Boa tarde a todos.... pessoal das GS, preciso da vossa opiniao.... tenciono comprar uma GS 1200 usada , mas a minha duvida esta entre o modelo de 2009 e o modelo de 2012.... é a versao 30 year.... a minha duvida é se sao os motores iguais ou se houve qialquer actualizaçao no modelo de 2012 em relaçao à de 2009 ?
Desde ja agradeço as vossas opinioes e os conselhos
Duvidas GS
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Re: Duvidas GS
Ora viva Carlos, de uma forma muito rápida, a R1200GS teve duas séries: a de 2004/2008 e a de 2008/2012.
E entre elas há uma ligeira diferença de 100 para 105cv e um completo e revisto ABS II integral, eliminando a travagem servo-assistida da 1a série, bem como actualização do ESA (electronic suspension adjustment) e ASC (Automatic Stability Control).
Mas na 2a série, o modelo voltou a ser revisto em 2010 e as novidades foram a introdução de árvore de cames à cabeça (Over Head Camshaft, DOHC). Esta revisão fez com que subisse para 110cv, aumentasse também o limite do conta rotações e a introdução da válvula de escape. Para estar de acordo com as novas regras de emissões de gases.
Por outro lado a cada ano mesmo sem mudar a série da mota a BMW sempre fez pequenos ajustes mediande o feedback dos utilizadores.
Posto isto, sim há diferenças entre as motas mas lembro-me bem de ter testado as duas motas uma a seguir à outra e a diferença é pouco ou nada notória numa utilização cotidiana.
Apenas quando se puxa pelo motor mais próximo dos limites é que se pode notar algo mais substancial.
Mas para quem nunca andou com uma GS não faz a mínima diferença, muito sinceramente.
Visualmente:
R1200GS 2004
R1200GS 2008
R1200GS 2012
Como pode verificar entre a mota de 2008 e a de 2012 (além da obvia cor ) é o desenho das cabeças do motor e a cobertura dos cilindros.
E entre elas há uma ligeira diferença de 100 para 105cv e um completo e revisto ABS II integral, eliminando a travagem servo-assistida da 1a série, bem como actualização do ESA (electronic suspension adjustment) e ASC (Automatic Stability Control).
Mas na 2a série, o modelo voltou a ser revisto em 2010 e as novidades foram a introdução de árvore de cames à cabeça (Over Head Camshaft, DOHC). Esta revisão fez com que subisse para 110cv, aumentasse também o limite do conta rotações e a introdução da válvula de escape. Para estar de acordo com as novas regras de emissões de gases.
Por outro lado a cada ano mesmo sem mudar a série da mota a BMW sempre fez pequenos ajustes mediande o feedback dos utilizadores.
Posto isto, sim há diferenças entre as motas mas lembro-me bem de ter testado as duas motas uma a seguir à outra e a diferença é pouco ou nada notória numa utilização cotidiana.
Apenas quando se puxa pelo motor mais próximo dos limites é que se pode notar algo mais substancial.
Mas para quem nunca andou com uma GS não faz a mínima diferença, muito sinceramente.
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R1200GS 2008
R1200GS 2012
Como pode verificar entre a mota de 2008 e a de 2012 (além da obvia cor ) é o desenho das cabeças do motor e a cobertura dos cilindros.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
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- JoseMorgado
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Re: Duvidas GS
Subscrevendo as Palavras do Amândio, se houver possibilidade de escolha, a de 2010, com a peça plástica na tampa das válvulas na vertical, é sempre preferível...
José Morgado
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Re: Duvidas GS
Boas amigo, como ainda principiante nisto das GS 1200, posso te indicar que, em 2007 tiveram um pequeno problema a nivel do ABS, entretanto foi trocado e em 2008 já veio esta "chatice" resolvida, se não estou em erro, a versão 30 anos, veio em 2010, visto que a primeira GS foi em 1980, precisamente a moto que experimentei, para mim, na cor mais gira que existiu até este ano.Carlosnesk Escreveu: ↑12 abr 2020 18:21Boa tarde a todos.... pessoal das GS, preciso da vossa opiniao.... tenciono comprar uma GS 1200 usada , mas a minha duvida esta entre o modelo de 2009 e o modelo de 2012.... é a versao 30 year.... a minha duvida é se sao os motores iguais ou se houve qialquer actualizaçao no modelo de 2012 em relaçao à de 2009 ?
Desde ja agradeço as vossas opinioes e os conselhos
Eu desde que testei uma que fiquei apaixonado, como já foi dito anteriormente, tem poucas diferenças a nivel de motor, são só 5cv a mais e o preço tambem é algo diferente (para maior)
Como disse e bem o Amândio, em 2010 seria para mim a indicada, a branquinha com o banco em vermelho
BMW R1200 GSA versão 90th 2013
Re: Duvidas GS
Infelizmente as versões dos 30 anos estão um pouco inflacionadas e a malta, que as está a vender, não quer negociar muito...
Não tanto com as triple black, que são um pouco mais comuns.
Não tanto com as triple black, que são um pouco mais comuns.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
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Re: Duvidas GS
Bom dia
A versão 30 anos, realmente, está e bem inflaccionada, eu por exemplo testei uma e o preço foi acima dos 12mil€€, com os extras todos
Entretanto, um amigo meu, da zona de Sintra/Estoril tem lá uma, precisamente igual, com os extras todos e com garantia de stand, por menos quase 3mil€€, ainda são uns trocos valentes que dá para fazer umas pequenas grandes alterações a nivel de estética, etc.
Uma GSA 1200 de 2008 por ex, com farois, crash bars, malas aluminio, ainda pedem quase 10mil
BMW R1200 GSA versão 90th 2013
Re: Duvidas GS
O mercado das GS 1200 separam-se em 3 fases.
A 1a geração (vamos assim lhe chamar) de 2004 a 2008 em que as tampas laterais do depósito são totalmente em plástico na GS, não na GSA (2006-2008)
A 2a geração 2008-2010 com as tampas têm o acabamento em plástico e metal nas GS novamente (nas GSA já é mais difícil distinguir) mas em ambas o farolim traseiro é transparente.
E a 3a geração 2010-2012 em que a principal alteração é no motor com a dupla árvore de cames e as tampas das cabeças têm um desenho específico fácil de distinguir.
Cabeças do motor 2004-2010
Cabeças do motor 2010-2012
A versão aniversário enquadra-se na 3a geração, portanto a mais refinada, antes da LC em 2012.
Posto isto, é escolher qual a geração que pretende e procura. Focar-se nesse período e com um pouco de paciência procurar.
Por vezes é uma questão de sorte e apanha-se um bom negócio. E estar a comparar com outras de gerações diferentes só vai baralhar as contas e a escolha.
Porque quem vende privado quer sempre mais do que a mota vale. E mesmo a Triple Black, que acabou por ser uma mota quase tão comum como as restantes vai sempre ser vendida como edição especial e mais valorizada.
A 1a geração (vamos assim lhe chamar) de 2004 a 2008 em que as tampas laterais do depósito são totalmente em plástico na GS, não na GSA (2006-2008)
A 2a geração 2008-2010 com as tampas têm o acabamento em plástico e metal nas GS novamente (nas GSA já é mais difícil distinguir) mas em ambas o farolim traseiro é transparente.
E a 3a geração 2010-2012 em que a principal alteração é no motor com a dupla árvore de cames e as tampas das cabeças têm um desenho específico fácil de distinguir.
Cabeças do motor 2004-2010
Cabeças do motor 2010-2012
A versão aniversário enquadra-se na 3a geração, portanto a mais refinada, antes da LC em 2012.
Posto isto, é escolher qual a geração que pretende e procura. Focar-se nesse período e com um pouco de paciência procurar.
Por vezes é uma questão de sorte e apanha-se um bom negócio. E estar a comparar com outras de gerações diferentes só vai baralhar as contas e a escolha.
Porque quem vende privado quer sempre mais do que a mota vale. E mesmo a Triple Black, que acabou por ser uma mota quase tão comum como as restantes vai sempre ser vendida como edição especial e mais valorizada.
Amândio de Aveiro
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