Duvidas GS

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Carlosnesk
Membro em Estágio
Mensagens: 3
Registado: 12 abr 2020 14:15
Contacto:

Duvidas GS

Mensagem por Carlosnesk » 12 abr 2020 18:21

Boa tarde a todos.... pessoal das GS, preciso da vossa opiniao.... tenciono comprar uma GS 1200 usada , mas a minha duvida esta entre o modelo de 2009 e o modelo de 2012.... é a versao 30 year.... a minha duvida é se sao os motores iguais ou se houve qialquer actualizaçao no modelo de 2012 em relaçao à de 2009 ?
Desde ja agradeço as vossas opinioes e os conselhos

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Duvidas GS

Mensagem por amandio » 13 abr 2020 09:33

Ora viva Carlos, de uma forma muito rápida, a R1200GS teve duas séries: a de 2004/2008 e a de 2008/2012.
E entre elas há uma ligeira diferença de 100 para 105cv e um completo e revisto ABS II integral, eliminando a travagem servo-assistida da 1a série, bem como actualização do ESA (electronic suspension adjustment) e ASC (Automatic Stability Control).

Mas na 2a série, o modelo voltou a ser revisto em 2010 e as novidades foram a introdução de árvore de cames à cabeça (Over Head Camshaft, DOHC). Esta revisão fez com que subisse para 110cv, aumentasse também o limite do conta rotações e a introdução da válvula de escape. Para estar de acordo com as novas regras de emissões de gases.

Por outro lado a cada ano mesmo sem mudar a série da mota a BMW sempre fez pequenos ajustes mediande o feedback dos utilizadores.

Posto isto, sim há diferenças entre as motas mas lembro-me bem de ter testado as duas motas uma a seguir à outra e a diferença é pouco ou nada notória numa utilização cotidiana.
Apenas quando se puxa pelo motor mais próximo dos limites é que se pode notar algo mais substancial.
Mas para quem nunca andou com uma GS não faz a mínima diferença, muito sinceramente.

Visualmente:

R1200GS 2004
Imagem

R1200GS 2008
Imagem

R1200GS 2012
Imagem

Como pode verificar entre a mota de 2008 e a de 2012 (além da obvia cor :mrgreen: ) é o desenho das cabeças do motor e a cobertura dos cilindros.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Duvidas GS

Mensagem por JoseMorgado » 13 abr 2020 18:30

Subscrevendo as Palavras do Amândio, se houver possibilidade de escolha, a de 2010, com a peça plástica na tampa das válvulas na vertical, é sempre preferível...
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

NoronhaGS
Membro Iniciante
Mensagens: 103
Registado: 20 abr 2020 14:36
Contacto:

Re: Duvidas GS

Mensagem por NoronhaGS » 24 abr 2020 14:31

Carlosnesk Escreveu:
12 abr 2020 18:21
Boa tarde a todos.... pessoal das GS, preciso da vossa opiniao.... tenciono comprar uma GS 1200 usada , mas a minha duvida esta entre o modelo de 2009 e o modelo de 2012.... é a versao 30 year.... a minha duvida é se sao os motores iguais ou se houve qialquer actualizaçao no modelo de 2012 em relaçao à de 2009 ?
Desde ja agradeço as vossas opinioes e os conselhos
Boas amigo, como ainda principiante nisto das GS 1200, posso te indicar que, em 2007 tiveram um pequeno problema a nivel do ABS, entretanto foi trocado e em 2008 já veio esta "chatice" resolvida, se não estou em erro, a versão 30 anos, veio em 2010, visto que a primeira GS foi em 1980, precisamente a moto que experimentei, para mim, na cor mais gira que existiu até este ano.

Eu desde que testei uma que fiquei apaixonado, como já foi dito anteriormente, tem poucas diferenças a nivel de motor, são só 5cv a mais e o preço tambem é algo diferente (para maior) :)

Como disse e bem o Amândio, em 2010 seria para mim a indicada, a branquinha com o banco em vermelho
:mrgreen: BMW R1200 GSA versão 90th 2013 :mrgreen:

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Duvidas GS

Mensagem por amandio » 24 abr 2020 21:29

Infelizmente as versões dos 30 anos estão um pouco inflacionadas e a malta, que as está a vender, não quer negociar muito... :roll:
Não tanto com as triple black, que são um pouco mais comuns.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

NoronhaGS
Membro Iniciante
Mensagens: 103
Registado: 20 abr 2020 14:36
Contacto:

Re: Duvidas GS

Mensagem por NoronhaGS » 28 abr 2020 09:50

amandio Escreveu:
24 abr 2020 21:29
Infelizmente as versões dos 30 anos estão um pouco inflacionadas
Bom dia

A versão 30 anos, realmente, está e bem inflaccionada, eu por exemplo testei uma e o preço foi acima dos 12mil€€, com os extras todos
Entretanto, um amigo meu, da zona de Sintra/Estoril tem lá uma, precisamente igual, com os extras todos e com garantia de stand, por menos quase 3mil€€, ainda são uns trocos valentes que dá para fazer umas pequenas grandes alterações a nivel de estética, etc.

Uma GSA 1200 de 2008 por ex, com farois, crash bars, malas aluminio, ainda pedem quase 10mil :twisted:
:mrgreen: BMW R1200 GSA versão 90th 2013 :mrgreen:

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Duvidas GS

Mensagem por amandio » 28 abr 2020 22:01

O mercado das GS 1200 separam-se em 3 fases.
A 1a geração (vamos assim lhe chamar) de 2004 a 2008 em que as tampas laterais do depósito são totalmente em plástico na GS, não na GSA (2006-2008)
A 2a geração 2008-2010 com as tampas têm o acabamento em plástico e metal nas GS novamente (nas GSA já é mais difícil distinguir) mas em ambas o farolim traseiro é transparente.
E a 3a geração 2010-2012 em que a principal alteração é no motor com a dupla árvore de cames e as tampas das cabeças têm um desenho específico fácil de distinguir.
Cabeças do motor 2004-2010Imagem

Cabeças do motor 2010-2012Imagem
A versão aniversário enquadra-se na 3a geração, portanto a mais refinada, antes da LC em 2012.

Posto isto, é escolher qual a geração que pretende e procura. Focar-se nesse período e com um pouco de paciência procurar.
Por vezes é uma questão de sorte e apanha-se um bom negócio. E estar a comparar com outras de gerações diferentes só vai baralhar as contas e a escolha.
Porque quem vende privado quer sempre mais do que a mota vale. E mesmo a Triple Black, que acabou por ser uma mota quase tão comum como as restantes vai sempre ser vendida como edição especial e mais valorizada.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes