Ralenti BMW F650GS

Espaço para a colocação de dúvidas, partilha de problemas e outros temas - mas de carácter técnico - sobre as nossas motos BMW.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
MotarDuarte
Membro em Estágio
Registado: 25 abr 2019 19:33
Contacto:

Ralenti BMW F650GS

Mensagem por MotarDuarte » 01 mai 2019 11:22

Bom dia a todos.
Venho aqui colocar uma questão que de algum tempo me anda a atormentar, o ralenti da minha motinha não se aguenta, ou seja: Já por umas 3 ou 4 vezes que ela me faz a seguinte avaria, quando a ponho a trabalhar para sair, pega bem deixo aquecer um pouco como é normal e depois de arrancar em 1ª logo que vou á embaiagem para enfiar 2ª a menina abafa (para totalmente motor), depois lá tenho que trabalhar golpes de embraiagem para chegar ao destino porque o ralenti não existe.
A segunda situação é ir a rolar normal de pois de já ter feito alguns Kms e fazer o mesmo que contei anteriormente.
Também já me aconteceu fazer uma viagem longa seguida (+/- 120 Kms) tudo na boa, depois de parar quando vou retomar marcha fico como já tenho dito (sem ralenti e motor para).
A minha mota é de 2007, já ouvi casos idênticos ao meu ,, será que é crónico nestes modelos ou existe solução.
Obrigado

jpgoncalves
Membro Veterano
Registado: 10 mar 2008 23:49
Contacto:

Re: Ralenti BMW F650GS

Mensagem por jpgoncalves » 01 mai 2019 22:39

Dá um pulinho ao concessionário e coloca a questão, poderá ser, como aparenta, uma coisa simples e eles esclarecem-te. :wink:
João Paulo Gonçalves
Sócio nº 265
(BMW R1200GSA)
(..e mais uma ou outra)

MotarDuarte
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por MotarDuarte » 02 mai 2019 10:56

OK João Gonçalves e Obrigado.
Em principio posso passar no concessionário amanhã, mas como há mais casos como o meu com motas do mesmo modelo ,, pensei que tivessem uma solução (que pode ser simples de resolver) sem ter que me deslocar á BMW.

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 03 mai 2019 10:45

Duarte,
há um componente, sensor de ralenti ou TPS, que quando deixa de atuar causa os sinais que comentaste.

Relativamente simples e a substituição resolve o problema, mas caso não tenhas conhecimento de mecânica necessitaras ajuda de um bom Doutor para se certificar que é isto e não gostares teus eurinhos a tôa.

Abcs
Luiz

MotarDuarte
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por MotarDuarte » 03 mai 2019 11:29

luiz silva Escreveu:
03 mai 2019 10:45
Duarte,
há um componente, sensor de ralenti ou TPS, que quando deixa de atuar causa os sinais que comentaste.

Relativamente simples e a substituição resolve o problema, mas caso não tenhas conhecimento de mecânica necessitaras ajuda de um bom Doutor para se certificar que é isto e não gostares teus eurinhos a tôa.

Abcs
Luiz
Bom dia Luiz e Obrigado pela resposta.
Eu até percebo alguma mecânica ,, sou eu que troco filtros / fluidos e pastilhas,, monto e desmonto o que for necessário desde que não esteja no interior do motor ou componentes eléctricos. se a substituição desse tal "TPS" não necessitar de muita intervenção mecânica do concessionário eu mesmo faço !!
Não me sabes dizer onde fica localizado?? (fotos ou vídeos) seria bastante útil.
Mas possivelmente hoje de tarde ainda passo no concessionário aqui da zona (Motomil) e ponho o assunto na mesa.
Mas contudo tenho sempre o dilema de que o problema de que me queixo se resolve por ele passados alguns minutos ou horas após paragem da mota.

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 03 mai 2019 17:30

Duarte,

não sei onde fica instalado na tua Mota, é um componente do sistema de injeção de combustível.

Precisaria um scanner para detectar com certeza o defeito do TPS.

Olhei na Motorworks e é o componente de número

13547696412

Infelizmente não sei como copiar para você o diagrama das peças para você ver onde está instalado...algum amigo logo chegará a frente.

Abraço
Luiz

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 05 mai 2019 15:24

Tal como o João Paulo, aconselho seriamente uma Visita a um Concessionário.

Se fores à Motomil, serás certamente devidamente esclarecido.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 22 mai 2019 10:56

Viva Duarte.
O problema ficou resolvido com o saltinho ao concessionário?
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante