Travões Haynes BMW GSA 1250

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
RicMes
Membro em Estágio
Mensagens: 2
Registado: 07 out 2019 13:10
Contacto:

Travões Haynes BMW GSA 1250

Mensagem por RicMes » 10 mar 2021 14:07

Viva a todos participantes neste fórum.
Acompanhando vários outros forum relativos à BMW nos EUA, existem numerosas descrições de possuidores de GS/GSA/RT/etc... que vieram equipados com pinças de travão da frente da Haynes, destes perderem liquido de travão, o que levou em Agosto de 2020 a autoridade rodoviária dos EUA a emitir um recall para os vários modelos equipados com esta marca de pinças de travão, estando a serem substituídos de novo por Brembo, às custas da BMW e os novos modelos que estão a ser vendidos já são equipados com Brembo, o que tem levado clientes a estarem 3/4 meses à espera da mota nova devido à falta de material.

Na minha GSA de 2019 nunca, verifiquei esse problema.

Já alguém teve essa questão com BMW com pinças Haynes?
Já alguém ouviu falar de um eventual recall?
Os modelos vendidos em 2021, alguém sabe se estão equipados com Brembo ou continuam com Haynes?

Normalmente não me preocupo com estas questões, mas acho estranho que aparentemente na Europa ninguém fala disso e nos EUA só falam disso, será uma questão de lotes defeituosos e outros não!

Cumprimentos a todos.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Travões Haynes BMW GSA 1250

Mensagem por amandio » 10 mar 2021 18:00

Viva Ric (suponho Ricardo).
Gostaria por começar por convidá-lo a passar por "Como utilizar o Fórum".
Onde falamos de como fazer a apresentação da praxe a esta comunidade e a estar actualizado com as novidades, novos post's, etc, aqui no fórum.

Relativamente à sua questão/observação:
Os recalls são feitos de acordo com as diferentes fábricas que montam as motas.
No caso específico da R1250GS e GSA estão a ser montadas em Berlim, Brasil, Índia, Tailândia e China.
Depois cada fábrica tem uma forma diferente de operar.
Por exemplo no Brasil a mota vez às peças mas completa. Nada é acrescentado. É mesmo uma questão de "juntar o puzzle e vender".

Por outro lado a legislação europeia, relativa a veículos, é bem mais rigorosa que a americana, apesar desta "fazer mais barulho" internacionalmente.
A verdade é que na America, se algo corre mal, alguém vai receber uns milhões de indeminização, e na Europa não se houve falar nada disso. E isso é ruído internacional.
Por isso os Recalls na Europa são bem mais discretos. Vai fazer um serviço e mudam as peças e só depois lhe dizem, senão nem notava.
A marca nesse aspecto tem sido fenomenal e única em fazer todos os recalls de sem quaisquer implicações para o utilizador.
E mesmo que a mota tenha de ficar mais tempo há sempre uma moto de substituição para si!

E outra razão para tanto barulho na America é porque a Hayes é americana.
Conseguiram este contrato milionário com a BMW e a coisa está a falhar. E a America "não falha"!!! :roll:

Porque na Europa a legislação é bem mais apertada em todos os sentidos, incluindo o Euro5 em vigor agora e Euro 6 daqui a pouco (em tudo muito superiores às várias legislações americanas, sendo a da California a mais complicada), as marcas têm "versões" EU e US.
Depois o resto do mundo apanha uma ou outra especificação. Tem sido assim desde final dos anos 70 com a crise dos combustíveis.

Claro que actualmente, nesta época de comunicação imediata e mediatismo de toda a notícia, coisas que antes não eram tão do conhecimento público, mas de grupos mais específicos (utilizadores), são agora expostas a todo e qualquer público.
Nunca até à 10 anos atrás, não sabia dos recalls de outras marcas, porque não estava no meu gruppo de interesses e comunicação directa.
Hoje, porque continuo informado sobre coisas BMW Motorrad, sou bombardeado com todo o tipo de informação também relativo a outras marcas.
É tão simples como fazer uma busca "recall front brake R1200GS" e imediatamente fiquei a saber que a Honda também teve um recall pelo mesmo problema em 2016 e 2009, só para dar um exemplo.
Nunca procurei esta informação, nem precisava dela mas está ali em destaque.

Finalmente, e respondendo directamente à sua questão, Não sei se vai continuar pinças Haynes,
Mas com o feedback dos utilizadores e recalls, se continuam com a marca tem certametne que haver upgrades para manter certos standards.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

RicMes
Membro em Estágio
Mensagens: 2
Registado: 07 out 2019 13:10
Contacto:

Re: Travões Haynes BMW GSA 1250

Mensagem por RicMes » 24 mar 2021 12:51

Obrigado pela resposta, não concordando completamente com esse ponto de vista dualidade Europa/EUA, mas obrigado pela sua opinião.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Travões Haynes BMW GSA 1250

Mensagem por amandio » 24 mar 2021 21:00

RicMes Escreveu:
24 mar 2021 12:51
Obrigado pela resposta, não concordando completamente com esse ponto de vista dualidade Europa/EUA, mas obrigado pela sua opinião.

Cumprimentos.
A dualidade é um facto!
Basta ver em qualquer site de peças para as motas que logo nas especificações da mota, pedem para escolher entre EU e US.
Uma coisa que salta logo à vista é que a motas americanas têm reflectores laterais nas barras e nas malas (em vez da inserção "Touring"). Mas há mais claro.
A minha K1100RS tem até 3 versões distintas, sendo 2 na América, por exemplo.
Destas duas, uma é para motas de 92-93 e outra para as motas de 94 para motas com ABS I e 95-96 para motas com ABS II. Em que as alterações são sobretudo a nível dos travões/ABS, mas também na instalação eléctrica.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
MotardFeio
Membro em Estágio
Mensagens: 21
Registado: 17 jan 2020 08:02
Contacto:

Re: Travões Haynes BMW GSA 1250

Mensagem por MotardFeio » 01 abr 2021 09:15

Quiseram "inovar" e poupar uns trocos pelo caminho.
Correu mal. Os norte americanos não são propriamente famosos por fabricaem motos muito performantes.

Brembo, Nissin, Tokico - é escolher um destes, e se calhar ainda me estou a esquecer de algum!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes