De inverno desligam a bateria???

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

prodrigues
Membro Iniciante
Registado: 06 nov 2007 18:14
Contacto:

Re: De inverno desligam a bateria???

Mensagem por prodrigues » 23 mar 2011 21:59

miguel pimenta Escreveu:
prodrigues Escreveu:Eu utilizo um que comprei no LIDL por 15€ que alem de carregar também faz manutenção e até agora sem problemas
Pois eu tambem tenho um carregador do Lidl.
Só não sei como e se posso adapta-lo para poder liga-lo á tomada de energia que existe debaixo do banco da minha GS!?!?!?
Será possivel/dificil??????
alguem já o fez por aqui???

Obrigado.

MP
Esse não dá tens que o ligar directamente á bateria
Paulo Rodrigues
Sócio Nº499
R 1200 GSA 2008 ANDAX

Miguel Rodrigues
Membro Experiente
Registado: 09 ago 2008 22:36
Contacto:

Mensagem por Miguel Rodrigues » 23 mar 2011 22:20

miguel pimenta Escreveu:
prodrigues Escreveu:Eu utilizo um que comprei no LIDL por 15€ que alem de carregar também faz manutenção e até agora sem problemas
Pois eu tambem tenho um carregador do Lidl.
Só não sei como e se posso adapta-lo para poder liga-lo á tomada de energia que existe debaixo do banco da minha GS!?!?!?
Será possivel/dificil??????
alguem já o fez por aqui???

Obrigado.

MP
Sim, dá!
E é o que está neste momento lá em baixo na garagem a manter a R1200-C.

Os terminais desse carregador são umas pinças, que têm os cabos com terminais de olhal na ponta. é portanto muito simples, no final desses cabos que se aparafusam às pinças adaptar um terminal macho para ligar às tomadas das nossas BMW's.
Esse terminal arranjas muito facilmente em qualquer concessionário BMW, ou na Touratech, NippyNormans, etc., e tem este Aspecto.

Com esta simples adaptação, ficas com um carregador com terminal de pinças para qualquer outra bateria de carro ou mota, e polivalente para ser adaptado à tomada da BMW.

Se não tiver sido suficientemente explicito, manda MP que envio fotos ou explicação mais detalhada!
É à confiança, simples, barato e eficaz! :wink:
Sócio nº 337
R1200GSA - R1200C
Albuns de fotos

rdavies
Membro Iniciante
Registado: 27 out 2010 21:23
Contacto:

Mensagem por rdavies » 23 mar 2011 22:38

As motas têm bateria?!? :shock:
Roger Davies
Sócio Nº 529
K1300R

jpgoncalves
Membro Veterano
Registado: 10 mar 2008 23:49
Contacto:

Mensagem por jpgoncalves » 23 mar 2011 22:42

Claro que não.... :mrgreen:
João Paulo Gonçalves
Sócio nº 265
(BMW R1200GSA)
(..e mais uma ou outra)

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 23 mar 2011 22:53

JoseMorgado Escreveu:As K1200GT, K1200R, K1200S, R1200GS(A), R1200RT, R1200ST, F800S, F800ST, F800GS, têm os sistemas eléctricos e electrónicos comandados com o sistema CAN-bus. Este sistema não gosta muito de carregadores não BMW ou BMW mais antigos, nomeadamente porque as tomadas de corrente originais estão ligadas ao "sistema de controlo central" que desligam passado algum tempo de desligar a ignição. Para contornar esta dificuldade, instalei na minha RT uma tomada de corrente adicional, no local já preparado para isso, na parte lateral por baixo do banco do passageiro, tomada essa ligada directamente à bateria, com um fusível de protecção pelo meio.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Miguel Rodrigues
Membro Experiente
Registado: 09 ago 2008 22:36
Contacto:

Mensagem por Miguel Rodrigues » 23 mar 2011 23:19

JoseMorgado Escreveu:
JoseMorgado Escreveu:As K1200GT, K1200R, K1200S, R1200GS(A), R1200RT, R1200ST, F800S, F800ST, F800GS, têm os sistemas eléctricos e electrónicos comandados com o sistema CAN-bus. Este sistema não gosta muito de carregadores não BMW ou BMW mais antigos, nomeadamente porque as tomadas de corrente originais estão ligadas ao "sistema de controlo central" que desligam passado algum tempo de desligar a ignição. Para contornar esta dificuldade, instalei na minha RT uma tomada de corrente adicional, no local já preparado para isso, na parte lateral por baixo do banco do passageiro, tomada essa ligada directamente à bateria, com um fusível de protecção pelo meio.
Pois!... :oops:
Na R1200-C ainda lá vai! Na GSA e para ser com este carregador, teria de ser como dizes, motivo pelo qual lhe fiz esta adaptação para dar para ambas! :wink:
Sócio nº 337
R1200GSA - R1200C
Albuns de fotos

MHQC
Membro Veterano
Registado: 06 jan 2008 21:50
Contacto:

Mensagem por MHQC » 24 mar 2011 09:52

Só precisa de carregador quem tem uma ou mais motos e não lhes dá vida :!:
‘A motobike called K1200S? Isn’t that asking for trouble?’

MHQC, K1200S'06
Sócio 197

#BMW #BMWGroup
#BMWRiders, #BMWMotorrad, #BMWMotorradesp,
#MaxiscooterBMW, #BMWMakeLifeaRide

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 24 mar 2011 10:24

MHQC Escreveu:Só precisa de carregador quem tem uma ou mais motos e não lhes dá vida :!:
Como eu, infelizmente!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Alegra
Membro em Estágio
Registado: 29 jun 2011 04:53
Contacto:

Mensagem por Alegra » 27 dez 2012 11:04

j luis Escreveu:Mas atenção que há motas que andam o ano inteiro e as baterias descarregam!!! ainda na terça- feira estive a vêr trocar cabos :mrgreen: , já começo a ter trauma com as baterias da GS/A :mrgreen:

Bom, as baterias podem falhar mas as Boxer até num cilindro trabalham, pelo menos a do meu amigo na terça-feira andou ai uns 30/40kms aos tiros e a trabalhar apenas num cilindro...mas depois tudo se recompos.... 8)
Bom dia,

Sei que este tópico é antigo mas esta situação é-me bastante recente. Luis será que me poderia explicar melhor essa situação do seu amigo?

Passo a explicar, infelizmente não tenho tido tempo para andar na minha mota e isso é situação que não me agrada, pois nada me dá mais prazer (por assim dizer), do que andar na minha r1100r. Após um mês sem usar o "carregador de manutenção" e com o alarme a consumir energia (mesmo desligado), fiquei sem bateria na mota. Removi a bateria e deixei a carregar durante 24horas, liguei tudo como deve de ser, e echo não quando, ponho-a a trabalhar, e esta fica nitidamente a fazer mais barulho, deu-me a sensação de estar a trabalhar apenas a um cilindro e dava uns "tirinhos" quando acelarava... Deixei uns 10 minutos a trabalhar ao ralenti e dei uma voltinha pequena mas o problema presistiu.
Como vi alguma semelhança nos sintomas da minha mota e a do seu amigo, e visto estarmos num tópico relacionado com baterias, parceu-me apropriado colocar aqui a minha questão.

Cumprimentos e boas curvas!
Tomas Alegra
BMW R1100R

Jpmatos
Membro Veterano
Registado: 04 fev 2010 10:14
Contacto:

Mensagem por Jpmatos » 27 dez 2012 11:25

Alegra Escreveu:
j luis Escreveu:Mas atenção que há motas que andam o ano inteiro e as baterias descarregam!!! ainda na terça- feira estive a vêr trocar cabos :mrgreen: , já começo a ter trauma com as baterias da GS/A :mrgreen:

Bom, as baterias podem falhar mas as Boxer até num cilindro trabalham, pelo menos a do meu amigo na terça-feira andou ai uns 30/40kms aos tiros e a trabalhar apenas num cilindro...mas depois tudo se recompos.... 8)
Bom dia,

Sei que este tópico é antigo mas esta situação é-me bastante recente. Luis será que me poderia explicar melhor essa situação do seu amigo?

Passo a explicar, infelizmente não tenho tido tempo para andar na minha mota e isso é situação que não me agrada, pois nada me dá mais prazer (por assim dizer), do que andar na minha r1100r. Após um mês sem usar o "carregador de manutenção" e com o alarme a consumir energia (mesmo desligado), fiquei sem bateria na mota. Removi a bateria e deixei a carregar durante 24horas, liguei tudo como deve de ser, e echo não quando, ponho-a a trabalhar, e esta fica nitidamente a fazer mais barulho, deu-me a sensação de estar a trabalhar apenas a um cilindro e dava uns "tirinhos" quando acelarava... Deixei uns 10 minutos a trabalhar ao ralenti e dei uma voltinha pequena mas o problema presistiu.
Como vi alguma semelhança nos sintomas da minha mota e a do seu amigo, e visto estarmos num tópico relacionado com baterias, parceu-me apropriado colocar aqui a minha questão.

Cumprimentos e boas curvas!
Tomás, sendo este o primeiro post no Fórum do BMW McP, seria simpático passar por aqui e fazer a habitual apresentação aos membros do Fórum.
João Paulo Teixeira de Matos
Sócio nº 494
Facebook
BMW R1200 GSA Rallye (2018) "The Screaming Eagle II"
BMW R Nine T (2014) "Ninette"
KTM 690 Enduro R (2012)
"The journey is the reward" Steve Jobs

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes