Capacetes vintage "BILTWELL"

Acessórios, upgrades, gadgets etc. para as nossas motos e equipamento para para andar nelas. Tudo o que inventamos para as BMW serem motos completas e para que o prazer de as conduzir seja ainda maior.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Antopereira
Membro Júnior
Registado: 21 dez 2016 15:00
Contacto:

Capacetes vintage "BILTWELL"

Mensagem por Antopereira » 27 jan 2017 19:01

Boas
Tendo a RT 60/7, a restaurar, veio a ideia de comprar um capacete vintage.
Tenho os SHOEI, Multitec e Neotec para a RT e ainda um CMS aberto, em estilo vintage e bem bonito. Para a Royal Enfield.
Depois de algumas pesquisas, e de por de parte os "BELL", encontrei os "BILTWELL". Sobre as opiniões que recolhi, percebi que eram bastante favoráveis.
Apenas uma coisa de deixa uma certa duvida. Não sendo a marca homologada por cá, apesar de ser comercializada, que problemas poderá haver com autoridades? O modelo em questão é o "GRINGO".

Deixo o link dos fabricantes:

https://www.biltwellinc.com/?gclid=CLTq ... Gwod2_gOMg

E uma foto do mesmo.
Anexos
BILTWELL-gringo-glossblack1-1000x1000.jpg
BILTWELL-gringo-glossblack1-1000x1000.jpg (23.11 KiB) Visto 1932 vezes
António Costa Pereira
Sócio 636

BMW R1100RT
BMW R60/7
BMW K1100RS
BMW R1200ST
ROYAL ENFIELD 500
YAMAHA GTS 1000

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: Capacetes vintage "BILTWELL"

Mensagem por amandio » 30 jan 2017 08:35

2 situações a ver aqui.
- Primeiro nunca vi nenhum agente da autoridade a verificar a certificação dos capacetes
- e segundo, é "DOT Certificated" ou seja tem a mais alta certificação para capacetes, mesmo não sendo homologado em Portugal... Não sei quais são as implicações legais desse detalhe.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

viana
Membro Iniciante
Registado: 09 mai 2014 09:05
Contacto:

Mensagem por viana » 30 jan 2017 13:31

Realmente também nunca tive conhecimento de algum agente da autoridade que fiscalizasse um capacete :roll:
É como a questão da validade... Os capacetes têm prazo de validade nunca vi isso ser verificado! Aliás, grande parte dos agentes da autoridade nem deve ter conhecimento dessas coisas...

Penso que o principal problema poderá vir a ser é em caso de acidente... Se houver danos relacionados com o capacete (traumatismo craniano p. ex.) e a seguradora quiser ser minuciosa, não sei até que ponto não poderão fugir ao pagamento de despesas :?

Tens também a linha G100 da Nexx, marca portuguesa e representada na Caparica Peles :D
Viana
K1 92
R100 S 79

Antopereira
Membro Júnior
Contacto:

Mensagem por Antopereira » 31 jan 2017 01:51

Era o que eu pensava. As autoridades actuam, e eu já assisti, em relação aos capacetes de montar. Quanto aos outros também me parecia que não. Como diz o Amandio, o DOT, é mais alta certificação.
Os Nexx, experimentei, mas não me "assentavam" tão bem quanto estes. Aliás, nenhum da marca se encaixa cómodamente na minha cabeça. :D :D :D
Portanto comprei o Biltwell, com viseira e pala preta. Mesmo à 70s. :mrgreen:
António Costa Pereira
Sócio 636

BMW R1100RT
BMW R60/7
BMW K1100RS
BMW R1200ST
ROYAL ENFIELD 500
YAMAHA GTS 1000

abbocath
Membro Sénior
Registado: 26 jun 2007 12:03
Contacto:

Mensagem por abbocath » 02 fev 2017 10:41

Não conheço a marca mas fiquei a gostar do que vi no link.

Também gosto bastante dos NEXX mas tenho a mesma opinião no que se refere ao encaixe na cabeça, ficam esquisitos na minha opinião, não encaixam bem. E é uma pena porque além de terem uma linha atraente, são nacionais e vencedores de alguns prémios internacionais bem conceituados.

No entanto, na escolha dos capacetes, gosto sempre de dar aqui uma vista de olhos no que respeita aos testes de segurança que lhe foram feitos. Tem na minha opinião é um número limitado de modelos e marcas.

Mas cá fica à mesma https://sharp.dft.gov.uk/

Boas curvas
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

Antopereira
Membro Júnior
Contacto:

Mensagem por Antopereira » 03 fev 2017 17:45

abbocath Escreveu:Não conheço a marca mas fiquei a gostar do que vi no link.

Também gosto bastante dos NEXX mas tenho a mesma opinião no que se refere ao encaixe na cabeça, ficam esquisitos na minha opinião, não encaixam bem. E é uma pena porque além de terem uma linha atraente, são nacionais e vencedores de alguns prémios internacionais bem conceituados.

No entanto, na escolha dos capacetes, gosto sempre de dar aqui uma vista de olhos no que respeita aos testes de segurança que lhe foram feitos. Tem na minha opinião é um número limitado de modelos e marcas.

Mas cá fica à mesma https://sharp.dft.gov.uk/

Boas curvas
Também gosto de ver. No entanto estas, são apenas as normas europeias. Também já reparei, que tem muito a ver com as marcas serem, ou não, adjudicadas para o MotoGP.
António Costa Pereira
Sócio 636

BMW R1100RT
BMW R60/7
BMW K1100RS
BMW R1200ST
ROYAL ENFIELD 500
YAMAHA GTS 1000

BFELIX
Membro Iniciante
Registado: 21 dez 2016 10:36
Contacto:

Mensagem por BFELIX » 29 mai 2017 15:43

Assunto pertinente este...

Eu adquiri um também, e qual foi o meu espanto, soube que um amigo meu foi impossibilitado de fazer exame de condução com ele devido a falta de homologação europeia.

A verdade é que fez o dito exame e anda com ele...

Vendem-se como cogumelos, mas não têm homologação...sendo que como ja aqui foi referido a DOT até é bem mais exigente que a nossa "europeia"...enfim....

Permitam me a sugestão para quem tem Biltwell Gringos:

As maskas da "The Equilibrialist" que se vendem unicamente em portugal pela Urban LENA ( loja em Lx).
Deixo aqui o link interessante que escrevi sobre este produto: http://thebblog.com/2017/03/26/enxoval- ... ets-maska/

Fica a dica...e boas curvas.
Projecto BMW K100 Rs 84
Pseudo-fotografo.
Blogger at www.theBblog.com

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 29 mai 2017 21:50

Obrigado!!
José Morgado