Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
cjmr
Membro em Estágio
Mensagens: 3
Registado: 21 jun 2021 10:42
Contacto:

Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Mensagem por cjmr » 29 jun 2021 17:45

Boa tarde a todos,
A minha mota de sonho é uma GS1250. Neste momento ainda é uma ideia "inicial", mas ando a pesquisar e a ponderar a eventual compra da mesma. Já conduzi uma, por um curto período de tempo, e adorei a mota. No entanto, após alguma pesquisa, vi alguns vídeos e informações na net que me deixaram de pé atrás.

Basicamente os utilizadores queixam-se que a mota quando é nova não faz qualquer ruído estranho, mas ao fim de meia dúzia de milhares de quilómetros e depois de quente, começa a fazer um barulho metálico no cilindro esquerdo, que não faz no cilindro direito. Existem muitos utilizadores a queixarem-se disso nos comentários dos vídeos e em fóruns na internet.

Envio alguns vídeos que relatam o problema:

https://www.youtube.com/watch?v=5vkYxm0kutM&t=55s
https://www.youtube.com/watch?v=6rr90enicdU&t=42s
https://www.youtube.com/watch?v=VqunSz-mk9Y

Basicamente gostaria de saber se já aconteceu a alguém aqui do fórum, se alguém sabe alguma coisa sobre isto, se é algo preocupante ou não, se aparecem em todas as motas ou só em algumas, se a BMW na parte de desenvolvimento (Alemanha) está a tentar resolver o problema, ou se dizem que é normal, como já li em alguns lados...

A GS é uma moto que me agrada bastante (excepto o preço :) ), mas a ser verdade esta questão... fico muito desconfortável em avançar para a compra de uma mota que é bastante cara e que depois poderá ter este tipo de problemas! Eu sei que são máquinas e podem avariar. Não é por ser cara que vai ser diferente das outras. A questão aqui é que este parece ser um "problema crónico"...

Alguém me pode dar uma ajuda para tentar esclarecer esta questão?

Obrigado!

Cumprimentos,
Carlos

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Mensagem por amandio » 01 jul 2021 09:17

Esta é a primeira vez que oiço falar do assunto.
Nunca ninguém me mencionou nada do género e tenho um amigo que trabalha num concessionário e nada me referiu também.

A BMW Motorrad tem uma política única. Se há um problema não há crise em fazer um recall. Sem qualquer custo ou implicação para o utilizador.
Mesmo quando vai fazer um simples serviço há mota, sem pedir ou mesmo sequer pensar, a mota é actualizada, erros limpos do ECU e recalls feitos, mesmo que inclua substituição de peças.
Portanto se este problema é persistente irá (ou já tem) certamente ter solução por parte da BMW.

Depois os motores boxer são únicos noutro aspecto. Não são propriamente silenciosos. Nada a haver com os motores em linha como as K's (K1300S, GT ou K1600GT, p. ex.) ou motos de outras marcas. E as caixas BMW "sofrem do sintoma".
Não é defeito, é feitio. Tem a haver com o funcionamento mecânico de um motor destas características.
A BMW tem trabalhado sobre o assunto e melhorado consideravelmente nos últimos anos, mas...

E para quem transita de outras marcas, estes motores serão sempre barulhentos. Com ruídos estranhos.

Finalmente penso que não comprar por causa de um possível, hipotético barulho, que não é assim tão comum (senão seria algo amplamente debatido em vários fóruns, redes sociais etc) é adiar um sonho.
Algo do género: "Hoje está previsto a possibilidade de alguns pingos para a noite, se calhar é melhor ficar em casa e não ir ao café agora de manhã..."

Não seja por isso. Um barulho...
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
NaMcO
Membro Júnior
Mensagens: 173
Registado: 22 fev 2018 09:39
Contacto:

Re: Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Mensagem por NaMcO » 14 jul 2021 23:24

A minha neste momento está com 26500 e nada de nada. Perfeita.
Nuno Pinto - Sócio Nº 656

Vespa LX125
Vespa GTS300 Super
BMW F700GS (2017)
BMW R1200GS (2018)
BMW R1250GS HP (2019)

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Mensagem por amandio » 16 jul 2021 10:30

Estive a falar com um amigo que trabalha da BMW Motorrad aqui em Oslo, sobre este assunto especificamente.
Segundo ele, apareceram alguns poucos casos, mas nada minimamente significativo.
Também segundo ele, este problema deve-se a um defeito de fabrico nuns lotes de peças já identificados.
Pelo que o problema deve estar sanado!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Mensagem por JoseMorgado » 30 jul 2021 09:51

amandio Escreveu:
16 jul 2021 10:30
Pelo que o problema deve estar sanado!
A BMW, quando identifica casos como este, faz de imediato o que ela chama, Recall, ou seja, chama as Motas com essas peças montadas ao Concessionário e, sem qualquer custo para os utilizadores, substitui tudo o que não estava em condições...
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

cjmr
Membro em Estágio
Mensagens: 3
Registado: 21 jun 2021 10:42
Contacto:

Re: Barulho Cilindro Esquerdo - BMW GS 1250

Mensagem por cjmr » 24 ago 2021 20:01

Boa noite,
Peço desculpa por só responder agora, mas já há algum tempo que não vinha aqui.

Se este problema só apareceu em algumas unidades fico mais descansado!

Muito obrigado a todos os que responderam e deram o seu contributo para ajudar a clarificar o assunto.

Obrigado!

Cumprimentos.

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes