - é uma adicção pensada na segurança e conforto.
O ESA funciona em conjunto com o Controlo de Tracção e ABS para dar mais estabilidade na mota. É sobretudo útil em situações de piso escorregadio, terra batida, chuva/asfalto molhado, etc.
O ajuste automático da suspensão é feito através de sensores que fazem centenas/milhares de leituras por segundo.
Bem como o ajuste da suspensão para uma ou duas pessoas, com ou sem carga, em andamento (sem a necessidade de parar para faser o reset) ou quando as condições da estrada mudam repentinamente.
Confortos...

Se vale a pena? isso depende muito da utilização da mota.
Se a utilização predominante (90%) é casa/trabalho com alguns passeios de vez em quando, mesmo que seja feita no inverno, não vejo a necessidade.
Reforço que isto é apenas a minha opinião/experiência.
O ajuste manual da suspensão nunca matou ninguém e é uma coisa que não se utiliza assim tantas vezes. Além da acção automática da suspensão em situações de piso escorregadio.
E nas motas com o modo Dynamic Pro, o ESA está sempre a fazer leituras para ajustar às condições da estrada, independentemente das condições.
Tirando isso....

Eu tive uma GS (a 1150) durante 10 anos, foram poucas a vezes em que fiz algum ajuste à suspensão por causa do peso.
Experimentei muitas outras com ESA, e outras electrónicas, e nunca senti que esses extras fizessem a minha condução diferente, ou que estivessem a actuar sobre a minha condução.
Depende muito do estilo de condução, mais ou menos agressivo, de cada um.

Por outro lado ainda, há a questão da venda da mota em alguns anos, se quiser fazer um upgrade. O valor da mota e o nível de equipamento influencia na transação. Se é uma mota apetecível ou não.
A tendência do mercado é que ninguém quer pagar pelos extras na compra em nova, mas depois no mercado em 2a mão, quanto mais extras, mais apetecível. É a natureza humana a falar e a ditar as coisas. :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes