BMW R1200GS- Ajuda na compra

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por JoseMorgado » 11 fev 2021 23:38

lagarto Escreveu:
11 fev 2021 23:18
Caros, já tenho a R1200GS na garagem. Modelo Rallye de 2017, em muito bom estado.
Como a trouxe do Porto já fiz uma viagem com ela, mas infelizmente teve de ser em autoestrada por causa da situação atual, que nos obriga a tentar ser o mais breves possíveis no tempo que passamos na rua, e ainda assim sei que não segui o #fiqueemcasa, mas estava tudo tratado antes do confinamento e no fundo foi apenas fechar o negócio.

Quanto à moto, é tudo aquilo que esperava, desde que tinha conduzido uma GS, modelo de 2014, e ainda mais. A que tinha experimentado era um modelo base, praticamente sem extras (penso que tinha os punhos aquecidos e pouco mais), esta por outro lado tem praticamente tudo o que se pode pedir. Sei que tem os 3 packs Dynamic, Comfort e Touring que dão todas aquelas coisas boas de conforto e segurança, bem como outras que não me dizem muito como o "escape cromado", e traz as malas Vario. A decoração Rallye é a cereja no topo do bolo.

A viagem correu bem, vim o caminho praticamente todo a familirizar-me com a eletrónica da moto (na minha Triumph Speed Triple a unica coisa eletrónica deve ser a injecção), e com isso aprendi uma série de coisas - só percebi como se ligavam os máximos quase a chegar a casa (!!!)

O que gostei desde logo: punhos aquecidos, suspensão ESA, cruise control, desligamento automático dos piscas. Gostei claro de outras coisas que são mais óbvias: posição de condução e conforto geral, motor (assenta lindamente numa moto como a GS), eletrónica relacionada com a segurança - o controlo de tração tem uma afinação muito bem conseguida e dá muita confiança, o ABS ainda não deu sinal de vida, mas está lá e sendo a versão PRO acredito que seja também ele uma grande ajuda para a segurança.

O que menos gostei: a BMW bem que poderia ter colocado os comandos retro-iluminados. Tive uma Piaggio X10 em 2014 que já trazia isso e dava muito jeito à noite. O desligamento do cruise control: a moto desacelera mas como aquele motor tem muita compressão, é muito brusca quando se desliga, e poderia haver ali uma compensação qualquer para suavizar isso - obviamente que o condutor acaba por dar um jeitinho com embreagem e acelerador para disfarçar aquela quase travagem... Por fim, o assistente da passagem de caixa: para cima muito bem, para baixo menos bem - também já li que há uma curva de aprendizagem que é necessária para que se domine o sistema e eu creio que não só me vou habituar a ele como me irei render à sua utilização.

Agora é esperar que o confinamento acabe e começar a fazer projectos para algumas viagens ibéricas e outras mais longínquas... e esperar que não seja verdade a ideia que um amigo meu disse: daqui a um ano uma das motos tem mais 15.000 kms... e a outra tem mais 1 bateria !!
Excelente narrativa de um Dia Feliz!!

Parabéns pela Nova Motinha.

Agora é só esperar que o Bicho nos abandone para começarmos a poder passear em Grupo.

Quantos aos pontos menos bons que assinalas, não são defeitos, são apenas o "feitio" das BMW, que leva tempo até ser domesticado....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 12 fev 2021 09:42

Viva e parabéns pela nova aquisição.

Como referiste, os motores boxer têm uma curva de aprendizagem que é relativamente rápida.
Mas são motores temperamentais, com carácter próprio.

Relativamente às coisas que gostaste menos, os comando retro-iluminados é uma crítica que a BMW não tem ouvido, e continua a deitar motas cá para fora sem actualizar uma coisa simples. Mas é uma questão de aprendizagem e musculo cerebral. São muito simples e intuitivos pelo que a aprendizagem será rápida.
O motor realmente tem muita compressão e é necessário contar com isso nas mais variadas situações.
Mas com o tempo irá descobrir que tem as suas vantagens. Sobretudo na situação de desaceleração. Em vez de travar para uma curva, manda antecipadamente uma ou 2 abaixo e voilá. Aprendi isso na Madeira nos anos que lá vivi. Conseguia fazer ruas inteiras a descer sem nunca tocar no travão.
Finalmente sobre o quick-shift, a BMW nos motores boxer tem vindo a melhorar consideravelmente ao longo dos anos. E na 1250 é ainda melhor.
Mas tem sempre uma carácter agricola. Aliás todo o motor boxer tem essa característica. Bruto, agreste, se nãp for bem tratado.
Mas domesticado é um mimo de motor.

E se está tão desejoso de fazer kms, posso sugerir vir até aqui à Noruega :mrgreen:
No mínimo são 3.500kms para cada lado, mas pode sempre fazer desvios 8)

E convído-o a passar por aqui a deixar uma chapa da mota para a malta se regalar.

Outras dicas sobre o fórum:
Como inserir imagens no fórum e Estar actualizado com o fórum / Notificações no mail
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 13 fev 2021 15:13

Obrigado pelas palavras .
Hoje e para participar com umas fotos, fui comprar uns guardanapos e pão e na volta enganei-me no caminho e quando dei por mim estava na Serra de Sintra .... tirei umas fotos que vou colocar no tópico indicado.
Com o piso seco hoje e sem as malas, já deu para tirar outro proveito da moto e afinar algumas coisas.
A moto tem a ficha que permite aceder ao dynamic pro e enduro pro , e eu já tinha suspeitado que ela estava ligada pois aparece um símbolo no painel . Ontem à noite vi um vídeo de um americano que dizia que o ideal era ter a ficha sempre colocada e depois afinar os dois modos a nosso gosto , portanto o que fiz foi colocar os modos “pro” com a mesma configuração dos modos “standard” : se algum dia for fazer TT com pneus cardados, nessa altura configuro.
Hoje já tirei muito mais partido do assistente à passagem de caixa . Há ali uma zona de rotações na qual as passagens para baixo são muito suaves , mas quando vamos a abrandar para parar , na maior parte das vezes parece-me melhor usar a embreagem . Na estrada da Lagoa Azul tive a oportunidade de usar este “(not so) quick shift” e aí sim, foi muito divertido. A GS confirmou o que já tinha experimentado há 4 anos atrás : divertida em estrada de serra, com aquele motor forte que, para andar rápido nem precisa de grandes subidas de rotação entre passagens de caixa, e acima de tudo oferece uma excelente posição de condução e sensação de segurança .
Nesta volta em modo mais brincalhão o consumo foram 5,6 , muito melhor que os quase 7 que fez em autoestrada com cruise control nos 140 (por acaso o computador indicou 7,1 e as contas que fiz deram 6,7).
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por JoseMorgado » 13 fev 2021 20:33

Muito Bem!

Todos os dias surpresas agradáveis!!

Estas Motas não foram feitas para andar nas AE's.

Acima dos 120, a fraca aerodinâmica penaliza muito os consumos.

O local ideal para elas são as estradas nacionais, principalmente se tiverem curvas com fartura.

Continuação de Muitos e Bons enganos no caminho!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 15 fev 2021 09:06

lagarto Escreveu:
13 fev 2021 15:13
[...] fui comprar uns guardanapos e pão e na volta enganei-me no caminho e quando dei por mim estava na Serra de Sintra ... [...]
Ora estou a ver que tem o mesmo problema que eu então: Má orientação!!! :roll:
Também me perco muitas vezes no caminho de casa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Agora falando a sério, ainda bem que a GS lhe está a "entrar no sangue"! :D
Como tinha dito antes, é uma questão de tempo e não tarda nada passa a ser tudo tão intuitivo que já nem nota.
Vai notar sim quando andar com a Triumph ou outra qualquer.

Aliás isso foi uma das experiências que mais me marcou quando tinha a GS.
Estava tão habituado à mota, e às suas características, que quando andava com outras (não BMW) parecia tudo tão não natural.
Estranho de explicar.
O salto da GS para a K1100 nunca foi estranho para mim, sempre dei uns passeios com um amigo que tem uma e frequentemente trocávamos a mota no caminho.
Mas quando ia com outros amigos que tem motas como CBR's, Transalps ou Africa Twin, só para dar uns exemplos, tudo parece tão diferente. E notei que tudo depende da posição de condução que as motas induzem. Sempre com "agressividade" na inclinação do corpo para a frente.
Mesmo numa Touring com a VFR não conseguia passar muito tempo na mota sem me queixar das costas.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 15 fev 2021 09:15

lagarto Escreveu:
13 fev 2021 15:13
Hoje já tirei muito mais partido do assistente à passagem de caixa . Há ali uma zona de rotações na qual as passagens para baixo são muito suaves , mas quando vamos a abrandar para parar , na maior parte das vezes parece-me melhor usar a embreagem .
[...]
Nesta volta em modo mais brincalhão o consumo foram 5,6 , muito melhor que os quase 7 que fez em autoestrada com cruise control nos 140 (por acaso o computador indicou 7,1 e as contas que fiz deram 6,7).
Sim é verdade, o "controlo" das rotações é a forma mais eficaz de tirar partido do motor.
E o meu concelho é:
não olhar para o conta-rotações mas sentir, conscientemente, onde é que isso acontece na frequência do motor.
Com o tempo, o corpo habitua-se a sentir a rotação do motor e tudo passa a engrenar na frequência certa.

E quanto aos consumos, é natural que a AE seja penalizadora. Por isso também "me perdia" muito quando tinha de usar a AE :mrgreen:
A minha GS normalmente tinha consumos de 5.1/5.2 mas quando usava AE para chegar à algum lado "mais rápido" era fácil chegar aos 6.5/6.8.
Dependia um pouco de quantas rectas apanhava pela frente :twisted:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 15 fev 2021 11:09

Ah sim, em relação ao conta rotações não uso (ele até fica meio tapado pelo suporte de GPS) mas por vezes reparei que mesmo a andar um pouco mais depressa raramente passo das 5.000 - 6.000 rpm . Aliás , o motor parece que começa a “ralhar” quando subimos a rotação 😂 !! No fundo e transpondo para a Triumph Speed Triple, também não passo muito das 8.000 nela, só quando quero MESMO tirar tudo é que vou ao redline que acho que é nas 10.500 . Felizmente que a minha expectativa e já alguns anos de condução me permitem perceber a forma de explorar o motor e para aquilo que ele serve . Não a vale a pena pô-lo a ralhar connosco !!!

Uma anotação mais : o meu mindset ainda não me deixou testar o ABS. Foram muitos anos a andar numa moto sem ABS, embora tenha tido uma scooter que tinha mas na altura não me deu para isso. Cada vez que tento experimentar o meu cérebro diz-me para aliviar a travagem antes da roda bloquear !! Ainda assim fico com aquela sensação de que tendo uma moto sem ABS , um dia, habituando me a ele, ainda apanho um susto.
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por amandio » 15 fev 2021 13:16

lagarto Escreveu:
15 fev 2021 11:09
Uma anotação mais : o meu mindset ainda não me deixou testar o ABS. Foram muitos anos a andar numa moto sem ABS, embora tenha tido uma scooter que tinha mas na altura não me deu para isso. Cada vez que tento experimentar o meu cérebro diz-me para aliviar a travagem antes da roda bloquear !! Ainda assim fico com aquela sensação de que tendo uma moto sem ABS , um dia, habituando me a ele, ainda apanho um susto.
A melhor forma de testar é começando pelo travão de trás.
Num estacionamento vazio ou numa recta de uma estrada muito pouco movimentada, começar por testar travar com o de trás para ver a reacção da mota. E sentir realmente o que é o ABS a funcionar.
Atenção que a travagem é repartida pela frente e pela traseira. Portanto quando actua com o de trás, o da frente também "vem ajudar à festa".
Da mesma forma quando testar o da frente irá sentir que o de trás irá actuar ligeiramente para a mota não transferir todo o peso sobre a roda da frente.
E outra coisa que irá notar é que a frente não afunda, mas sim a mota na sua totalidade devido à geometria do telelever à frente. E não irá levantar a traseira também.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por JoseMorgado » 15 fev 2021 22:01

amandio Escreveu:
15 fev 2021 13:16
E outra coisa que irá notar é que a frente não afunda, mas sim a mota na sua totalidade devido à geometria do telelever à frente. E não irá levantar a traseira também.
Sobre as suspensões Telelever, aqui fica o que o Amândio escreveu há uns tempos:

viewtopic.php?f=32&t=5638&p=86818&hilit ... ver#p86818

E também o que eu escrevi na mesma altura sobre o assunto:

viewtopic.php?f=38&t=5618

Mais alguma coisa sobre o Telelever:

Com estas imagens talvez seja mais fácil de entender:

Imagem
Imagem

Simplificando:

Os componentes amarelos são onde são aplicadas as forças da direcção

Os componentes verdes são onde são aplicadas as forças da travagem

Os componentes vermelhos e azuis são onde são aplicadas as forças de amortecimento

São este "pormenores", que até se encontram escondidos, que fazem das BMW, Motas Muito Seguras e Fáceis de Conduzir....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: BMW R1200GS- Ajuda na compra

Mensagem por lagarto » 19 fev 2021 13:42

Já fiz mas travagens fortes para testar e o sistema de suspensão e travagem combinada confirmam que está ali uma moto muito segura e que dá muita confiança : sinto o corpo a ir para a frente mas a moto fica estável e agarrada à estrada que nem uma lapa
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes