Veio do pinhão de ataque BMW F700 GS

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Costinhas
Membro em Estágio
Mensagens: 1
Registado: 19 jun 2022 14:14
Contacto:

Veio do pinhão de ataque BMW F700 GS

Mensagem por Costinhas » 19 jun 2022 14:33

Boa tarde
Adquiri recentemente uma BMW F700 GS de 2014 e com 40.000 Kms. Acabei de fazer uma viagem de 500Kms, que juntando aos restantes Kms andados, perfaz um total de 1500Kms que fiz com a moto. Estou muito contente com a mesma no geral, pois gostei da sua prestação em estrada serrana, carregada com malas e outra pessoa, e fez-me uma média de 4l/100 kms. Muito bom! Muito segura, boa a curvar, travagem, etc... Mas... comecei a reparar que em baixa rotação e principalmente na 3ª velocidade começou e emitir algum barulho na transmissão. Hoje, coloquei-a no descanso central e desmontei as forras de proteção à corrente e pinhão de ataque para verificar o seu estado. De fato denota-se já algum desgaste no mesmo, mas nada de exagerado. Coloquei a moto a trabalhar e engrenei a 3ª velocidade sem acelerar e lá estava o barulho seco ao rodar e com algum bater, pelo que deduzo que será efetivamente o veio do pinhão de ataque que deverá estar a acusar algum desgaste. Sabendo que a sua duração depende do tipo de utilização que teve, mesmo sabendo eu que o antigo dono (e unico) era muito cuidadoso e sempre com todas as revisões em dia na BMW, acho pouco 40.000 Kms para já estar a acusar desgaste. Qual a vossa opinião? (A moto teve de fato muita utilização citadina, pelo que contribui muito para o degaste em geral e para a transmissão em particular). Pelo que descrevo, concordam que seja daqui ou poderá ser outra coisa?
Nota: em andamento o barulho só se verifica mesmo a baixo regime, tipo quando vamos em redução para abrandar (por exº na entrada duma rotunda) e em curva quando depois precisamos voltar a solicitar power, mas quando passa acima das 3000 rotações, ou seja, em altas, já vai impecável.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Veio do pinhão de ataque BMW F700 GS

Mensagem por amandio » 20 jun 2022 06:39

Viva Costinhas,
Em primeiro lugar convído-o a passar pelo tópico Bem vindo ao Fórum a fazer a apresentação da praxe aqui à comunidade.

Depois relativamente à sua questão, isso só acontece com a 3ª velocidade?
Se assim é, a minha suspeita cairia para a engrenagem da 3ª velocidade na caixa. Pois se fosse do pinhão faria noutras velocidades também, com a mesma "carga" neste, com a mesma rotação.

Como a mota fez muito trânsito citadino, a 3ª é provavelmente uma engrenagem muito usada (talvez até a mais utilizada) e uma condução nem sempre suave, pode acusar algum desgaste.
O facto de ter as revisões sempre em dia e de estar muito bem cuidada, nem sempre demonstra um ataque mais agressivo à caixa, por exemplo. Cada um tem um estilo de condução diferente.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes