F800GS ajuda

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ffernandes
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F800GS ajuda

Mensagem por ffernandes » 29 set 2020 01:31

Boas,

Estive a ver uma F800GS com 53.000 km, acham que são muitos quilómetros para esta mota?
Quantos quilómetros faz um motor destes.

Obrigado

Cumprimentos

Fernando

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amandio
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Re: F800GS ajuda

Mensagem por amandio » 29 set 2020 08:03

Viva bom dia!
De que ano é a mota?
Se é do ano passado, sim são muitos mas nada de anormal, só bastante passeada.
E 53.000 numa BMW acabou se sair da rodagem. :mrgreen:
Um amigo (aí em Portugal) fez 100.000 só num ano com uma uma R1200GSA... eu fiz o mesmo em 10 anos...
Uma média de 10.000/15.000kms ao ano é a utilização normal de uma mota. Para o usos diário de casa trabalho e alguns passeios ao fim de semana.

Depois, tanto quanto sei, estes motores twin-parallel são bem resistentes. Melhores e mais fortes que os anteriores single Rotax das antigas F650GS.
O máximo de Kms que conheço nesta mota é de um amigo, aqui na Noruega, que todos os anos faz, pelo menos, uma viagem longa na sua F800GS de 2011.
Neste momento já conta com 380.000 e nunca teve problemas com a mota. Só as coisas do costume como mudar a corrente, algumas borrachas e O-rings.
O resto foi upgrades para suspensão Öhlins, à frente e atrás, etc, etc.

Depois uma mota com muitos anos/poucos kms/em bom estado é um "mito".
Passo a explicar. Uma mota para estar em bom estado de conservação precisa de andar, precisa que o motor trabalhe e faça a lubrificação dos componentes. Os travões têm de ser usados, o sistema de refrigeração (ar e/ou óleo) tem de funcionar com regularidade.
Assim todos o sistema está "oleado"!
Se a mota não é utilizada, ou muito pouco utilizada, os componentes começam a degradar-se, sobretudo as peças em borracha que começam a ficar ressequidas e quebradiças.
Os pneus ficam "vidrados" com a borracha endurecida e é melhor andar no gelo do que com esses pneus.
Dou um exemplo: Uma mota com 20 anos e 40.000kms.
Basicamente, e fazendo contas rápidas, esta mota andou 2.000kms/ano ou cerca de 38.5kms/semana.
Ou seja, ou só faz este percurso diário (sem excepções) ou passa muito/demasiado tempo parada.
Amândio de Aveiro
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ffernandes
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Re: F800GS ajuda

Mensagem por ffernandes » 29 set 2020 18:16

Boa tarde,

Agradeço a resposta.

A mota é de 2008.

Cumprimentos

Fernando

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JoseMorgado
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Re: F800GS ajuda

Mensagem por JoseMorgado » 30 set 2020 00:16

Por aqui há muitos que diriam que, uma BMW, com 53.000 km, ainda está na Rodagem!!

Relativamente às quilometragens, e para além do que o Amândio já aqui disse, mais importante que os quilómetros que ela tem é a forma como foi mantida.

Se teve as manutenções regulares, a tempo e horas, irá durar centenas de milhares de quilómetros sem qualquer problema.

Muitos e Bons Passeios é o que Ela precisa, e já agora, que o "Bicho" desapareça, para podermos começara a andar novamente em Grupo...
José Morgado
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Re: F800GS ajuda

Mensagem por ffernandes » 30 set 2020 01:11

E entre a F800GS de 2008 com 53.000km e a F650GS Twin, de 2011 com 38.000km, qual é preferível?
Dentro do valor que posso gastar as melhores que vi foram estas, gosto mais da 800 mas, tem mais três anos e mais quinze mil quilómetros.

Obrigado

Cumprimentos

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Re: F800GS ajuda

Mensagem por amandio » 30 set 2020 07:40

Basicamente as motas têm o mesmo motor, com a mesma cilindrada (798cc)... por uma questão de optimização de custos de fabrico dos 2 modelos.
O que varia entre a 800 e a 650, entre outras coisas, é a gestão electrónica do motor, sendo que a 650 está limitado a 52KW/71hp e a 800 a 62.5KW/85hp.
O binário da mota também está gerido de forma diferente sendo que a 650 tem 75Nm@4800rpm enquanto que a 800 tem 80Nm@5750rpm.
Isto quer dizer que a 650 atinge o seu máximo potencial a uma rotação mais baixa que a 800, pelo que, para passeios mais longos, a mais elevadas rotações a 800 terá sempre mais para dar que a 650.

Claro que a 800 tem mais protecção aerodinâmica, e a altura do assento é também superior sendo a mota mais alta no geral.

Se a escolha é entre a 800 e a 650, por mim não há dúvida que a 800 é a escolha, por um motor ligeiramente mais confortável e mais folgado em todos os tipos de utilização.
Pois a diferença de peso entre as duas motas é de apenas 9 kgs (198 vs 207kg).
Amândio de Aveiro
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