troca de óleo da caixa de velocidades 1200GS

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amandio
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Re: troca de óleo da caixa de velocidades 1200GS

Mensagem por amandio » 02 set 2019 07:26

joaoffs Escreveu:
30 ago 2019 00:12
Quando ao óleo da caixa e g.conico foi colocado mesmo o original do fabricante visto que a moto está a fazer o recall na BOMCAR e mandei fazer a substituição lá.
Agora na próxima revisão geral irei então tratar de Óleo motor, filtro,filtro ar, óleo travões e queria colocar uma questão. O líquido refrigeração? Também tenho de verificar como está!
Se estás coma Bomcar, estás em boas mãos. :D
A Bomcar e a Motomil são as oficinas de referência em Portugal!
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JoseMorgado
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Re: troca de óleo da caixa de velocidades 1200GS

Mensagem por JoseMorgado » 02 set 2019 10:36

João, se compraste a Mota há pouco tempo e se não tens o historial das manutenções, seria avisado a substituição de Todos os Fluidos, independentemente de estar ou não próxima a quilometragem para tal.

Para além da mudança habitual do óleo do motor, e neste caso, pela intervenção no diferencial, a mudança do respectivo óleo, aconselhava a mudança do óleo da caixa e do líquido dos circuitos de travagem, que não é óleo, fazendo assim um "reset" às quilometragens e timings de todos os fluidos.

Como estás a mexer no diferencial, e a trocar o rolamento, também convinha garantir a troca do retentor.

Na minha RT, que é idêntica à Tua, em todas as trocas de óleo do Motor, mando também trocar o óleo do diferencial.

Como este órgão não permite controlar o nível, pela quantidade de óleo que sai, fico sempre a saber se existe alguma fuga ou se existe algum desgaste prematuro deste órgão.

Quanto a líquido dos sistemas de travagem, como é higroscópico, com o tempo vai absorvendo moléculas de água.

Esta água, dissolvida no líquido de travagem, cria um grave problema.

Sempre que este aquece, e ele por vezes aquece bastante, dependendo das solicitações a que é sujeito, pode atingir temperaturas de 150 a 180 graus, a água dissolvida transforma-se em vapor.

A temperatura de referência de mudança do estado líquido para vapor da água, são os 100 graus.

Quando isso acontece, e normalmente é sempre em situações de grande exigência, o circuito de travagem deixa de ser incompressível, uma das características dos fluidos e passa a ser compressível, ou seja, esponjoso, uma das características do gases.

Uma situação dessas é extremamente perigosa, e normalmente acontece durante e depois de solicitações fortes dos travões, porque quase toda a força que é aplicada na manete ou pedal é anulada, pela compressibilidade do vapor de água entretanto formado, ficando assim os travões practicamente inoperacionais.

O intervalo substituição aceitável é normalmente de 2 anos, independentemente dos quilómetros percorridos.

Quanto aos manuais de manutenção, normalmente conseguem encontrar-se à venda no EBay, no entanto, com uma deslocação a um concessionário, e com uma conversa com o responsável pela oficina, poderás sempre obter as informações sobre os intervalos de manutenção indicados pela BMW, assim como sobre as especificações de todos os fluidos da Tua Mota.

Boas Manutenções, e Muitos e Bons Quilómetros com a RT, para Mim, a Melhor Mota do Mundo!!
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Re: troca de óleo da caixa de velocidades 1200GS

Mensagem por JoseMorgado » 02 set 2019 10:38

abbocath Escreveu:
30 ago 2019 08:06
A tua mota não tem líquido refrigeração! É das boas, ainda só a ar. 😀
Ar e Óleo, as Melhores de Todas!!
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Re: troca de óleo da caixa de velocidades 1200GS

Mensagem por joaoffs » 06 out 2019 14:41

Obrigado a todos pelos precisosos conselhos.

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