Para conhecimento, quando tiverem uma pequena fuga de óleo nas bainhas, há uma maneira simples de resolver sem gastar dinheiro algum.
Aconteceu na minha f800 st, perder um pouco de óleo da bainha, e escorria para junto das pastilhas (muito perigoso) ao deslocar-me a um mecanico perto de casa, o mesmo verificou que tinha uns piquinhos de ferrugem no cimo da bainha e que logo seria por isso. Orcamento 2 bainhas novas mais retentores. Tendo achado muito estranho uma mota com 36 mil kms precisar já de retentores. Resolvi pesquisar sobre o assunto e descobri vários videos no youtube , um deles numa 800r, que consiste em passar um plastico entre o retentor e a bainha para remover a sujidade. Qual foi o meu espanto depois de ter feito isto deixou de perder óleo.
Conclusão caso vos aconteca o mesmo não ides logo a correr ao mecanico trocar retentores ou bainhas. Deixo aqui o video pela qual me segui.
https://youtu.be/1_4iWGlxX2M
Bainha com fuga como resolver
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- telmoesteves
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Re: Bainha com fuga como resolver
Fantástica dica!~
Obrigado pela partilha!
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Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS 2000 [2002-2013], K1100RS 1995 [2020-...]
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- abbocath
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Re: Bainha com fuga como resolver
Impecável! Obrigado pela partilha!
Realmente, o maior mal das bainhas e retentores é o lixo que ali se acumula. Efetivamente, o que acontece muitas vezes é serem pequenas pedritas, muito pequenas mesmo, que lá ficam "coladas" e com o trabalhar da suspensão vão riscando a bainha e então o retentor deixa de fazer o seu trabalho e o óleo vai saindo.
E assim sendo, quando se trocam os retentores, a bainha deve ser lixada em movimentos circulares/espiral para eliminar essas imperfeições e ficar tudo impecável.
Por acaso, agora no Covid, aproveitei para deixar a mota a trocar o óleo da suspensão (eu nunca tinha trocado e acredito que não tivesse sido trocado antes de eu a comprar). Ao mesmo tempo, e já que estava tudo desmontado, pedi para trocarem todos os retentores.
A mota ficou bem diferente á frente na suspensão. E por acaso acho que é um aspeto que muitos de nós descuram, no qual me incluo.
Boas curvas
Realmente, o maior mal das bainhas e retentores é o lixo que ali se acumula. Efetivamente, o que acontece muitas vezes é serem pequenas pedritas, muito pequenas mesmo, que lá ficam "coladas" e com o trabalhar da suspensão vão riscando a bainha e então o retentor deixa de fazer o seu trabalho e o óleo vai saindo.
E assim sendo, quando se trocam os retentores, a bainha deve ser lixada em movimentos circulares/espiral para eliminar essas imperfeições e ficar tudo impecável.
Por acaso, agora no Covid, aproveitei para deixar a mota a trocar o óleo da suspensão (eu nunca tinha trocado e acredito que não tivesse sido trocado antes de eu a comprar). Ao mesmo tempo, e já que estava tudo desmontado, pedi para trocarem todos os retentores.
A mota ficou bem diferente á frente na suspensão. E por acaso acho que é um aspeto que muitos de nós descuram, no qual me incluo.
Boas curvas
Rui Peixoto
Sócio 689
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
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- amandio
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Re: Bainha com fuga como resolver
Sim são pequenos cuidados que fazem a diferença no geral.
A soma dos detalhes fazem uma grande mota comportar-se com outro carácter.
A soma dos detalhes fazem uma grande mota comportar-se com outro carácter.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
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(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
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- Membro Experiente
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Re: Bainha com fuga como resolver
Ótima dica, Telmo...obrigado por partilhar!!
Abraço
Luiz
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- JoseMorgado
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Re: Bainha com fuga como resolver
Excelente Dica!! Obrigado!
José Morgado
Sócio 237
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Re: Bainha com fuga como resolver
Bom dia
Ainda bem que tenho lá um saco de sarapilheira cheio de plásticos, se precisarem, posso fornecer
Obrigado pela dica
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