Pneus R1200RT

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
EDC
Membro em Estágio
Mensagens: 10
Registado: 14 fev 2021 22:31
Contacto:

Pneus R1200RT

Mensagem por EDC » 25 mai 2021 12:09

Bom dia a todos,

A minha RT de 2013 precisa de uns pneus novos, sobretudo o de trás. Estava a pensar optar pelos Michelin pilot road 4 GT, a minha duvida é se devo mudar os dois de uma vez ou posso faze-lo agora apenas para o pneu de tras que é o que mais precisa claramente? O da frente ainda tem imenso piso, parece-me um desperdicio mas em termos de dinamica da mota nao sei se tera implicações.

Obrigado

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Pneus R1200RT

Mensagem por amandio » 25 mai 2021 13:02

Ora viva,
Na minha GS mudava 2 atrás para cada um da frente. Mas os pneus que utilizava assim o permitiam, com a durabilidade destes.
Isso também tinha a haver com o meu estilo de condução que utiliza muito da caixa para reduzir do que os travões.

Claro que na RT, o comportamento e dinâmica da mota é bem diferente.

Por exemplo, aqui na Noruega, os Road 5 e Road 5 GT são a escolha recomendada, MAS porque as temperaturas são mais baixas (menos abrasivas para os pneus) e porque chove muito mais que aí em Portugal.

Outro pneu também recmendado para aqui é o Metzeler Roadtec pela durabilidade e fiabilidade.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

luiz silva
Membro Veterano
Mensagens: 2147
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: Pneus R1200RT

Mensagem por luiz silva » 27 mai 2021 11:52

Amigo,
minha opinião é que trocando o par há uma vantagem na condução, de modo que em geral faço isto.
Como sugestão, considere o Pirelli Angel GT...gosto bastante na RT.

Caso trocasse apenas o traseiro, faria a substituição pelo mesmo modelo do dianteiro.

Abraço
Luiz

EDC
Membro em Estágio
Mensagens: 10
Registado: 14 fev 2021 22:31
Contacto:

Re: Pneus R1200RT

Mensagem por EDC » 27 mai 2021 12:14

luiz silva Escreveu:
27 mai 2021 11:52
Amigo,
minha opinião é que trocando o par há uma vantagem na condução, de modo que em geral faço isto.
Como sugestão, considere o Pirelli Angel GT...gosto bastante na RT.

Caso trocasse apenas o traseiro, faria a substituição pelo mesmo modelo do dianteiro.

Abraço
Luiz
Pois a minha questão era precisamente essa. Se valia a pena trocar um ou trocava ja os dois de uma vez... sendo certo que o traseiro se gasta mais do que o dianteiro.

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Pneus R1200RT

Mensagem por amandio » 27 mai 2021 13:34

Ë natural que o traseiro gaste mais, é o que faz a tracção da mota, arranques mais entusiásticos, o que suporta a mota em aceleração.
Se o da frente se gasta mais do 50% por cada traseiro, então é melhor mudar mesmo os 2 de cada vez.
Senão corre o risco de ter mudanças dessincronizadas, se o da frente não resiste até à proxima muda. Tornando a moda desiquilibrada.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
MotardFeio
Membro em Estágio
Mensagens: 21
Registado: 17 jan 2020 08:02
Contacto:

Re: Pneus R1200RT

Mensagem por MotardFeio » 11 jun 2021 12:49

Não mudes nada o da frente se ele não precisar! É um desperdício de dinheiro mandar fora um pneus que está a 50% da sua vida útil!

E o normal acaba por ser por cada pneu da frente usar dois de trás.

Qualquer pneu Sport-Touring na sua versão para motos pesadas (tipicamente uma versão GT) das várias marcas de topo são boas opções para essa moto.

Pessoalmente gosto dos Dunlop Roadsmart (acho que vai na versão III) e dos Bridgestone T31 (se não houver ainda o T32). Sempre versão com flancos reforçados, para o peso da moto em causa.

Boas curvas!

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Pneus R1200RT

Mensagem por JoseMorgado » 19 jun 2021 10:21

Isto de Aconselhar Pneus é Muito Problemático, pois os gostos, e aquilo a que cada um de nós dá importância, é sempre muito subjectivo.

Deixo no entanto aqui a minha Opinião.

Na minha RT, há alguns anos que tenho usado os Michelin Pilot Road 4, versão GT para o traseiro, sempre com grande satisfação, principalmente, pelo seu excelente desempenho em Piso Molhado.

São Mesmo Muito Bons!!

Na próxima troca, que já não vai demorar Muito, vou certamente optar pelos Michelin Road 5, igualmente com a versão GT para o traseiro.

Ainda não os experimentei mas, pelo que tenho lido, são igualmente Bons em Molhado, como os PR 4, mas têm a vantagem de manterem altos desempenhos, também em Molhado, mesmo quando já estão a Meio Uso.

Vamos Ver!!

Relativamente à Questão da Troca Simultânea, Dianteira e Traseira, dos Pneus, partilho a Opinião do MotardFeio, para quê deitar fora um pneu, que ainda tem muito rasto, e está em Boas Condições Físicas??

É sempre Normal, em quase todas as Motas, o Pneus Traseiro "gastar-se" antes do Dianteiro.....

Quanto à questão de serem de Modelos/Versões, diferentes, entre o traseiro e o dianteiro, também não atribuo grande importância a isso pois, mesmo em Modelos/Versões iguais, os pisos, e as "borrachas", dos pneus dianteiros vs os/as dos traseiros, são sempre totalmente diferentes.

Mas, como acima escrevi, é apenas a minha opinião, Muito Subjectiva e Tão Válida como Qualquer Outra.

Bons Passeios com a Melhor Mota do Mundo!

Opinião, aceito, Também Muito Subjectiva!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante