rolamento transmissão GS 1150
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- abbocath
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rolamento transmissão GS 1150
Chegou a hora tão inesperada!
No passado fim de semana 11/12 lá íamos aproveitar um fim de semana para um passeio de mota e lá que voltamos de táxi para casa!
Eu e a Sara lá arrancamos de manhãzinha, sempre à frente da chuva até certa altura até que ela nos apanhou. O destino era o Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela mas não passamos de Nelas.
Tudo correu bem até Vila Nova de Poiares, dia escurecido mas estrada seca e boas curvas. Muitas motas mesmo assim no caminho. Em VN Poiares e porque a chuva nos apanhou e era a sério, lá acabamos por parar numa loja de materiais agrícolas e pesca. Íamos os dois de equipamento de Verão e apenas o meu impermeável estava numa das malas (nunca sai de lá). Era altura de comprar um oleado para a Sara (o impermeável dela estava guardadinho em casa)!
Uma alternativa para as sapatilhas não ficarem logo encharcadas!
Agora prontos a arrancar de novo!
Passados uns 20 kms talvez, comecei a sentir algo de estranho na roda traseira. Parecia que tinha alguma coisa espetada na roda, tipo um parafuso, que fazia um ressaltar com uma cadência certinha. Parei por 2 vezes para inspecionar a roda. Não encontrei nada e aparentemente não tinha a típica folga de falha do rolamento. Então seguimos, porque aqui já ouvia a Sara dizer que eram as minhas manias de estar alguma coisa mal quando está tudo bem com a mota.
Mas aí está, mesmo antes de chegar a Nelas, quando já a chuva tinha parado, o piso estava bem seco e já apetecia curvar, eis que ao sair de uma curva à direita ouvi o ruído do rolamento e senti a roda a prender. STOP!
Uma inspeção rápida na beira da estrada!
De seguida ainda fui dar uma pequena volta, sem pendura e sem malas, e em curva a roda traseira queixava-se. Assim que voltei a parar, retirei o parafuso do óleo da transmissão traseira, pus uma chave até onde consegui e quando passei o óleo na luva ele brilhava. Se brilhava, tinha limalhas e mais que o normal!
Está o fim de semana feito! Voltamos atrás 1 ou 2 kms até um restaurante pelo qual tínhamos passado, almoçamos e esperamos pelo reboque!
O meu amigo e meu mecânico, o Luís, não achou provável ser o rolamento quando lhe telefonei. Mas quando se desmontou o resultado era este!
Resumindo! Já estou a tratar da encomenda das peças. Eu e o Luís vamos fazer uma revisão completa à transmissão traseira e assim sendo vamos trocar todos os rolamentos que a compõem. Só este está visivelmente estragado e há um outro com folga e por isso também tem de ser trocado. Mas a mota tem 74500 kms e por isso vamos trocar tudo. O meu trabalho hoje foi fazer a lista de peças. Se não tivesse havido Brexit, vinha tudo de Inglaterra da Motorworks (de onde veio tudo para a caixa quando tratei dela) mas agora tenho que ver se compensa por causa dos impostos e taxas aduaneiras! Se não fosse o Covid vali a pena ir lá num voo lowcost!
Há outra coisa que me está inquietar! Este rolamento eu sei que deu alguns problemas nestas motas e noutros modelos que também o usam (K1200LT por exemplo). Mas foi mudado antes dos 40.000 kms quando comprei a mota e deixei numa oficina especializada em BMW onde me foi dito que tinha alguma folga e que por isso deveria ser trocado. Na altura não percebia nada disto (e agora pouco percebo!) e por isso dei indicação para mudarem. Mas esta é uma falha muito precoce e apenas relatada e descrita pela má compensação das folgas do rolamento na montagem! Por isso, e sendo eu um dos intervenientes neste processo de montagem deste, vamos ver quanto dura!
Em breve novidades e claro está haverá reportagem do processo da montagem!
Se alguém for até Inglaterra avise faz favor e traz-me as peças!
Boas curvas
No passado fim de semana 11/12 lá íamos aproveitar um fim de semana para um passeio de mota e lá que voltamos de táxi para casa!
Eu e a Sara lá arrancamos de manhãzinha, sempre à frente da chuva até certa altura até que ela nos apanhou. O destino era o Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela mas não passamos de Nelas.
Tudo correu bem até Vila Nova de Poiares, dia escurecido mas estrada seca e boas curvas. Muitas motas mesmo assim no caminho. Em VN Poiares e porque a chuva nos apanhou e era a sério, lá acabamos por parar numa loja de materiais agrícolas e pesca. Íamos os dois de equipamento de Verão e apenas o meu impermeável estava numa das malas (nunca sai de lá). Era altura de comprar um oleado para a Sara (o impermeável dela estava guardadinho em casa)!
Uma alternativa para as sapatilhas não ficarem logo encharcadas!
Agora prontos a arrancar de novo!
Passados uns 20 kms talvez, comecei a sentir algo de estranho na roda traseira. Parecia que tinha alguma coisa espetada na roda, tipo um parafuso, que fazia um ressaltar com uma cadência certinha. Parei por 2 vezes para inspecionar a roda. Não encontrei nada e aparentemente não tinha a típica folga de falha do rolamento. Então seguimos, porque aqui já ouvia a Sara dizer que eram as minhas manias de estar alguma coisa mal quando está tudo bem com a mota.
Mas aí está, mesmo antes de chegar a Nelas, quando já a chuva tinha parado, o piso estava bem seco e já apetecia curvar, eis que ao sair de uma curva à direita ouvi o ruído do rolamento e senti a roda a prender. STOP!
Uma inspeção rápida na beira da estrada!
De seguida ainda fui dar uma pequena volta, sem pendura e sem malas, e em curva a roda traseira queixava-se. Assim que voltei a parar, retirei o parafuso do óleo da transmissão traseira, pus uma chave até onde consegui e quando passei o óleo na luva ele brilhava. Se brilhava, tinha limalhas e mais que o normal!
Está o fim de semana feito! Voltamos atrás 1 ou 2 kms até um restaurante pelo qual tínhamos passado, almoçamos e esperamos pelo reboque!
O meu amigo e meu mecânico, o Luís, não achou provável ser o rolamento quando lhe telefonei. Mas quando se desmontou o resultado era este!
Resumindo! Já estou a tratar da encomenda das peças. Eu e o Luís vamos fazer uma revisão completa à transmissão traseira e assim sendo vamos trocar todos os rolamentos que a compõem. Só este está visivelmente estragado e há um outro com folga e por isso também tem de ser trocado. Mas a mota tem 74500 kms e por isso vamos trocar tudo. O meu trabalho hoje foi fazer a lista de peças. Se não tivesse havido Brexit, vinha tudo de Inglaterra da Motorworks (de onde veio tudo para a caixa quando tratei dela) mas agora tenho que ver se compensa por causa dos impostos e taxas aduaneiras! Se não fosse o Covid vali a pena ir lá num voo lowcost!
Há outra coisa que me está inquietar! Este rolamento eu sei que deu alguns problemas nestas motas e noutros modelos que também o usam (K1200LT por exemplo). Mas foi mudado antes dos 40.000 kms quando comprei a mota e deixei numa oficina especializada em BMW onde me foi dito que tinha alguma folga e que por isso deveria ser trocado. Na altura não percebia nada disto (e agora pouco percebo!) e por isso dei indicação para mudarem. Mas esta é uma falha muito precoce e apenas relatada e descrita pela má compensação das folgas do rolamento na montagem! Por isso, e sendo eu um dos intervenientes neste processo de montagem deste, vamos ver quanto dura!
Em breve novidades e claro está haverá reportagem do processo da montagem!
Se alguém for até Inglaterra avise faz favor e traz-me as peças!
Boas curvas
Rui Peixoto
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Rui,
arrumaram então um ótimo motivo para um passeiozito à Inglaterra!!
Tua mota está muito linda!!
Grande abraço!!
arrumaram então um ótimo motivo para um passeiozito à Inglaterra!!
Tua mota está muito linda!!
Grande abraço!!
- abbocath
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Re: rolamento transmissão GS 1150
É isso mesmo Luiz!
Já há mãos na massa mas a decisão está demorada!
Grande abraço
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Rui Peixoto
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Esse rolamento traseiro dá umas horinhas de trabalho para substituir!!
Coragem Rui!!
Abraço!
Coragem Rui!!
Abraço!
- abbocath
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Luiz,
O problema maior não é o rolamento da roda. Há uma pequena folga no rolamento da coroa dentada da transmissão, que no meu entender, não pode haver.
Ou seja, se houver folga nesse rolamento, tudo o resto será afetado.
E há uma nova descoberta, que é a cruzeta final do veio transmissão. Não tem um movimento suave, linear. Ela prende em 2 posições. Está a acusar os kms.
Como só se vende o conjunto, estou a procurar um veio com poucos kms no eBay ou uma "final drive" tb com poucos kms e troco tudo em vez de reconstruir.
O orçamento das peças é elevado, muito próximo dos 600€ e tenho ainda o problema da cruzeta.
Mas vá, já estou a negociar um. Amanhã haverá novidades certamente.
O problema maior não é o rolamento da roda. Há uma pequena folga no rolamento da coroa dentada da transmissão, que no meu entender, não pode haver.
Ou seja, se houver folga nesse rolamento, tudo o resto será afetado.
E há uma nova descoberta, que é a cruzeta final do veio transmissão. Não tem um movimento suave, linear. Ela prende em 2 posições. Está a acusar os kms.
Como só se vende o conjunto, estou a procurar um veio com poucos kms no eBay ou uma "final drive" tb com poucos kms e troco tudo em vez de reconstruir.
O orçamento das peças é elevado, muito próximo dos 600€ e tenho ainda o problema da cruzeta.
Mas vá, já estou a negociar um. Amanhã haverá novidades certamente.
Rui Peixoto
Sócio 689
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R 1150 GS 2002
Re: rolamento transmissão GS 1150
O problema é começar a mexer... depois é uma bola de neve.
De um rolamento salta para o veio, depois mais uma coisa e outra...
De um rolamento salta para o veio, depois mais uma coisa e outra...
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]
- abbocath
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Bem, este parto está difícil mas a gestação está a chegar ao fim.
O desenrolar do filme é este neste momento.
A descoberta de outros rolamentos danificados e da cruzeta presa fez com que pensasse noutra solução para a transmissão. A reparação correta e adequada implicava trocar a maioria das peças porque a mota é para ficar cá em casa e para ainda fazer muitos kms.
A cruzeta não se vende separada e por isso teria que comprar um veio de transmissão completo.
Em baixo podem ver o estado das coisas como estavam e estão. Rolamentos já com alteração da sua forma, folgas noutros que não são percetíveis em foto mas que podem ser vistas em vídeo.
Por fora Top!
Por dentro nem por isso!
As limalhas no bujão!
Este rolamento devia ser circular e está ovalizado!
Este parafuso do braço e o rolamento também está danificado. Esta falha deve ter sido minha quando desmontei esta parte para lubrificação da última vez. Não tenho outra explicação para o parafuso estar assim. É um rolamento de agulhas e faltava uma agulha.
Estes rolamentos (o número 2 da foto) são excessivamente caros e como não rolam, ou seja, o seu trabalho é limitado porque o braço não sofre rotação completa, logo também não lubrificam adequadamente e ficam numa posição "viciosa" e são outro ponto de desgaste.
Depois de muita pesquisa e troca de ideias no fórum Adventure Rider optei por fazer um upgrade e vou usar uns pivots desenvolvidos por usuários do fórum que possuem BMW, o Matt Davis. No final, a compra do parafuso original na BMW cá e mesmo com os custos alfandegários, ficou mais barato que apenas os rolamentos de agulhas e espero ficar melhor servido. Podem ver aqui o que estou a falar.
Posto isto e para terminar, optei por comprar no Ebay um final drive usado na Alemanha, numa loja e que garantem ser retirado de uma mota com pouco mais de 25.000 kms e que já trás a cruzeta. É este aqui de baixo.
Aparentemente e externamente está em bom estado e a cruzeta está muito boa. Não tem ruídos anormais mas "quem ver caras não vê corações" e por isso só depois de montado e testado saberei se correu bem ou bem mal.
Quando chegarem os "nushings" que já estão em processo de desalfandegamento depois de tudo pago e comprovativos enviados vamos por mãos à obra! E que seja para breve!
Boas curvas
O desenrolar do filme é este neste momento.
A descoberta de outros rolamentos danificados e da cruzeta presa fez com que pensasse noutra solução para a transmissão. A reparação correta e adequada implicava trocar a maioria das peças porque a mota é para ficar cá em casa e para ainda fazer muitos kms.
A cruzeta não se vende separada e por isso teria que comprar um veio de transmissão completo.
Em baixo podem ver o estado das coisas como estavam e estão. Rolamentos já com alteração da sua forma, folgas noutros que não são percetíveis em foto mas que podem ser vistas em vídeo.
Por fora Top!
Por dentro nem por isso!
As limalhas no bujão!
Este rolamento devia ser circular e está ovalizado!
Este parafuso do braço e o rolamento também está danificado. Esta falha deve ter sido minha quando desmontei esta parte para lubrificação da última vez. Não tenho outra explicação para o parafuso estar assim. É um rolamento de agulhas e faltava uma agulha.
Estes rolamentos (o número 2 da foto) são excessivamente caros e como não rolam, ou seja, o seu trabalho é limitado porque o braço não sofre rotação completa, logo também não lubrificam adequadamente e ficam numa posição "viciosa" e são outro ponto de desgaste.
Depois de muita pesquisa e troca de ideias no fórum Adventure Rider optei por fazer um upgrade e vou usar uns pivots desenvolvidos por usuários do fórum que possuem BMW, o Matt Davis. No final, a compra do parafuso original na BMW cá e mesmo com os custos alfandegários, ficou mais barato que apenas os rolamentos de agulhas e espero ficar melhor servido. Podem ver aqui o que estou a falar.
Posto isto e para terminar, optei por comprar no Ebay um final drive usado na Alemanha, numa loja e que garantem ser retirado de uma mota com pouco mais de 25.000 kms e que já trás a cruzeta. É este aqui de baixo.
Aparentemente e externamente está em bom estado e a cruzeta está muito boa. Não tem ruídos anormais mas "quem ver caras não vê corações" e por isso só depois de montado e testado saberei se correu bem ou bem mal.
Quando chegarem os "nushings" que já estão em processo de desalfandegamento depois de tudo pago e comprovativos enviados vamos por mãos à obra! E que seja para breve!
Boas curvas
Rui Peixoto
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Pois que tudo vai caminhando na direção de terminar bem...mãos à obra, Rui!!
Abraço
Luiz
Abraço
Luiz
- abbocath
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Isso mesmo amigo Luiz! Para a semana tem que ficar tudo ok para a rodagem começar!luiz silva Escreveu: ↑27 jul 2021 11:40Pois que tudo vai caminhando na direção de terminar bem...mãos à obra, Rui!!
Abraço
Luiz
Grande abraço
Rui Peixoto
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- JoseMorgado
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Re: rolamento transmissão GS 1150
Só agora tive "oportunidade" para ver tudo o que aconteceu à Tua Mota Rui.
Tanta coisa, numa zona tão importante da Mota, e logo, durante esta altura do ano, em que só apetece é poder andar de Mota.
Que tudo acabe Bem, e Rapidamente....
Tanta coisa, numa zona tão importante da Mota, e logo, durante esta altura do ano, em que só apetece é poder andar de Mota.
Que tudo acabe Bem, e Rapidamente....
José Morgado
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