Bateria de litio

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
Avatar do Utilizador
camponubla
Membro em Estágio
Mensagens: 19
Registado: 23 mar 2013 13:39
Localização: Maia / Bcn
Contacto:

Bateria de litio

Mensagem por camponubla » 28 mar 2013 12:48

Boas,

Sou novo neste fórum e não sei se este tópico está no lugar adequado.

Num fórum espanhol um colega trocou a bateria de "acido" por uma de lítio....além do peso (4,2 kg vs 0,81 kg a de lítio) dizem que as de lítio têm maior número de ciclos de carga-descarga. A própria bateria tem um indicador led de carga.

Pelo que dizem o preço normal são uns 200 € mas há sites donde estão a venda por volta dos 120 €.

http://www.vstromclub.es/viewtopic.php? ... 8dbc562adf

Cumprimentos,
BMW F700GS
Ex-Suzuki Vstrom 650 ABS
Ex-Suzuki Burgman 400
Ex-Suzuki Burgman 250
Ex-Suzuki Burgman 125
Ex-Honda Scoopy 50

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Bateria de litio

Mensagem por JoseMorgado » 29 mar 2013 11:51

Ainda não tenho muitas informações sobre estas novas baterias, para utilização em motas/automóveis, mas pelas referências que trazem, serão com certeza uma evolução com futuro.

A sua qualidade mais atractiva é o facto de conseguirem armazenar 6 vezes mais energia por Kg que as tradicionais de ácido/chumbo.
Uma das grandes desvantagens é o facto de terem um tempo de vida limitado, quer sejam usadas ou não, normalmente de 2 a 3 anos, desde a data de fabrico e que diminui com a utilização ou armazenagem a temperaturas elevadas.

Haverá no entanto que considerar a questão da segurança. É conhecida a instabilidade do lítio, ou dos iões de lítio, utilizados nestas baterias, que, quando em contacto com o oxigénio do ar, por perfuração da blindagem, ou quando são submetidos a cargas/descargas muito rápidas, produzem uma reacção exotérmica em cadeia, isto é, quanto mais óxido é produzido mais calor é desenvolvido, quanto mais calor é desenvolvido, mais óxido é produzido, levando as baterias a incendiarem-se com grande violência ou explodir. Esta particularidade tem, p. ex., levado a que as companhias aéreas recusem o seu transporte nos porões dos aviões e levou também à suspensão dos voos dos novos Airbus A350 e Boeing 787 Dreamliner que as usavam.....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
luislancastre
Membro Júnior
Mensagens: 181
Registado: 20 jun 2006 08:02
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Bateria de litio

Mensagem por luislancastre » 04 abr 2013 15:26

esta tambem é uma questao que eu gostava de ver melhor explicada, tenho a minha a começart a precisar de ser substituida e ja andei a "namorar" uma de litio mas com um certo medo e sem a certeza de ser melhor opção, anda aqui alguem que tenha a uso?

Avatar do Utilizador
j luis
Membro Veterano
Mensagens: 4142
Registado: 29 dez 2009 20:28
Localização: Alcobaça
Contacto:

Re: Bateria de litio

Mensagem por j luis » 05 abr 2013 19:31

tenho uma bateria com 90.000kms metia em Maio de 2010 agora acho que começa a dar sinais de fraqueza, um dia destes troco mas não sei se vai ser de litium, com 200€ compro 3 "normais"....
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes