R1200gs ADV 2012

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
wagnercse
Membro em Estágio
Registado: 02 jun 2021 03:43
Contacto:

R1200gs ADV 2012

Mensagem por wagnercse » 02 jun 2021 03:47

Boa noite pessoal, sou novo aqui acabei registrando pra poder tirar umas dúvidas faz 6 meses que estou com minha moto r1200gs 2012 , e a minha está com seguinte problema.... Ela marca certo o combustível porém, aconteceu algo estranho de ums dias pra cá ela baixa gasolina conforme vou rodando e acaba morrendo por falta de combustível dae eu deito ela pro lado esquerdo escuto a gasolina passando pro lado esquerdo onde fica a bomba, dae eu inventei de desmontar bomba regulador de pressão enfim a linha de combustível, reparei que quando eu ligo a moto ela puxa pelo lado esquerdo e o retorno cai do lado direito,a minha é a 33litros que eh espécie de tanque dividido, já levei na cc nem eles souberam explicar o porquê não está passando pro lado esquerdo onde fica. Bomba que puxa, e do lado direito tem outra linha que é o retorno pesquisado,encontrei que se trata de uma espécie de uma bomba de sucção que deveria fazer o papel de empurrar gasolina pro outro lado do tanque, desmontando ela não vi nada estranho , enfim alguém sabe de algo pra me dá uma luz já entrei em vários sites brasileiro,americano,alemão e não encontrei nada nada nada a respeito,

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: R1200gs ADV 2012

Mensagem por amandio » 02 jun 2021 10:34

Viva wagnercse.
Em primeiro lugar convido-o a passar pelo tópico Como utilizar o Fórum onde explicamos o básico do funcionamento aqui do fórum. Incluindo a apresentação da praxe aqui à comunidade em Bem vindo ao Fórum.

Agora relativamente à sua pergunta.
Essa é uma questão estranha realmente. Nunca tal tinha ouvido falar.
Para ficarmos esclarecidos, estamos a falar de uma GS Adventure, para ter o tanque maior, certo?
Aqui estão os esquemas do sistema do tanque para esta mota:
https://www.realoem.com/bmw/pt/partgrp? ... 480_&mg=16
E este é o esquema de tubagens na bomba de combustível:
https://www.realoem.com/bmw/pt/showpart ... Id=16_0653

A minha questão básica será, não haverá alguma troca de tubos no sentido dos fluxos?
A bomba (segundo estes esquemas) fica numa posição mais central do sistema com 2 tubos fazendo sucção em ambos os lados das "bolsas" do depósito.
Se está a enfiar gasolina para um dos lados em vez de enviar para o motor, há alguma troca certamente.
Esta é a minha primeira ideia, assim do nada. Isto pela descrição que faz.

Outra coisa que me ocorre, depois de pensar um pouco, é que a bomba está danificada por algum motivo e está a fazer retorno em algum ponto onde a pressão é maior.

Pode também haver algum estragulamento do sistema na bomba e/ou tubos no depósito por sujidade, por exemplo. O que criará um fluxo anormal na bomba, e consequente avaria. Fazendo com que a gasolina não seja suficiente para manter o motor a trabalhar.
Se não chega suficiente gasolina para fazer a mistura correcta com o ar antes de ser injectado no motor, este não ter "morre" de sede. A mistura é demasiado fraca para se dar a ignição. É outra hipótese também.

Agora, se diz que no concessionário não souberam resolver a coisa, não estou a ver que mais possa ser.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes