Scarver, GS ou 800ST

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
davidloivos
Membro em Estágio
Registado: 29 abr 2020 14:11
Contacto:

Scarver, GS ou 800ST

Mensagem por davidloivos » 31 mai 2020 19:21

Bom dia.

Pretendo ingressar neste mundo BMW.
Pretendo uma Mota para utilização diária e voltas esporádicas ao fim-de-semana (não mais de 100km).

Em teoria a scarver seria a que melhor se me adequa para as minhas necessidades - citadina.
Contudo a oferta é menor e a possibilidade de fazer bom negócio também.
Existem várias hipóteses de GS.

Entretanto também surgiu uma oportunidade de uma f 800 s, a qual também gosto muito esteticamente.

O meu budget é de 3000€ idealmente, 4mil no máximo.

Estou muito indeciso.
Mas estou tentado em ir para o melhor negócio é para aquela que tiver menos donos/melhor manutenção.

Procuro opiniões de quem tem mais experiência.

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: Scarver, GS ou 800ST

Mensagem por amandio » 01 jun 2020 22:50

Oba, as escolhas não poderiam ser mais diversas... :mrgreen:

A Scarver já debatemos por aqui e já sabe as virtudes da dita.

GS: Se estamos a falar F650GS (até 2007)/G650GS (2008-2016) mono-cilindrica o assunto é simples. Se for das F650/700GS ou F800GS, as bi-cilindricas o assunto é então outro.
Começando pela 1a (e chamemos G650 para simplificar), o motor, quadro e caixa são em tudo iguais à Scarver.
Suspensões e transmissão (por corrente) é que são diferentes. A grande diferença está na "embalagem" naturalmente.
No caso das bi-cilindricas (simplifiquemos também chamando F650), já estamos a falar de uma evolução significativa em termos de motor e ciclistica. São motas completamente diferentes com atitudes também diferentes. Eu diria que, por exemplo a F800GS, é uma mota mais divertida de conduzir mais solta de motor (com mais potência).
A capacidade de utilizar o motor nas mais variadas situações, seja para passear lentamente, para "curtir" umas curvas na montanha, ou para devorar kms em auto-estrada são em tudo superiores e consequentemente mais confortáveis.
Numa forma simples de as comparar, diria que fazer uma auto-estrada com a G650 é o mesmo que seguir sempre em 5a velocidade quando pode usar a 6a velocidade com a F650. E o mesmo se aplica aos restantes tipos de estradas.

Já a F800S (2006-2010) (ou ST 2006-2013) têm exactamente o mesmo motor, mas a ciclistica é diferente. Ambas novamente com transmissão por correia como a Scarver.
Super suave de conduzir, e com maior e melhor protecção aerodinâmica comparando com a F800GS. A posição é menos vertical que a GS mas adequada para passeios e longas tiradas de estrada. É uma mota que gosto e aprecio muito.

Na minha opinião, dado a escolher entre estas opções, sem dúvida nenhuma a ST em qualquer dia. Em tudo melhor que todas as outras, na utilização citadina que lhe quer dar, mas também na utilização turistica de fim de semana.
E se tiver as malas fantástico. E top-case melhor ainda. Pois o pendura acaba por ter apoio nas costas com a top-case.

Uma breve nota histórica:
A alteração de letra na designação de F para G é consequência indirecta da compra da Husqvarna pela BMW em 2007 e directa com o lançamento de novos modelos.
E lançaram pouco depois a G450X (mono-cilindrica) baseada na Husqvarna TE450. Em 2006 já tinham lançado a F800S e F800ST, com o novo motor bi-cilindrico.
E com o plano de lançar em 2008 as GS com o motor 650 e 800 também bi-cilindrico. O que poderia levar a confusões sobre o que era o quê.
Então e a partir de 2008 para resolver a questão das nomenclaturas, características da BMW, a letra G passou a ser usada nas motas com 1 cilindro (Single) e a letra F para motas com 2 cilindros em linha (Paralell-Twin), já que a R é para os motores boxer, 2 cilindros opostos.
Em 2013 a Husqvarna foi vendida à KTM.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

davidloivos
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por davidloivos » 02 jun 2020 22:13

boa noite amandio e obrigado pela resposta…
estava a ver que ninguém me ajudava.

efetivamente é o modelo F650GS (até 2007) por motivos financeiros. já tive oportunidade de experimentar e acabei por gostar mais do que à partida esperaria (não gosto/gostava tanto em termos estéticos), contudo na realidade é bem diferente da net/fotografias ou vídeos…

Já a F800ST (2006-2013) ainda não tive oportunidade nem de ver nem de experimentar - talvez na próxima semana.
é uma novidade para mim. acho que não preciso de tanto…

em termos de economia parece-me que também é possível fazer consumos comedidos, talvez um pouco superiores à GS, mas também é possível acelerar quando apetecer…
gostaria também de perceber qual terá a manutenção mais barata...

davidloivos
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por davidloivos » 26 jun 2020 17:07

Boa tarde.
Este tópico encerra-se com a aquisição de uma Kawasaki Versys de 2008.

As melhores hipóteses que tive de aquisição de Bmw surgiram de Espanha. Contudo a falta de ajuda/informação aliada à burocracia/demora nas respostas necessárias conduziram a que avançasse neste negócio.

Obrigado a todos pelas contribuições. Saí deste processo muito mais rico certamente.

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 26 jun 2020 21:21

Ainda não foi desta, quem sabe se outro negócio mais para a frente proporciona a troca para uma BMW.
Boa sorte e até já! :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 28 jun 2020 13:55

davidloivos Escreveu:
26 jun 2020 17:07
Boa tarde.
Este tópico encerra-se com a aquisição de uma Kawasaki Versys de 2008.

As melhores hipóteses que tive de aquisição de Bmw surgiram de Espanha. Contudo a falta de ajuda/informação aliada à burocracia/demora nas respostas necessárias conduziram a que avançasse neste negócio.

Obrigado a todos pelas contribuições. Saí deste processo muito mais rico certamente.
:( :( :(
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 3 visitantes