Compro

Local para inserção de anúncios de compra de motos e equipamento.

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

Responder
Yazakamovich
Membro em Estágio
Registado: 05 fev 2020 10:54
Contacto:

Compro

Mensagem por Yazakamovich » 05 fev 2020 10:57

Procuro uma BMW R 1200 GS Adventure

Manuel64
Membro em Estágio
Registado: 01 abr 2020 07:48
Contacto:

Re: Compro

Mensagem por Manuel64 » 01 abr 2020 07:52

Bom dia, sou novo aqui no fórum e a minha primeira pergunta os se alguém sabe onde posso encontrar em Portugal de preferência uma BMW r69s com um bom restauro.
Obrigado

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 01 abr 2020 08:19

Manuel64 Escreveu:
01 abr 2020 07:52
Bom dia, sou novo aqui no fórum e a minha primeira pergunta os se alguém sabe onde posso encontrar em Portugal de preferência uma BMW r69s com um bom restauro.
Obrigado
Bom dia Manuel, a R69S é uma raridade no mercado.
Mais raro ainda (quase tão raro como encontrar um fóssil num passeio no campo) é encontrar uma restaurada.
Sei bem porque andei muitos anos à procura de uma. E ainda não desisti, mas há outras prioridades no momento... :roll:

Será sempre melhor procurar em Espanha, França, Alemanha, que são mercados muito maiores, com muito mais oferta.
Por exemplo, o www.mobile.de tem anúncios não só da Alemanha, mas de países vizinhos como Polónia, Austria, Holanda, Itália, etc, e outros não tão vizinhos como dos EUA.

Depois queria convidá-lo a passar pelo tópico "Bem vindo ao fórum" e fazer a sua apresentação à comunidade.
Basta clicar em novo tópico e voilá.
É sempre mais eficaz abrir um novo tópico com assuntos separados, pois muito dificilmente alguém vai encontrar a sua questão dentro de um tópico já iniciado por outra pessoa com outro assunto.
Além de dar clareza e transparência ao fórum para mais fáceis consultas.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 05 abr 2020 01:04

Boa noite Manuel, como já aqui foi dito, as R69S, principalmente em Portugal, não são fáceis de encontrar.

Imagem

A R69S foi produzida entre 1960 e 1969 e era uma versão "melhorada" da R69, produzida entre 1955 e 1960.

Imagem

O "S" designava a primeira BMW com "aspirações" desportivas.

Ambas tinham 594 c.c. e, com o aumento da taxa de compressão, que passou de 7.5:1 na R69, para 9.5:1 na R69S, e carburadores maiores, conseguiu passar dos 35 hp para os 42 hp, uma loucura para época.

O reverso desta evolução era o consumo, enquanto a R69 gastava 3,6 l, a R69S gastava 5,3 l.

Imagem

As de origem tinham tenham um depósito de 17 l.

Imagem

Mas, para a competição e provas de estrada, também existia um depósito maior.

Imagem

Para além de mais potente, a R69S tinha relações de caixa e diferencial diferentes, mais desmultiplicadas, conseguindo atingir os 175 km/h de velocidade ponta, batendo assim muitos recordes de velocidade, quer instantâneos, quer em médias de 12h e 24h.

Imagem

Da primeira foram produzidas 2.956 e da S foram produzidas 11.317.

Era muito usada com Side-Car.

Imagem

Imagem

Aliás, como em todas as BMW na época, o Quadro estava desenhado e contruído com reforços laterais para poder acoplar um Side-Car facilmente, bastando para tal enroscar alguns parafusos nos sítios já pré-determinados para tal.

Imagem

Também a suspensão dianteira de origem era Earles, a que funcionava melhor com Side-Car.

Imagem

Em 1968 e 1969 foram produzidas as R69US, especialmente para os USA.

Imagem

Tinham um quadro mais aligeirado, sem especificações para Side-Car e a suspensão dianteira era telescópica, inventada pela BMW alguns anos antes, muito mais eficiente numa utilização sem Side-Car.

Imagem

Na altura, a cor que a BMW tinha disponível de série paras Motas era só o Preto.

Imagem

Mas a R69S podia ser encomendada também em Branco.

Imagem

Imagem

As R69S também podiam ter dois piscas, como extra, que estavam colocados nas extremidades do guiador, emitindo cada um a luz para a frente e para trás.

Imagem

Para encontrar uma, para além do Mobile.de já referido pelo Amândio, também podem aparecer nas feiras de clássicos, como a Automobilia de Aveiro, marcada para 22 a 24 de Maio:

http://www.caaa.pt/

E as Veterama de Hockenheim e Mannheim na Alemanha, mas para irmos às feiras, teremos de esperar por Melhores Dias.

Eu, no ano passado estive nas três, e a oferta de Motas Clássicas era muito grande, este ano, a de Hockenheim, que seria de 3 a 5 de Abril já foi cancelada, a de Mannheim, que está marcada de 9 a 11 de Outubro, ainda não sabemos.

https://www.veterama.de/en/

Eu vou ficar atento, se souber de alguma para venda, Aviso.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante