Suspensão original F800GS

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Scarfall
Membro em Estágio
Mensagens: 1
Registado: 08 abr 2021 02:16
Contacto:

Suspensão original F800GS

Mensagem por Scarfall » 08 abr 2021 02:24

Boas pessoal,

Eu tenho uma F800GS de 2016. Estou a tentar ajustar a suspensão original (sem ESA) mas algo não me está a fazer sentido.

Tenho cerca de 90kg contando com equipamento, e conduzo principalmente só em estrada. O manual da moto diz que para uma pessoa de 85kg, a pre-carga deve de estar a 0, e o damping a 1.5 volta contrarelogio. Usei uma calculadora que é popular em varios fóruns desta moto e aquilo aponta para 10 'cliques' (meia volta) de precarga.

O meu problema é o seguinte, a mota só me parece estável quando a precarga está á volta dos 30-40 cliques, e o damping a meia volta da sua definição mais rígida. Certamente para o meu peso isto deveria de ser muito duro e instável não? Quando tenho a mota nestas definições ela sente muito mais plantada na estrada, especialmente quando travo.

Estou a fazer algo de mal, ou não estou a perceber algo correctamente?
Quais são as definições da suspensão original que vocês usam?

Obrigado

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9003
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Suspensão original F800GS

Mensagem por amandio » 08 abr 2021 14:17

Ora viva Scarfall
Sobre o ajuste da suspensão da F800GS, não conheço o suficiente para poder opinar de forma correcta.
Mas há pessoal por aqui, com mais conhecimento do que eu sobre esta mota, que lhe poderá ajudar certamente.

Aproveito para convidá-lo a passar pelo tópico "Como utilizar o Fórum" onde falamos de como fazer a apresentação da praxe aqui à comunidade do fórum e outras formas de estar informado e melhor utilizar o fórum.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

lagarto
Membro Iniciante
Mensagens: 65
Registado: 20 out 2020 20:02
Contacto:

Re: Suspensão original F800GS

Mensagem por lagarto » 08 abr 2021 20:25

Scarfall, os settings da suspensão devem ser aqueles com que nos sentimos mais seguros a travar e curvar! Se os oficiais não lhe dão confiança para quê insistir com eles ? Na minha GS não mexi em nada, está boa como está, mas por exemplo na minha Triumph já testei a configuração mais dura e a moto fica muito saltitona e perde facilmente a compostura em aceleração com menos apoio. Passei para uma configuração intermédia, e há no entanto muita gente que diz que a consegue conduzir melhor com as suspensões mais moles possíveis pois prefere que ela seja mais lenta nas reações, o que a torna mais "previsível" e dá mais tempo para corrigir erros. A analogia pode servir para a GS800 : a recomendação é para ter uma moto mais lenta nas reações, mas isso não lhe assenta bem como condutor, portanto mais uma vez, o que posso dizer é que deve ser o seu feedback e modo de condução a definir a configuração das suspensões.
____________________________________________________________________
João, orgulhoso proprietário de uma R1200GS e de uma Triumph Speed Triple 1050

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes