rolamento transmissão GS 1150

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Avatar do Utilizador
abbocath
Membro Experiente
Mensagens: 1499
Registado: 26 jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
Contacto:

rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por abbocath » 23 jun 2021 23:34

Chegou a hora tão inesperada!

No passado fim de semana 11/12 lá íamos aproveitar um fim de semana para um passeio de mota e lá que voltamos de táxi para casa! :twisted:

Eu e a Sara lá arrancamos de manhãzinha, sempre à frente da chuva até certa altura até que ela nos apanhou. O destino era o Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela mas não passamos de Nelas.

Tudo correu bem até Vila Nova de Poiares, dia escurecido mas estrada seca e boas curvas. Muitas motas mesmo assim no caminho. Em VN Poiares e porque a chuva nos apanhou e era a sério, lá acabamos por parar numa loja de materiais agrícolas e pesca. Íamos os dois de equipamento de Verão e apenas o meu impermeável estava numa das malas (nunca sai de lá). Era altura de comprar um oleado para a Sara (o impermeável dela estava guardadinho em casa)! :|

Imagem

Uma alternativa para as sapatilhas não ficarem logo encharcadas!

Imagem

Agora prontos a arrancar de novo!

Imagem

Passados uns 20 kms talvez, comecei a sentir algo de estranho na roda traseira. Parecia que tinha alguma coisa espetada na roda, tipo um parafuso, que fazia um ressaltar com uma cadência certinha. Parei por 2 vezes para inspecionar a roda. Não encontrei nada e aparentemente não tinha a típica folga de falha do rolamento. Então seguimos, porque aqui já ouvia a Sara dizer que eram as minhas manias de estar alguma coisa mal quando está tudo bem com a mota.

Mas aí está, mesmo antes de chegar a Nelas, quando já a chuva tinha parado, o piso estava bem seco e já apetecia curvar, eis que ao sair de uma curva à direita ouvi o ruído do rolamento e senti a roda a prender. STOP!

Uma inspeção rápida na beira da estrada!

Imagem

De seguida ainda fui dar uma pequena volta, sem pendura e sem malas, e em curva a roda traseira queixava-se. Assim que voltei a parar, retirei o parafuso do óleo da transmissão traseira, pus uma chave até onde consegui e quando passei o óleo na luva ele brilhava. Se brilhava, tinha limalhas e mais que o normal!

Está o fim de semana feito! Voltamos atrás 1 ou 2 kms até um restaurante pelo qual tínhamos passado, almoçamos e esperamos pelo reboque!

Imagem

Imagem

O meu amigo e meu mecânico, o Luís, não achou provável ser o rolamento quando lhe telefonei. Mas quando se desmontou o resultado era este!

Imagem

Resumindo! Já estou a tratar da encomenda das peças. Eu e o Luís vamos fazer uma revisão completa à transmissão traseira e assim sendo vamos trocar todos os rolamentos que a compõem. Só este está visivelmente estragado e há um outro com folga e por isso também tem de ser trocado. Mas a mota tem 74500 kms e por isso vamos trocar tudo. O meu trabalho hoje foi fazer a lista de peças. Se não tivesse havido Brexit, vinha tudo de Inglaterra da Motorworks (de onde veio tudo para a caixa quando tratei dela) mas agora tenho que ver se compensa por causa dos impostos e taxas aduaneiras! Se não fosse o Covid vali a pena ir lá num voo lowcost! :roll:

Há outra coisa que me está inquietar! Este rolamento eu sei que deu alguns problemas nestas motas e noutros modelos que também o usam (K1200LT por exemplo). Mas foi mudado antes dos 40.000 kms quando comprei a mota e deixei numa oficina especializada em BMW onde me foi dito que tinha alguma folga e que por isso deveria ser trocado. Na altura não percebia nada disto (e agora pouco percebo!) e por isso dei indicação para mudarem. Mas esta é uma falha muito precoce e apenas relatada e descrita pela má compensação das folgas do rolamento na montagem! Por isso, e sendo eu um dos intervenientes neste processo de montagem deste, vamos ver quanto dura!

Em breve novidades e claro está haverá reportagem do processo da montagem!

Se alguém for até Inglaterra avise faz favor e traz-me as peças! :mrgreen:

Boas curvas
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por luiz silva » 26 jun 2021 21:58

Rui,

arrumaram então um ótimo motivo para um passeiozito à Inglaterra!!

Tua mota está muito linda!!

Grande abraço!!

Avatar do Utilizador
abbocath
Membro Experiente
Mensagens: 1499
Registado: 26 jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por abbocath » 05 jul 2021 14:42

É isso mesmo Luiz!

Já há mãos na massa mas a decisão está demorada!

Grande abraço
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por luiz silva » 06 jul 2021 11:37

Esse rolamento traseiro dá umas horinhas de trabalho para substituir!!

Coragem Rui!!

Abraço!

Avatar do Utilizador
abbocath
Membro Experiente
Mensagens: 1499
Registado: 26 jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por abbocath » 06 jul 2021 21:14

Luiz,

O problema maior não é o rolamento da roda. Há uma pequena folga no rolamento da coroa dentada da transmissão, que no meu entender, não pode haver.

Ou seja, se houver folga nesse rolamento, tudo o resto será afetado.

E há uma nova descoberta, que é a cruzeta final do veio transmissão. Não tem um movimento suave, linear. Ela prende em 2 posições. Está a acusar os kms.

Como só se vende o conjunto, estou a procurar um veio com poucos kms no eBay ou uma "final drive" tb com poucos kms e troco tudo em vez de reconstruir.

O orçamento das peças é elevado, muito próximo dos 600€ e tenho ainda o problema da cruzeta.

Mas vá, já estou a negociar um. Amanhã haverá novidades certamente.

😉
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por amandio » 16 jul 2021 12:47

O problema é começar a mexer... depois é uma bola de neve.
De um rolamento salta para o veio, depois mais uma coisa e outra...
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
abbocath
Membro Experiente
Mensagens: 1499
Registado: 26 jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por abbocath » 26 jul 2021 22:45

Bem, este parto está difícil mas a gestação está a chegar ao fim.

O desenrolar do filme é este neste momento.
A descoberta de outros rolamentos danificados e da cruzeta presa fez com que pensasse noutra solução para a transmissão. A reparação correta e adequada implicava trocar a maioria das peças porque a mota é para ficar cá em casa e para ainda fazer muitos kms.

A cruzeta não se vende separada e por isso teria que comprar um veio de transmissão completo.

Em baixo podem ver o estado das coisas como estavam e estão. Rolamentos já com alteração da sua forma, folgas noutros que não são percetíveis em foto mas que podem ser vistas em vídeo.

Por fora Top! :)

Imagem

Por dentro nem por isso!

Imagem

Imagem

Imagem

As limalhas no bujão!

Imagem

Este rolamento devia ser circular e está ovalizado! :shock:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Este parafuso do braço e o rolamento também está danificado. Esta falha deve ter sido minha quando desmontei esta parte para lubrificação da última vez. Não tenho outra explicação para o parafuso estar assim. É um rolamento de agulhas e faltava uma agulha.

Imagem

Imagem

Estes rolamentos (o número 2 da foto) são excessivamente caros e como não rolam, ou seja, o seu trabalho é limitado porque o braço não sofre rotação completa, logo também não lubrificam adequadamente e ficam numa posição "viciosa" e são outro ponto de desgaste.

Imagem

Depois de muita pesquisa e troca de ideias no fórum Adventure Rider optei por fazer um upgrade e vou usar uns pivots desenvolvidos por usuários do fórum que possuem BMW, o Matt Davis. No final, a compra do parafuso original na BMW cá e mesmo com os custos alfandegários, ficou mais barato que apenas os rolamentos de agulhas e espero ficar melhor servido. Podem ver aqui o que estou a falar.

Posto isto e para terminar, optei por comprar no Ebay um final drive usado na Alemanha, numa loja e que garantem ser retirado de uma mota com pouco mais de 25.000 kms e que já trás a cruzeta. É este aqui de baixo.

Imagem

Aparentemente e externamente está em bom estado e a cruzeta está muito boa. Não tem ruídos anormais mas "quem ver caras não vê corações" e por isso só depois de montado e testado saberei se correu bem ou bem mal.

Quando chegarem os "nushings" que já estão em processo de desalfandegamento depois de tudo pago e comprovativos enviados vamos por mãos à obra! E que seja para breve!

Boas curvas
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por luiz silva » 27 jul 2021 11:40

Pois que tudo vai caminhando na direção de terminar bem...mãos à obra, Rui!!

Abraço
Luiz

Avatar do Utilizador
abbocath
Membro Experiente
Mensagens: 1499
Registado: 26 jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por abbocath » 28 jul 2021 10:24

luiz silva Escreveu:
27 jul 2021 11:40
Pois que tudo vai caminhando na direção de terminar bem...mãos à obra, Rui!!

Abraço
Luiz
Isso mesmo amigo Luiz! Para a semana tem que ficar tudo ok para a rodagem começar!

Grande abraço
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: rolamento transmissão GS 1150

Mensagem por JoseMorgado » 11 ago 2021 13:50

Só agora tive "oportunidade" para ver tudo o que aconteceu à Tua Mota Rui.

Tanta coisa, numa zona tão importante da Mota, e logo, durante esta altura do ano, em que só apetece é poder andar de Mota.

Que tudo acabe Bem, e Rapidamente....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes