Dúvidas sobre f650gs Dakar e manutenção d a mesma

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Filipeviana07
Membro em Estágio
Registado: 06 fev 2020 23:38
Contacto:

Dúvidas sobre f650gs Dakar e manutenção d a mesma

Mensagem por Filipeviana07 » 06 fev 2020 23:48

Muito boa noite a todos. Ando a tirar a carta de moto (venho das 125) e adoro particularmente (também pelos preços mais reduzidos) a f650gs para aí dos anos 2001, 2002. Como sou um Individuo bem alto, com os meus 186cm, ouvi que a gs normal tem apenas 78 cms de banco, sendo que existe uma versão limitada que é a dakar, que consta ter 87cm, o que já me parece bem melhor correto? Vinha perguntar se alguém eventualmente tem uma dakar e que me pudesse falar um pouco sobre o conforto, posição das pernas em relação à altura etc.
Depois gostava que me falassem acerca da manutenção das mesmas. (gs normaL ou Dakar 2001 2002) pois a mecânica deve ser similar.
Pastilhas travão, discos, transmissão.. Muito caro???
As motos usadas que aparecem à venda (versão Dakar) aparecem todas na casa dos 40 000. Que problemas de maior poderiam dar nestas kilometragem? Acredito que o motor faça o triplo, mas mecânicas mais evasivas como troca da bomba de água tensor de distribuição, embraiagem... Alguém sabe quando costumam ser feitos estes serviços nestas motos em particular? Há alguma kilometragem mais ou menos específica.?
Muito obrigado a todos!
Boas curvas!

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: Dúvidas sobre f650gs Dakar e manutenção d a mesma

Mensagem por amandio » 07 fev 2020 08:51

Viva Filipe, gostaria de começar por convidá-lo a passar no tópico "Bem vindo ao Fórum" a fazer a sua apresentação (da praxe) aqui à comunidade.

Agora falando da F650GS Dakar.
É em tudo igual a "normal" F650GS.
A história da F650 começa em 1993 com a Funduro e a ST.
Mais tarde, em 1999 a Funduro é adoptada para a família GS. E após receber um tratamento da HPN, com a F650RR, que tinha preparado todas as anteriores GS's para o Dakar tornou-se também um modelo vencedor nesta prova.
Com a experiência anterior do sucesso de vendas após uma proeza destas, a BMW promoveu a F650 GS com o poder do nome DAKAR!
Uma roda maior à frente (21"), um ecrã maior e pintura exclusiva, são as maiores características deste modelo.
Outra característica raramente mencionada é que não tem o descanso central.

Aqui no fórum há vários tópicos sobre a mota que poderá encontrar respostas para algumas das suas questões.
Deixo aqui alguns interessantes.
BMW G/S e GS Series
F 650 GS - tópico exclusivo para este modelo

Tem outros 2 artigos também sobre a história da GS / BMW Motorrad que poderá ter algum interesse ou simplesmente curiosidade.
viewtopic.php?f=36&t=3687
viewtopic.php?f=36&t=6065
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 07 fev 2020 09:08

Em relação aos poucos kms, que refere na maior parte dos anúncios, a verdade é que a mota é alta. Um facto.
O que para a média dos portugueses é um inconveniente. O que pode ter sido um entusiasmo/fantasia inicial (de que todos podemos ter uma mota Estilo Dakar), depois tornou-se um elemento desencorajador para andar mais com a mota.
Sobretudo na manobras de estacionamento e pára/arranca no trânsito de cidade onde chegar com os pés ao chão é imperativo.

E este motor é capaz de umas boas centenas de milhares de kms.
Um caso famoso é de um surdo-mudo Russo que já viajou mais de 60 países pelo mundo durante mais de 10 anos.
Durante esse tempo usou duas F650GS em que uma delas fez mais de 800.000 até entregar a alma ao criador.

Eu tenho 1.83m e durante cerca de 2 meses conduzi regularmente uma Dakar. Para mim estava bem a altura, mas confesso que se fosse mais baixo teria tido dificuldades.

Finalmente em relação à manutenção, a mecânica desta mota é extremamente simples, e se mantida com regularidade e controlo de fluídos e lubrificações, não há problemas de maior.
É uma mota económica (nunca consegui ultrapassar os 5L/100km apesar de ter tentado :mrgreen: ) e os serviços e peças são baratos.
Agora, como qualquer peça mecânica, não é inquebrável. A BMW tem a reputação de ter uma qualidade superior, mas não é infalível.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Filipeviana07
Membro em Estágio
Registado: 06 fev 2020 23:38
Contacto:

Mensagem por Filipeviana07 » 07 fev 2020 16:47

Muito obrigado amigo Amândio!
Foi muito esclarecedor.
Entretanto quando tiver um bocadinho ir-me-ei apresentar no fórum e irei ler calmamente os links que me enviou.
Espero poder brevemente fazer a carta e ver uma máquina dessas.
Muito obrigado!

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante