Nelson Pires

Mensagem de boas vindas...é o local ideal para apresentação de novos membros

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio, jsantos

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4914
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por JoseMorgado » 03 jun 2016 19:39

Sim esta EFS também era uma 50 c.c.

Como na altura ainda existia a lei da contingentação na importação de veículos, também nas 2 rodas, como nos automóveis, as motas importadas eram em número muito limitado, apenas 2 % do número das fabricadas, ou montadas com incorporação nacional por cada marca, e sujeitas a impostos muito altos, o que as tornava inacessíveis à maior parte dos portugueses.

Nos anos 50, na zona de Águeda onde, desde o início do século, estava sediada a produção de bicicletas e componentes, as fábricas começaram a produzir também peças para motorizadas, ou a fazer a montagem das mesmas, com motores nacionais, CASAL, ou importados, normalmente alemães, Sachs, Zundapp e Kreidler, mas também austríacos, Puch, espanhóis, Derbi, italianos, Cucciolo e Minarelli e até japoneses, Yamaha.

Muitas vezes, no mesmo modelo, podiam ser montados vários tipos de motor, em função do gosto do cliente.

Nasceram assim muitas marcas e modelos, uns mais apelativos e desportivos, outros mais vocacionados para o transporte económico e eficiente dos muitos operários daquela grande zona industrial, que assim passaram do transporte a pedais, para o transporte motorizado.

A geografia daquela região, muito plana, também favorecia a utilização de motores de baixa cilindrada, 50 c.c., com potências limitadas, na ordem dos 4 a 6 cv.

Muitas das marcas eram apenas as iniciais dos seus proprietários, p. ex, a EFS era, Eurico Ferreira Sucena, e foi fundada em 1911, no Lugar da Borralha, Águeda, para fabricar componentes para bicicletas.

Com a entrada de Portugal na CEE, em 1985, acabou a contingentação da importação de veículos, e a quase totalidade destas fábricas fechou, pois não conseguiam competir com a sofisticação tecnológica e preços dos japoneses.

Hoje em dia, com a moda revivalista em alta, as motorizadas que resistiram aos anos, e aos maus tratos, são muito procuradas por colecionadores, atingindo, mesmo em mau estado, valores muito elevados.

A sua recuperação fez renascer uma industria de produção de peças para restauro, a partir dos moldes antigos originais, ainda existentes nas antigas fábricas.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4914
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por JoseMorgado » 03 jun 2016 19:52

luiz silva Escreveu:Não havia visto suspenção dianteira como a V5 ainda, com molas externas...diferente!!
As molas exteriores são apenas estéticas e não têm qualquer outra função na suspensão dianteira!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Direcção BMW McP
Mensagens: 4914
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por JoseMorgado » 03 jun 2016 20:05

luiz silva Escreveu:Muito bem feita...deve ter sido muito legal ter andado em uma destas também!!
Em tempo, tenho uma irmã que mora em Águeda atualmente. E um sobrinho, que adora provas de motocross e diz que a "melhor pista do mundo" é em Águeda.
Com tantas motorizadas produzidas nesta região, muitas foram as provas desportivas que elas realizaram, principalmente de motocross, com apoio das marcas, criando uma grande tradição desportiva e grande número de pistas.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

luiz silva
Membro Experiente
Mensagens: 1447
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por luiz silva » 03 jun 2016 20:54

José,

mais uma aula de história da indústria motociclística portuguesa!!

Obrigado e abraços!!
Luiz

Avatar do Utilizador
j luis
Membro Veterano
Mensagens: 4091
Registado: 29 dez 2009 20:28
Localização: Alcobaça
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por j luis » 06 jun 2016 19:38

Bem Vindo ao Forum do BMW MC Portugal
João Luis
Sócio do BMW McP nº 541

BMW R 1200 GS
Honda 1100 XX

Avatar do Utilizador
amandio
Membro Veterano
Mensagens: 6267
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por amandio » 07 jun 2016 08:17

Sim se andarmos por aqui algum tempo começamos a apreender uma coisinha ou outra :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Avatar do Utilizador
abbocath
Membro Sénior
Mensagens: 788
Registado: 26 jun 2007 12:03
Localização: Entroncamento
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por abbocath » 07 jun 2016 23:57

Bem vindo ao fórum Nélson e boas curvas!
Rui Peixoto
R 75/5 1971
K 100 RS 1987
R 1150 GS 2002

nelsonpires
Membro em Estágio
Mensagens: 4
Registado: 24 mai 2016 21:27
Contacto:

Re: Nelson Pires

Mensagem por nelsonpires » 11 jun 2016 07:45

Boas obrigado pela recepção,
Malta quando me inscrevi no fórum coloquei um post para ver se alguém tinha o voucher de 30% da BMW fornecido na inscrição do les a les que não tivesse utilizado , estou a precisar de ir às compras Malta ofereço 20 euros pelos vale
G650GS

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes