Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por Evan » 20 jun 2014 18:00

Pois, as opções de reparação, cada um faz as suas em função da maneira como se sente mais confortável. Agora quanto a peças para as minhas motas, eu normalmente compro usadas lá fora. Quando têm mesmo que ser novas, tipo segmentos ou pistões, por exemplo, compro cá, na BMW. É mais barato que lá fora.
O modelador de pressão da Bomba de ABS, da RS1200RT de 2007 está à venda por 245 Dólares na net... não é assim tão caro...
Mas eu, desmontava e analizava cuidadosamente a peça e todos as partes associadas ao sistema de travagem antes de comprar a peça nova. As centralinas não adivinham. Têm sensores que lhe dão as informações e muitas outra variantes nos sistemas.
Espero ter ajudado,
Abraço e boas curvas.
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msantos
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por msantos » 20 jun 2014 18:28

Claro que ajudou!
Neste momento esses elementos que descreve vão ser analisados pelo mecânico para ver se descobre alguma coisa fora do normal, mas nestes tempos de electronica cada vez é mais complicado de mexer nas máquinas.
Mas uma grande ajuda era se me informasse de onde viu esse preço de 245 dólares para a o modulador do ABS, pois nunca vi tão barato!
Boas Curvas

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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por Evan » 23 jun 2014 09:49

Boas,

Peço desculpa, fiz uma busca rápida, e não me apercebi que o modelo que vi era só para a R1200S.
Mas entretanto, vi vários entre os 400 e os 450 Euros para a RT nos Ebays.

Como diz que a sua mota não é assistida na BMW e se não fez recentemente (deve fazer todos os anos) a mudança integral do liquido do sistema de travagem, faça-o quanto antes. É absolutamente necessário sangrar todo o sistema, sobretudo a bomba de ABS. Nem todos os bons mecânicos estão familiarizados com este serviço, por ser algo complexo. Se for esse o caso, não perca tempo e dinheiro e leve a mota à MOTOMIL ou a outro concessionário BMW.

Abraço e boas curvas.
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por msantos » 24 jun 2014 12:42

Obrigado pela ajuda Evan, em Agosto logo vejo o que vou fazer em relação ao ABS, gosto imenso da RT mas estes problemas, para alem de caros de resolver começam a fazer com que a "paixão" pela moto esmoreça um pouco, já tive quase para a por à venda pelo pouco uso que lhe dou neste momento, mas para alem de todo o dinheiro que tenho investido em equipamento e acessórios, não me vejo a não ter moto e acabei por desistir da ideia, mas gosto de ter coisas fiáveis e neste momento este ponto na minha RT anda um bocado por baixo...
Boas Curvas

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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por Evan » 24 jun 2014 15:36

Caro Santos,

Como já se disse por aqui, o maior inimigo das motas (e carros), é estarem encostadas na garagem. As BMW são famosas pela sua segurança e fiabilidade. Isto só é possivel com a utilização de electrónica, que é uma dor de cabeça para os menos familiarizados com estas "moderniçes". Penso ser fundamental uma leitura atenta dos manuais do utilizador para que se possa evitar as tais luzinhas, e saber o que quer dizer se eventualmente acenderem. Quando acendem, é normalmente para prevenir o utilizador de que algo não está a 100% e muitas vezes pode até o próprio resolver o problema por si só.
A sua RT é uma belíssima mota, que seguramente ainda lhe vai dar muitas alegrias. Custa-me perceber que essa peça cara tenha de facto avariado. Isso não avaria assim, de qualquer maneira... ou se avariou mesmo, tem de haver uma razão para tal.
Eu acredito antes que uma sangria (limpeza) do sistema de ABS possa retirar impurezas acumulados (deficiente manutenção anterior?) no sistema, que estão a impedir o seu funcionamento a 100%, avisado por essa "maldita" luzinha. Uma boa limpeza, seguida de um "reset" para apagar a luzinha... e km´s p'ra cima, é o que ela precisa.

Boa sorte... e boas curvas.
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por msantos » 27 jun 2014 06:22

Bois é Evan, eu também fiquei muito admirado de uma peça tão cara ter avariado, mas numa pesquisa pela net pude ver que não é um caso assim tão raro de acontecer, e temos aqui outro relato do JoseMorgado com assistência integral na BMW e que também avariou e não me parece que o problema sejam impurezas no sistema de travagem, pois foi mesmo o "cérebro" que avariou, este foi mais uma vez o veredicto da BMW depois de terem ligado a moto à maquina de diagnostico.
Quanto à RT ser uma excelente moto confirmo e adoro o raio da moto, daí se calhar a minha desilusão ainda ser maior, é que neste momento se quisesse trocar de moto, nesta classe só me via a comprar novamente uma RT.
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por JoseMorgado » 27 jun 2014 08:29

Olá a Todos. A indicação de avaria do módulo ABS, nestas motas está tudo "concentrado" na mesma peça, modelador, bomba, centralina, etc., pode ter muitas origens. Como aqui foi relatado, podem ser impurezas, que ao alojarem-se nas válvulas, provocam a indicação de erro, podem ser oring's danificados, podem ser fugas no canais internos, pode ser o chip electrónico, etc., etc.

Infelizmente nas motas actuais, como nos carros, a sofisticação e miniaturização dos componentes, principalmente electrónicos, inviabiliza o diagnóstico e rectificação de avarias parciais de um determinado módulo.
O computador das oficinas actuais, liga-se à centralina da mota, lê que existe um determinado erro e se o mesmo vier de um componente que está à partida selado, indica logo a sua substituição.

Se após estas indicações de erro, fosse possível uma análise e intervenção cuidada no módulo, possivelmente algumas das situações poderiam ser resolvidas sem a substituição do mesmo.

No entanto, as politicas actuais das marcas é, se existe erro num módulo selado, a acção aconselhada é sempre a sua substituição.

Com isto, é muito simples e rápido de resolver qualquer avaria, o problema são os custos para o proprietário da mota.

Por isso, é que existem muitos relatos de "artistas" que, com paciência e sabedoria, conseguem resolver, com sucesso, avarias destes módulos selados. É preciso é encontrar o "artista" certo e ter a sorte de a avaria ser simples e não complicada.

Isto tudo só para dizer que, o facto de o computador da BMW indicar a substituição do módulo ABS, não quer dizer que o mesmo tenha entrado em total colapso, podendo ter apenas uma avaria "menor".

Mas é sempre uma lotaria..... que pode ser arriscada!!
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por Evan » 27 jun 2014 08:58

Eheheh... já somos dois. Tenho outras, entre as quais uma GTS1000 por ex. com a qual também gosto bastante de andar, mas a do meu dia a dia é mesmo uma RT... de 1979, mas muiiiito tranquila!!!! :)

Mas se fosse comigo, antes de substituir a dita, ela tinha de ser toda "esmifrada" até ao ultimo parafuso ou componente electrónico, com todas as ferramentas que tenho ao meu dispor... até o osciloscópio se fosse preciso. Sempre. A peça e todo o sistem agregado. Não me dou por vencido perante um diagnóstico da centralina à primeira... mas isso sou eu, que sou teimoso!!!

Boa sorte, bom regresso... e boas curvas.
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por Evan » 27 jun 2014 09:05

JoseMorgado Escreveu:Olá a Todos. A indicação de.............................................................................................................................

... Isto tudo só para dizer que, o facto de o computador da BMW indicar a substituição do módulo ABS, não quer dizer que o mesmo tenha entrado em total colapso, podendo ter apenas uma avaria "menor".

Mas é sempre uma lotaria..... que pode ser arriscada!!
200% de acordo.... :)
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Re: Motomil. Resolução de Falha no Modelador da Bomba do ABS

Mensagem por msantos » 28 jun 2014 15:13

Evan Escreveu:Eheheh... já somos dois. Tenho outras, entre as quais uma GTS1000 por ex. com a qual também gosto bastante de andar, mas a do meu dia a dia é mesmo uma RT... de 1979, mas muiiiito tranquila!!!! :)

Mas se fosse comigo, antes de substituir a dita, ela tinha de ser toda "esmifrada" até ao ultimo parafuso ou componente electrónico, com todas as ferramentas que tenho ao meu dispor... até o osciloscópio se fosse preciso. Sempre. A peça e todo o sistem agregado. Não me dou por vencido perante um diagnóstico da centralina à primeira... mas isso sou eu, que sou teimoso!!!

Boa sorte, bom regresso... e boas curvas.
Eu tambem gostava de poder luta, eu também sou teimoso mas infelizmente também sou um burro da mecânica, por isso infelizmente tenho que pagar a alguem para ver o que se passa e tal como diz o JoseMorgado o dificil é arranjar o "tal artista".

E agora fiquei a babar com a RT de 1979! Também gostava de ter a Avó da minha na minha garagem, mas se já não tenho tempo para uma...
Boas curvas com essa reliquia e máquina intemporal, por acaso foi o motor boxer que me fez pender um pouco para a RT na altura da compra, ao invés das suas rivais japonesas, ao ter uma moto com motor boxer parece que estamos sempre a conduzir algo que faz parte da historia do motociclismo...gosto do facto da BMW não ter banido esta aarquitectura do seu catálogo e estar permanentemente a actualizar e modernizar estes motores.
Boas Curvas

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