A falta de indicação de mudança coloca em risco a segurança?

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

NunoSousa
Membro em Estágio
Registado: 21 dez 2018 00:16
Contacto:

A falta de indicação de mudança coloca em risco a segurança?

Mensagem por NunoSousa » 08 ago 2019 07:06

Nos EUA a BMW foi acionada em tribunal, por não tratar devidamente falha sistemática de funcionamento do indicador da mudança engrenada. O queixoso alegou que, entre outros danos, a avaria atentava a segurança da condução da mota.

A notícia apareceu no fórum ADVENTURE RIDER e o tópico pode ser visto em https://advrider.com/bmw-hit-with-class ... 08_07_2019

O editor propõe os vários temas de discussão. Há um que me parece especialmente pertinente e que é o de saber se os indicadores de mudança defeituosos são uma preocupação de segurança.

Gostava de saber a opinião dos meus preza dos companheiros.
Nuno Sousa
Sócio 628
BMW R1200 GS
BMW F700 GS

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: A falta de indicação de mudança coloca em risco a segurança?

Mensagem por amandio » 08 ago 2019 07:47

É a primeira vez que estou a saber deste problema. :roll:
E em motas de 2003 a 2019... Se é um problema assim tão persistente, não acredito que a BMW tenha deixado passar tanto tempo e tantos modelos sem o reparar. Mas isto sou eu a pensar alto. :|

According to the complaint, the defective gear indicators are produced on F, K, G, R, HP2 and S series BMW motorcycles manufactured between 2003 and 2019. The complaint also says “BMW has long known about the problem but has not notified consumers.”

Para mim, é mais um daqueles famosos casos para ganhar uns milhares de dólares only in America.
Dizer que a falta de indicação de mudança engrenada causa insegurança ou mais alto consumo é claramente um argumento vazio.
Ou mesmo ainda "impedes him from properly judging accelerating power and torque delivery"
Aprenda a andar de mota devidamente e a sentir o motor para então falar. :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

NunoSousa
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por NunoSousa » 08 ago 2019 21:28

Por vezes, na passagem da 2a. Para o neutro, acontece-me perder a indicação. Por experiência já sei que a 2a. fica (mal) engrenada. Na Caetano Baviera disseram-me que é “normal” e verdadeiramente não me afeta e nem vejo que possa afetar a segurança.
Nuno Sousa
Sócio 628
BMW R1200 GS
BMW F700 GS

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 09 ago 2019 00:36

Também nunca tinha tido notícia desta ocorrência.

Será que é mesmo verdadeira??
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

NunoSousa
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por NunoSousa » 09 ago 2019 05:12

Investiguei um pouco mais. A ação foi efetivamente proposta é aparece referenciada nos site profissionais dos EUA. D]eixo aqui a localização para quem tiver insónias e quiser ver os detalhes https://www.law360.com/articles/1175770/attachments/0

A suposta avaria é um pouco mais complexa e refere que:
Specifically, the gear indicator would intermittently display the wrong gear or fail to indicate what gear the motorcycle is in at all. Such gear indicator malfunctions are unpredictable and may persist for a short time or most of a ride. Turning off and restarting the motorcycle will sometimes result in the gear indicator becoming operable again, but other times it continues to malfunction. Plaintiff took his motorcycle to BMW for repair on four separate occasions. On each occasion, repairs were attempted including having the potentiometer diagnosed as the problem and replaced. During one visit the motorcycle was in for repairs for approximately seven weeks to remediate the issue. Nevertheless, the issues with Plaintiff’s gear indicator persisted after each service.

The Motorcycles’ multifunction display manifests this defect by frequently displaying the wrong gear (such as indicating that the motorcycle is in neutral when it is in drive, and vice versa), or failing to display any gear whatsoever.
Nuno Sousa
Sócio 628
BMW R1200 GS
BMW F700 GS

amandio
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por amandio » 09 ago 2019 08:05

Se a condução e a segurança na estrada depende da indicação da velocidade engrenada, estamos perdidos... :roll:
Pode ser uma situação chata, aborrecida, irritante, mas a condução não depende do número que está a ser mostrado no painel (além da velocidade, claro :mrgreen: )

E ficar sem mota durante 7 semanas para resolver esta questão parece-me um exagero, é ser picuinhas em todos os sentidos! :shock:
Only in America!!! :roll:
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

NunoSousa
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por NunoSousa » 11 ago 2019 23:51

A única questão que me parece crítica não é a falta de indicação (todos já conduzimos motas que não dispõem de indicador, sem que isso afete a segurança), mas sobretudo o erro de indicação. Ir em 2a. e o indicador apresentar 4a. pode criar uma situação desconfortável ao engrenar “uma abaixo”, que será a 1a.!
Nuno Sousa
Sócio 628
BMW R1200 GS
BMW F700 GS

amandio
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por amandio » 12 ago 2019 08:28

NunoSousa Escreveu:
11 ago 2019 23:51
A única questão que me parece crítica não é a falta de indicação (todos já conduzimos motas que não dispõem de indicador, sem que isso afete a segurança), mas sobretudo o erro de indicação. Ir em 2a. e o indicador apresentar 4a. pode criar uma situação desconfortável ao engrenar “uma abaixo”, que será a 1a.!
Ainda assim, sentir o motor faz parte de "saber" conduzir uma mota. E depois de conhecer o motor que temos, nem olhamos para o indicador.
Por isso, para mim claro está, isso é uma redundância um pouco absurda.
Irritante sim, não estar a mostrar correctamente a velocidade engrenada, mas não vejo como um problema que possa por em causa a segurança ou mesmo o conforto de uma viagem, passeio ou mesmo nas voltinhas do dia-a-dia. :roll:
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 13 ago 2019 11:33

Tenho opinião que não afeta a segurança, a partir do momento em que sabemos que a indicação pode não ser correta.

Pode criar uma indecisão no instante de início da pane no marcador...mas risco??

Conheço dezenas de amigos que tem motas da marca e nunca ouvi um comentário sobre defeitos no indicador de marcha.

Abçs
Luiz

Eduardo Filipe
Membro Regular
Registado: 25 jan 2016 17:51
Contacto:

Mensagem por Eduardo Filipe » 15 ago 2019 11:05

Só na América, nem quero pensar o que seria deles se a coca cola deixasse de ser produzida, suicidavam se todos...!!!
Para o Zé Portuga isso "são trocos" , grande povo neste cantinho à beira mar plantado.
Abraço
Eduardo Filipe

ImagemImagem
"Posso não voltar...,mas vou...!!!"

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante