Motor R1200rt de 2009

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

NelsonAmaro
Membro em Estágio
Registado: 17 ago 2019 13:32
Contacto:

Motor R1200rt de 2009

Mensagem por NelsonAmaro » 17 ago 2019 13:42

Boa tarde pessoal,
Comprei uma R1200RT de 2009 e há duas semanas ao colocar a mota a trabalhar após ter feito cerca de 300KM seguidos, com o motor ainda quente a mesma fez um rater e após isso sinto que a mota em relantim ficou um pouco desequilibrada sentindo-se inclusive no guiador a sua trepidação, no entanto em andamento não noto rigorosamente nada de anormal tanto de caixa como de motor, o que acham que poderá ser? Será que me podem dar uma dica?

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Re: Motor R1200rt de 2009

Mensagem por JoseMorgado » 17 ago 2019 22:39

Boa noite Nelson,

A situação que nos relatas não é nada vulgar e pode ser originada por muitas razões.

A mim nunca me aconteceu, por isso, aconselho uma deslocação a um Concessionário, para que seja feito, pelo menos, um primeiro despiste do que está a acontecer de errado.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

NelsonAmaro
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por NelsonAmaro » 18 ago 2019 09:57

José Morgado,
Sim terei realmente de o fazer, já me disseram que poderá ser apenas afinação do relantim que com o rater poderá ter desafinado, no entanto a mota não vai à baixo.

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 18 ago 2019 12:35

Olá Nelson.

Pela Experiência que Tenho, neste casos, o Melhor é ir sempre a um Concessionário da Marca.

As motas actuais, e a Tua está nessa categoria, têm tanta electrónica, que é muito arriscado pô-las nas Mãos de Curiosos, por Muita Fama e Boa Vontade que tenham.

Na Marca, com um simples ligar da Centralina da Mota ao Computador, a grande maioria das deficiências são imediatamente assinaladas.

Não sei onde vives mas, na Região de Lisboa, aconselho a Santogal em Carnaxide ou a Motomil em Corroios.

Em qualquer desses locais deves, para além descreveres ao pormenor o que se passou, alertar para o facto de teres comprado a Mota há pouco tempo, pelo que gostavas de conhecer outros erros que existam gravados na centralina da Mota.

Também deves pedir para que deem uma Vista de Olhos crítica a Todos os Orgãos Importantes dela.

Aproveita também para pedir que sejam feitos Todos os Recals disponíveis para a Tua Mota.

Essas intervenções são feitas Obrigatoriamente nas revisões normais da Mota em Concessionário mas, caso não o tenho sido realizadas, em resultado de por. ex. as manutenções terem sido feitas noutros locais, e em qualquer momento, podem ser feitas num concessionário, sem qualquer custo para o proprietário da Mota.

Ficarás assim com a Mota devidamente actualizada, sem qualquer custo para Ti.

Quanto à situação que descreves, a ocorrência de um "Rater", é normalmente resultado de um mau funcionamento da ignição, em que a faísca da vela ocorreu no instante errado, já com a válvula de escape aberta, mas não é isso que provoca a "desafinação" do que quer que seja.

É o Resultado, e não a Causa, de Um Problema….

Pode ser originado por uma "Coisa" complicada, ou uma "Coisa" tão simples como uma das 4 Velas de Ignição estar em Mau Estado.

Vai-nos dando Aqui notícias sobre o desenrolar dos Acontecimentos. Obrigado.

Nós gostamos sempre de estar a Aprender com o que Acontece às Nossas Motinhas!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

NelsonAmaro
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por NelsonAmaro » 18 ago 2019 15:16

José Morgado, irei dando noticias, obrigado.

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 18 ago 2019 21:39

NelsonAmaro Escreveu:
18 ago 2019 15:16
José Morgado, irei dando noticias, obrigado.
:D :D :D
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

NelsonAmaro
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por NelsonAmaro » 22 set 2019 10:18

Bom dia meus amigos, já está resolvido o problema da minha RT, afinal até foi uma coisa simples, o tubo demissão que ligava ao cilindro direito, a braçadeira metálica não estava a prender o suficiente e o mesmo soltou, não na totalidade mas o suficiente para deixar a mota em funcionamento irregular, foi reposto, mota afinada óleo mudado "a meu pedido" pois foi dito que ainda não era necessário pois o mesmo só tinha 4000km, quanto ao rater o mecânico disse que poderia ter acontecido por o filtro do ar estar muito sujo e pelo mesmo ser muito pequeno "que é um defeito destas RT's e ter o filtro do ar muito pequeno para o motor que tem" e o mesmo ter originado o rater.
Também disse que a mota está muito boa e para não ficar preocupado com a máquina que comprei, pois é mota para uma vida NUNCA MAIS ACABA 😉😊😊 todos os recals já tinham sido feitos tal como previsto pela BMW. Todo o serviço foi feito no representante BMW no Pombal na J&M Motos recomendado por um amigo e o serviço parece me excelente.

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 22 set 2019 13:30

Situação resolvida e bem tratado pela malta do Pombal. boa gente.
Ainda bem que a solução até foi simples de resolver. Normalmente são coisas simples que acabam implicando com tudo.
Como um simples grão de areia no sapato que ao fim do tempo faz um andar desequilibrado...
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 30 set 2019 19:53

Nelson,

obrigado por postar a solução de seu problema!!

Abçs
Luiz

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 30 set 2019 20:18

Boa Nelson!!

Penso que terás querido dizer, o tubo de admissão de gases ao cilindro, ou seja, a falange de admissão estava solta!!

Quanto ao "rater" e ao filtro do ar estar sujo e ser pequeno, tenho as minhas dúvidas….

Se estivéssemos a falar numa Mota mais antiga, com carburadores, era talvez uma explicação um pouco mais plausível.

Agora, estamos a falar de uma Mota com injecção electrónica de combustível.

O incremento do efeito "Venturi" num carburador, provocado por um valor de depressão na admissão mais elevado, que originaria uma maior "sucção" de gasolina a partir da cuba, enriquecendo, em combustível, a mistura na câmara de combustão, como resultado da maior dificuldade na entrada de ar fresco, pela presença de um filtro de ar sujo, seria o equivalente à actuação do "chocke" no arranque a frio, que faz também um estrangulamento da entrada de ar fresco, por diminuição do calibre da mesma.

Mas tal nunca provoca "rateres"!

Provoca sim o cheiro a monóxido de carbono, característico dos motores de carburadores, nos arranques a frio!

Os Famosos "rateres", são explosões da mistura ar/gasolina, já muito atrasadas, na fase em que a(s) válvula(s) de escape já está(ão) a abrir, provocadas pelo atraso do momento de ignição, ou seja, do momento em que salta a faísca. da(s) vela(s).

Para melhorar a "respiração" dos motores, há uma solução muito eficaz e com garantia vitalícia, que são os Filtros de Ar laváveis, e reutilizáveis, KN.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes